Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, abril 03, 2008

03/04/2008 - 09h30 Luciano Huck comemora o sucesso de "Soletrando" e do "Caldeirão"


Huck fez sucesso no SBT, Band e agora na GloboTudo o que ele toca vira ouro. Aos 36 anos, o jornalista, apresentador e empresário Luciano Huck esteve por trás de programas populares e criou duas personagens que conquistaram o público masculino: as sensuais Tiazinha e Feiticeira. A boa relação com o telespectador é atribuída pelo paulistano a seu tempo de estrada. "Estou amadurecendo e vendo o tempo passar na TV, e isso também me motiva", avalia ele, que conta 14 anos como apresentador, entre Globo, Bandeirantes e SBT. Atualmente, Luciano colhe os frutos de mais uma de suas idéias: o "Soletrando", quadro criado em 2007 para o "Caldeirão do Huck". A iniciativa começou tímida, mas despertou a atenção de escolas em todo o país e o número de instituições de ensino inscritas para a seleção saltou de 27, na primeira edição, para 2.500 este ano. "A gente conseguiu colocar a Língua Portuguesa no holofote. Acho que a molecada começou a discutir o assunto", acredita. Apesar do lado social, uma boa parte da empolgação de Luciano vem, claro, dos números de audiência. Os 17 pontos que alcança no Ibope se transformam em 25 quando o "Soletrando" entra no ar. Ele também não esconde que o interesse dos participantes se deve bastante ao polpudo prêmio de R$ 100 mil - mas valoriza. "Acho legal que essas crianças queiram a bolsa. Para uma pessoa que gosta de estudar e vem do Acre, receber dinheiro para investir nos estudos abre muito o horizonte", pondera.Considerado hoje um programa mais focado na família, com o "Soletrando", o semanal voltou novamente a sua atenção para o público juvenil, uma fatia da audiência na qual o "Caldeirão do Huck" investiu na estréia, em 1999. "O programa deixou de ser jovem, mas mantemos um verniz jovial. Porque é esse público que influencia os hábitos de consumo dos lares", explica, com lógica empresarial.

Apresentador está contente com o sucesso des suas iniciativasPergunta - O "Caldeirão" é um programa que deixou de falar só para o jovem e hoje mira na família inteira. Como conseguir falar a esse público heterogêneo?Huck - A gente nunca pode ter certeza, mas a equipe está começando a entender melhor o que o público do sábado à tarde quer: qual é o ritmo ideal, o que desperta o interesse, quais são as ansiedades. A gente investiga através do Departamento de Pesquisa da Globo e vamos mudando. O grande segredo, acho, é conseguir fazer essas mudanças sem que as pessoas percebam. Cada novidade tem uma linguagem que é característica do "Caldeirão". Pergunta - Além de apresentar o programa, você também atua na produção e faz gravações externas e ainda arruma tempo para ser empresário. Como funciona a sua rotina? Huck - Na verdade, tenho me afastando dos negócios. Nos últimos três ou quatro anos, dedico minha energia à televisão, que é o que me dá prazer. Por isso, é muito difícil definir essa linha que separa o profissional do que é lazer. Eu viajei durante o Carnaval e passei o tempo todo vendo televisão, feito um louco. E eu tenho realmente muito prazer em fazer o que faço.Pergunta - Os quadros do "Caldeirão do Huck" são marcados por uma espécie de sistema de recompensa: o prêmio vem a partir de uma prova. Por que isso?Huck - Eu não vejo os quadros como assistencialistas porque não quero resolver as mazelas do povo. Além disso, não me interessa uma história triste, mas uma boa história. O personagem tem de ser mais interessante do que aquilo que ele necessita. O cara tem uma Variant velha? Tudo bem, mas tem 10 mil Variants velhas rodando pelo Brasil. O importante é o que está por trás disso. Nosso grande desafio é filtrar esses casos, porque o "Caldeirão" recebe mais de 500 mil cartas por ano.Pergunta - E como encara o sucesso de "Soletrando"? Huck - Nós somos profissionais de televisão. Não somos professores, nem do Ministério da Educação, nem temos nenhuma responsabilidade pelo nível da escola pública. Mas é prazeroso saber que nós somos produtores de conteúdo e que fazemos um quadro de televisão que é sucesso ao mesmo tempo que contribui não de maneira didática, mas educacional para o público.(por Louise Araujo)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...