Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, junho 17, 2008

NARCOTRÁFICO FAZ PRESSÃO INDIRETA PARA EXÉRCITO DEIXAR MORRO, DIZ ESPECIALISTA.

Em São Paulo
O coronel da reserva do Exército, Geraldo Cavagnari, pesquisador do NEE (Núcleo de Estudos Estratégicos), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), condena a atitude dos militares no caso que resultou na morte de três jovens, no morro da Providência, região central do Rio de Janeiro, classificando a ação de "criminosa e indecorosa". Entretanto, ele defende a atuação do Exército no episódio e afirma que o trabalho social no morro deve continuar.

"A revolta [dos moradores] é justificada por causa do assassinato. Mas nós não podemos esquecer que quem comanda a cabeça do pessoal da área é o narcotráfico. Eles mandaram o pessoal realizar esta ação [pressionar para a saída do Exército] e eles [moradores] estão realizando. Até por provocação. O Exército não vai sair porque o narcotráfico manda sair de forma indireta", disse

Para o integrante do NEE, a imagem do Exército não fica abalada. "O que prejudica a imagem é quando você foge de uma decisão correta. E a decisão, neste caso, foi entregá-los [os soldados suspeitos] para a Justiça para serem julgados. É um pouco diferente do que acontece no Congresso, onde há parlamentares criminosos que não são entregues à Justiça. No caso [do Rio], eles serão julgados e, se condenados, serão expulsos das Forças Armadas. Isso mostra para a opinião pública que o Exército, em situações cruciais, age com força e determinação e nunca atropelando a lei", afirmou.

O especialista afirma que não há nada de mais na participação do Exército em obras sociais em morros do Rio, pois está previsto que o Exército deve trabalhar em ações do tipo, como acontece no Haiti.

Segundo ele, no caso da Providência, o Exército foi convidado, levou sua equipe de engenheiro e também sua própria segurança. "O Exército tem que ter sua segurança própria. Não pode confiar em qualquer tipo de seguranças que não seja a dele", disse.

Onze militares foram presos na manhã de segunda-feira pela Polícia Civil, depois de terem mandados de prisão expedidos pela Justiça. Os três jovens estavam desaparecidos desde sábado. Eles teriam sido entregues pelos militares a traficantes do morro da Mineira, comandado pela facção criminosa ADA (Amigos dos Amigos), rival do Comando Vermelho, que domina a Providência. Os corpos foram achados no domingo num aterro sanitário em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. David Wilson Florêncio da Silva, 24, Wellington Gonzaga Costa, 19, e Marcos Paulo da Silva, 17, voltavam de um baile funk no morro da Mangueira, na manhã de sábado, quando foram detidos pelos militares, acusados de desacato, e levados ao comandante para que prestassem depoimento. Depois disso, os três não haviam mais sido vistos.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...