Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, junho 30, 2008

QUAL OS REAIS MOTIVOS DA VIOLÊNCIA?

PUBLICADO PELO LORNAL "BOCA NO TROMBONE DO ESTADO DO PARÁ" NA SEGUNDA QUINZENA DE JULHO DE 2008.
Assistimos todos os dias nos telejornais, os efeitos da escalada da violência em todas as esferas da sociedade. Dos “delinqüentes mirins” aos maiores de idade de 18 aos cabelos grisalhos dos homens e mulheres, servidores de órgãos públicos a políticos sem escrúpulos e de índole criminosa. Roubar e desviar verbas públicas não deixa de ser uma forma de violência, tão grave quanto um adolescente ou um jovem roubar e matar suas vítimas indefesas, seja dentro de uma sala de aula, como também pais desequilibrados que violentam seus filhos, estupram, entregam seus filhos para os pedófilos, atiram seus filhos da janela de apartamentos, bandidos travestidos de policiais, enfim, pessoas dos diversos segmentos da sociedade e acima de qualquer suspeita estão cometendo toda a modalidade de crimes, independentemente de sua classe social. “Especialistas em comportamento humano” tentam explicar esse “fenômeno” que antes só era “visto” entre a classe dos três pés: pobre, preto e puta, e não conseguem convencer a ninguém com as mais esdrúxulas explicações. No meu livro “Máfia Religiosa” que foi lançado ainda no governo do Presidente Collor de Mello, na sua página 80, tem uma afirmação que continua atual, onde todos àqueles que tiverem a oportunidade de ler, constatarão o que vemos na mídia todos os dias, o que ali afirmo. “... Um só Chefe de Estado, paranóico, causa mais vítimas que 1000 delinqüentes comuns. Um único “colarinho branco” do setor público ou do setor privado, rouba mais em termos de quantidade, do que todos os gatunos reunidos”. A nossa competentíssima Polícia Federal que o diga.
Mas continua a pergunta. Qual o verdadeiro motivo da violência?
Quando morava em Maceió, na década de 90, atuando como psicanalista em meu consultório ali instalado recebeu um convite para fazer uma palestra para o “staff” da Segurança Pública daquele Estado, abordando o tema Segurança e Prevenção. Fiz questão de logo no início da minha fala fazer a seguinte afirmação: “A Lei existe como um atestado de falta de civilização do ser humano”. As autoridades presentes (Delegados da Polícia Federal, Polícia Civil, Comandante da Polícia Militar e mais de trezentos policiais), reagiram de forma discreta, até que expliquei aquela minha “provocação” dizendo que se os seres humanos fossem civilizados, não se precisaria de leis para disciplinar o comportamento dos seres humanos. E mesmo assim, existindo as leis que tem como o objetivo, estabelecer critérios de comportamentos e relacionamentos entre os “animais racionais” ditos civilizados, ainda assim o ser humano delinqüe. E por que os seres humanos delinqüem já que existem as leis que disciplinam e punem quem comete qualquer espécie de ilícito, mesmo sabendo que o “braço” da lei o apanhará? Já que ninguém naquele auditório não soube responder, respondi eu. “É porque a questão da criminalidade do ser humano é uma questão de fórum íntimo”. O desejo de delinqüir sai de dentro pra fora, e não, de fora para dentro. O primeiro homicídio no mundo foi praticado entre parentes. Caim matou seu irmão Abel. Gênesis capítulo 4, verso 8. E por que o matou? Por causa da inveja. A inveja é o extremo do sentimento egoísta que domina a mente ou o coração, daqueles que não desejam ver seu próximo progredir na vida de forma honesta e transparente, com o fruto do seu trabalho.
Será que a origem da violência em toda sua dimensão, não estará ligada a falta de estrutura familiar?
Será que não são os adultos que têm dado um péssimo exemplo de comportamento para as crianças, adolescentes e jovens? Vamos deixar de ser demagogos e hipócritas e raciocinar comigo. Quando um pai violento vive espancando sua companheira diante de seus filhos ainda criança, será que tal atitude não refletirá nos mesmos, tal comportamento para com seus coleguinhas de escola e vizinhança, levando consigo para sua fase adulta o estigma da violência? Sem contar que a psicologia aplicada à evolução humana (Psicologia do Comportamento), afirma que dentre os diversos motivos que contribui para o ser humano se tornar homossexual, um deles é exatamente a influência negativa que o mesmo recebe no ventre materno das agressões praticadas entre seus genitores se estendendo a idade da razão que varia entre os 6 e 7 anos, e no chamado complexo de Édipo(que é a fase que a criança definirá sua opção sexual, se menina, ela se definirá pelo sexo masculino, se menino, pelo sexo feminino), e se tais crianças vivem em um lar em que o pai é violento, a criança menina, ao conviver o dia a dia nesse clima, passa a ter uma imagem no seu inconsciente que todo homem age da forma de seu pai, e no momento de fazer sua opção sexual correta pelo sexo masculino, faz pela pessoa do mesmo sexo. Da mesma forma o menino, vendo que sua mãe trata asperamente seu pai e cultiva sempre um comportamento violento e agressivo para com o mesmo, na hora de fazer sua opção sexual por uma mulher, faz por um homem pelo fato de achar que todas as mulheres agem da mesma forma. Essa seria uma forma de violentar o seu próprio corpo como uma vingança ao sexo oposto. Ou será que toda a motivação para o agravamento da violência não será a ausência de Deus na vida de cada um de nós? Não estou falando de religião e nem de denominações religiosas, até porque as mesmas não tem tido a capacidade de conter esse comportamento bestial que domina a cada dia os seres humanos. Estou falando mesmo da ausência de Deus na nossa vida. Em II Crônicas, 7: 14, Deus nos diz: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se HUMILHAR, e ORAR, e me BUSCAR, e se CONVERTER dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”.
Tudo que abordo aqui, remete a uma reflexão, é só ter coragem de parar para analisar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quais os reais motivos da violência?Tenho dito:A violência é uma indústria fabricada pelos seres humanos que gera lucros e que proporciona felicidades!E o mais lamentável é que não há seres humanos capazes de renunciarem e de repudiarem os "meios" que fazem com que o "espírito"da mesma alimente-se e floresça.Ex:Quantos tipos de violência existem no planeta terra?Com que idade o ser humano pratica a sua primeira violência?Por que não existem homens ou mulheres talentosas ou genios na prática da não-violência?Que local habitado por seres humanos não há violências?E etc.etc.etc.Como acabar com a violência?Desvinculando-se do "modelo" educacional terrestre ultrapassado e violento e para isso precisamos aprender-mos "dizer não" aos seres que falam,pensam e escrevem e simultaneamente "ouvir" somente os seres que não falam.Muitas coisas boas prá você e ...

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...