Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, agosto 29, 2008

NA POSSE DE JUCA, LULA ELOGIA GIL E IRONIZA FILIAÇÃO PARTIDÁRIA DO EX-MINISTRO.

LÍSIA GUSMÃO: colaboração para a Folha Online, em Brasília
O novo ministro da Cultura, Juca Ferreira, foi empossado no cargo nesta quinta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia no Palácio do Planalto. Sociólogo, Juca Ferreira foi secretário-executivo da pasta na gestão de Gilberto Gil, que deixou o cargo em julho.
Bem humorado, o presidente abusou da informalidade e já iniciou a solenidade quebrando o protocolo do Palácio do Planalto, que não permite discursos de ministros --antecessores ou sucessores-- nas cerimônias de posse. Lula, no entanto, cedeu a palavra ao ex-ministro Gilberto Gil.
No discurso improvisado, o presidente afirmou que considera "gratificante" a parceria com Gilberto Gil no governo e reconheceu que fez o convite em uma tentativa de atrair o PV para a base aliada.
"Qual não foi minha surpresa quando descobri que o Gil não era militante do PV coisa nenhuma. É um grande artista e um grande ambientalista. Mas o Gil não precisa representar partido nenhum", afirmou Lula.
Em seguida, acrescentou: "Imagina se eu exigisse que o Chico Buarque entrasse no meu partido? Certamente, ficaria mais chato. Imagina se o Caetano entrasse para o PSDB? Certamente, ficaria mais chato", brincou o presidente, arrancando risos dos convidados.
Lula disse ainda que o ex-ministro conseguiu implementar uma política cultural de Estado, "rompendo privilégios" no acesso aos recursos. E ao novo ministro, aconselhou que aprenda rapidamente o caminho para engordar a verba destinada ao Ministério da Cultura, não restringindo a "briga" por recursos do Orçamento ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.
"É importante que você de vez em quando chore para a Dilma (chefe da Casa Civil) também", disse Lula.
Mas foi a Gilberto Gil que o presidente rendeu grande homenagem. "Não sei quanto tempo o Brasil vai levar para ter um ministro da qualidade do Gil na Cultura", afirmou o presidente.
Gilberto Gil, por sua vez, afirmou que seu grande trabalho foi fazer com que o Ministério da Cultura tivesse sua importância reconhecida pelo governo e pela sociedade, e referiu-se a seu sucessor como uma "figura exponencial" na sua equipe.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...