Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, setembro 19, 2008

QUEM FUMA OUVE MAL 40% .

40% das pessoas habituadas ao cigarro queixam-se de zumbido no ouvido
Quem fuma ouve mal
40% das pessoas habituadas ao cigarro queixam-se de zumbido no ouvido
Não é novidade que os fumantes apresentam mais riscos de contrair infecções respiratórias, câncer e doenças circulatórias. Um estudo recente feito pela fonoaudióloga Carolina Pamplona Paschoal, da Unifesp, revelou que o ouvido também é afetado pelo cigarro. A pesquisa contou com a participação de 144 indivíduos, 72 fumantes e 72 não fumantes de ambos os sexos e com idades que variavam entre 20 e 31 anos. Foram considerados fumantes os indivíduos que fumavam mais de cinco cigarros pode dia e por um período superior a um ano. Entre os fumantes avaliados, a pesquisadora constatou que 40,3% apresentavam queixas de zumbido na audição. O índice é quatro vezes maior quando comparado ao resultado das pessoas que não fumavam. As queixas deste grupo ficaram na margem de 11%.Além disso, exames de audiometria detectaram prejuízos na audição de fumantes. De acordo com a pesquisadora, a disfunção coclear (ausência de sons gerados dentro da cóclea) foi notada em 13,9% dos usuários de tabaco. A cóclea é um pequeno órgão no ouvido humano que amplifica o som quando necessário e converte as vibrações acústicas em sinais elétricos que o cérebro lê e interpreta como sons , explica Carolina. O índice de disfunção coclear entre os não fumantes foi de apenas 2,8%.A análise dos dados estatísticos mostrou ainda uma forte relação entre dose e tempo de tabagismo com as alterações auditivas. Isso significa que os indivíduos que fumavam mais e por mais tempo apresentavam mais alterações do que aqueles que fumavam menos e por menos tempo . Segundo a fonoaudióloga, diversos estudos responsabilizam o tabagismo pelo déficit de oxigenação no sangue, obstruções vasculares e alteração na viscosidade sanguínea. Todos estes problemas podem acarretar um efeito tóxico sobre os órgãos e nervos responsáveis pela audição e pelo equilíbrio. É importante que os fumantes procurem auxílio profissional quando perceberem qualquer alteração auditiva , alerta Carolina. Ela informa que o zumbido, sintoma mais freqüentemente diagnosticado, é apenas um dos sinais de que é preciso procurar ajuda profissional. Sensação de ouvido tampado e dificuldade para escutar ou entender as palavras também devem ser levadas em conta , completa.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...