Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, janeiro 28, 2009

Governo conclui varredura fundiária em Parauapebas

Técnicos do Instituto de Terras do Pará - Iterpa e do Pará Rural reconheceram 480 imóveis rurais numa área de 59 mil hectares na colônia "Paulo Fontelles" e gleba "Ampulheta", no município de Parauapebas, região de integração de Carajás, localizado a 700 quilômetros de Belém. A regularização fundiária efetivou 100% com o cadastro, reconhecimento e georreferenciamento de 410 imóveis rurais, utilizando GPS de navegação, sendo que 70 proprietários não aceitaram o cadastramento efetivado pela equipe do governo. A ação de regularização é executada pelos técnicos no âmbito do Programa Estadual de Ordenamento Territorial - Peot e do programa Pará Rural em Parauapebas. Títulos - No momento, já existem 318 imóveis com cadastros aptos a receber titulação por parte do Iterpa. A próxima fase da regularização fundiária e ambiental prevê georrenferenciamento por meio de GPS Geodésico das propriedades rurais, conforme determina a Lei 10.267/2002, que dispõe sobre georreferenciamento de imóveis rurais.Investimentos - A regularização fundiária promovida pelo governo estadual habilitou, até o momento, 214 famílias de agricultores à linha de financiamento do Projeto de Investimento Produtivo - PIP para o programa Pará Rural, criando desta forma segurança aos imóveis rurais no que concerne a investimentos e obtenção de crédito rural. Digitalização - Paralelo a ação fundiária em imóveis rurais, o Pará Rural desenvolve a ação de Digitalização Cartorial, prevista no âmbito do Peot que resulta na microfilmagem e digitalização de documentos cartoriais para gerar informações confiáveis e subsidiar as ações de cadastro de propriedades em áreas rurais. Em 2008 foram digitalizados milhares de fichas e livros cartoriais contendo matrículas e registros públicos de imóveis em cartórios nos municípios de Marabá, Parauapebas, Curionópolis e Igarapé-Açu.O trabalho é resultado do Termo de Cooperação Técnica (TCT) assinado entre a Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos (Sepe)/Pará Rural, Instituto de Terras do Pará - Iterpa e Associação dos Notários e Registradores do Pará (Anoreg). O próximo passo do Pará Rural, após a ação de regularização fundiária e ambiental desses imóveis rurais na colônia "Paulo Fontelles" e gleba "Ampulheta", será o desenvolvimento de uma ampla ofensiva para implantação imediata de Projetos de Investimentos Produtivos para os produtores rurais na área da agricultura familiar, fortalecendo atividades como avicultura, apicultura, industrialização da fruticultura e beneficiamento de derivados do leite produzido na região.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...