Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, fevereiro 01, 2009

Fórum não tem mais tanta importância


Só mesmo um nome tão importante no ativismo social como o geógrafo David Harvey para atestar que o Fórum Social Mundial (FSM) já não tem mais a mesma importância de antes. Se a famosa máxima de Socrátes 'mais sábio é aquele que sabe que não sabe' for mesmo verdadeira, ela não se aplicaria a ninguém melhor do que a ele. Em uma mesa de discussão sobre a reforma urbana e em entrevista a O LIBERAL, Harvey respondeu muitos 'não sei', sem vergonha e sem culpa, e criticou a forma como tentamos importar modelos de luta e mobilização.
O senhor idoso, de 80 anos, com cara de bom avô, passou despercebido durante a semana pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), onde caminhava, no sol escaldante de 13 horas, atrás de um almoço. Os representantes de movimentos sociais e de sem-teto aclamavam suas palavras anti-capitalistas e poucos deles sabiam a importância de Harvey para os estudos sobre mudanças na construção econômica e social contemporânea.
A pouca movimentação de imprensa que estava no local, talvez por desconhecimento, desviou todas as atenções da tenda quando o famoso téologo Leonardo Boff passeava nas redondezas. Harvey foi um grande 'ilustre desconhecido', que os participantes do Fórum Social Mundial não quiseram ou não souberam aproveitar. Ignorância sobre uma biografia extensa, que não pode ser resumida facilmente, até por que David Harvey tem importâncias distintas em cada um dos continentes.
Professor aposentado da Universidade de New York, ele é referência no campo dos estudos urbanos. Direito à moradia e espaço territorial são dois de seus grandes temas de estudo, mas o autor de livros como 'A produção capitalista do espaço' e 'Condição pós-moderna' é estudado no Pará, por exemplo, nos cursos de Comunicação Social.
OPINIÃO
'Acho que quando o fórum começou ele era muito mais importante em muitas áreas, mas agora, com o tempo, ficou mais disperso. Realmente, os fóruns locais são mais importantes que esse. Deixam os interesses mais próximos, com maior discussão', sentencia o geógrafo acerca do evento no qual palestrou. Harvey foi convidado para vir a Belém pela organização não-governamental (ONG) internacional Action-Aid, que luta em favor dos direitos humanos e contra a pobreza.
Para Harvey, esta edição do Fórum Social tem duas importantes contribuições: 'aproximar os grupos que vivem na Amazônia' e 'apresentar mais ainda a Amazônia para o mundo'. 'A importância desse Fórum é muito mais nacional, para facilitar a comunicação dos povos que vivem aqui e estão distantes e ainda ensinar sobre a Amazônia, sobre as pessoas que a defendem. Aprendi aqui sobre eventos como o assassinato do Chico Mendes, a luta que ele tinha', declara.
'Minha resposta é: eu não sei!'. Foi assim que Harvey respondeu quando questionado sobre qual seria o futuro de povos tradicionais em meio às mudanças econômicas e social e a tentativa de homogeneização cultural. 'Compreender esse futuro é muito difícil. De um lado eles querem alguns benefícios da globalização, bom atendimento de saúde, educação de qualidade, mas não querem ser integrados ao sistema. É uma posição contraditória. Simpatizo muito com as diferenças culturais, mas serão vocês quem precisam responder, como resolver esse problema', afirma.
IMPORTAÇÃO
Harvey critica a excessiva exposição da imagem de político democrático e inovador criada sobre Barack Obama e diz que é necessário aprender com o que é criado dentro do próprio País e não esperar modelos de como fazer vindo de fora. 'Vocês são democráticos, têm leis que jamais existiriam nos Estados Unidos. Têm leis que garantem o direito à cidade, as exigências que ela deve cumprir. Essas leis existem aqui', destaca o pesquisador, completando, com um sorriso, que 'o problema é que sabemos que elas não são cumpridas'.
O geógrafo elogia o modelo de luta pela reforma urbana no País, feita por entidades como o Movimento Nacional de Luta pela Moradia. 'Vocês são muito mais organizados, mais articulados. Conseguem uma abordagem integrada, com transporte, moradia, saúde. Eu é que vou importar o modelo do Brasil para os Estados Unidos', ironiza. Sobre a crise, David Harvey diz que mais do que qualquer expectativa, tem uma grande esperança. 'O projeto neoliberal foi um sucesso, com sua formação centrada no individualismo. Agora, espero que a crise possa recriar novas formas de solidariedade'.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...