Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, fevereiro 01, 2009

Índios com hepatite reclamam abandono


Um grupo de 30 índios, de cinco povos do Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas, interrompeu a conferência 'A crise e a integração solidária na América Latina, na tenda de Cuba. O ato foi para denunciar uma epidemia de hepatite tipo delta nas aldeias, que já teria matado mais de 100 deles.
O chefe da delegação, Jorge Marubo, pediu desculpas pelo protesto, mas disse que os povos índigenas Urubo, Marubo, Maiuruma, Matiz, Tanamau e Colina estão abandonados pelo Ministério da Saúde e pela Funai. As aldeias estão localizadas no município amazonense de Atalaia do Norte, fronteira do Brasil com o Peru e a Colômbia.
Segundo Jorge Marubo, a única forma que o grupo encontrou para chamar a atenção das autoridades foi fazendo o protesto. Ele informou que o grupo conseguiu uma audiência com uma representante do Ministério Público Federal de Brasília durante o Fórum Social Mundial, em Belém, para que o órgão acione o Ministério da Saúde a tomar providências imediatas. Os índios também conversaram com o presidente da Funai, Márcio Meira, que prometeu pressionar o ministério para mandar as missões de saúde às aldeias.
De borduna, zarabatana e flechas nas mãos, um dos índios do Vale do Javari emocionou os participantes relatando a perda de oito parentes da família, vítimas de hepatite. Segundo o grupo, doenças como malária e tuberculose também estão atingindo a comunidade indígena. 'Estamos pedindo socorro. Estou perdendo meus parentes', disse um dos manifestantes.
Jorge Marubo declarou que desde a década de 1980 os cinco povos do Vale do Javari sofrem com altos índices de hepatite no local e nenhuma ação de saúde foi efetivada para coibir a doença na área. 'Somos a segunda maior terra indígena do Brasil e somos mais de 3,7 mil pessoas abandonadas, porque 80% da nossa população já foi contaminada pela hepatite', revelou, muito aplaudido pelo público da conferência.
Para Marubo, o que acontece hoje com as tribos do extremo oeste do Amazonas é um 'genocídio silencioso'.
Os índios percorreram o campus da UFPA e foram à Casa da Comunicação reforçar a denúncia.
Participantes do Fórum ficam a ver navios no rio
Mais de 100 turistas e participantes do Fórum Social Mundial 2009 ficaram por mais de duas horas no meio do rio Guamá, a 40 minutos da Universidade Federal do Pará (UFPA), depois que a embarcação Zé Ayres, em que estavam, encalhou no canal de acesso ao Porto de Itacuã.
O barco foi contratado pelo Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia (Poema) para levar pesquisadores e cientistas da França, Alemanha, China, Inglaterra e Japão a um criadouro de peixes desenvolvido pela instituição.
A embarcação encalhou em razão da vazante da maré. O barco precisava de uma profundidade de 1,40 metro e arrastou no banco de areia a 1,20 m. Como não conseguiu passar pelo canal, os passageiros fizeram a opção por esperar a maré subir. Porém, segundo o major Cláudio Tavernard, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, depois de uma avaliação criteriosa das condições do barco, constatou-se que a hélice havia empenado, o que inviabilizaria a navegação.
O coordenador do Poema, Thomas Mitschein, estava a bordo e coordenou junto com a equipe do Corpo de Bombeiros a retirada de todos os passageiros. Até às 13 horas, metade das pessoas que estava a bordo foi levada de volta ao trapiche da base fluvial da corporação, no campus Básico da universidade.
Levaram de volta os passageiros para o porto do Poema. Segundo o major Tavernard, a Capitania dos Portos foi acionada para providenciar que o barco fosse rebocado do canal. 'Vai ser preciso uma embarcação de grande porte para puxar', disse. Decepcionados, os turistas e participantes do FSM ainda alimentavam a esperança de conhecer o projeto.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...