Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, fevereiro 10, 2009

‘Região do Contestado’ agora é ‘Região do Conquistado’





Fotos: Waldyr Silva
Uma faixa de terra localizada à margem direita do rio Itacaiúnas, pertencente ao município de Marabá, denominada Região do Contestado ou Gleba Ampulheta, até então administrada pela Prefeitura de Parauapebas, principalmente nos setores de educação, saúde, agricultura e transporte, agora vai receber recursos da Prefeitura de Marabá e passará a ser chamada de “Área do Conquistado”.

Acordo neste sentido foi selado na última sexta-feira (6), em Parauapebas, entre os prefeitos Darci José Lermen (PT) e Maurino Magalhães de Lima (PR), este último de Marabá.

Acompanhado do secretário municipal de Educação (Semed), Ney Calandrini de Azevedo; Carlos Lucena, assessor de comunicação da Semed; Rosicleide Melo, assessora do prefeito; e do deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB-PA), Maurino Magalhães ouviu do prefeito Darci Lermen o tanto quanto a Prefeitura de Parauapebas vem investindo naquela região ao longo dos últimos anos, principalmente na construção, reforma e conservação de escolas; transporte de alunos e professores; conservação e abertura de estradas vicinais; construção e manutenção de postos de saúde; entre outros benefícios.


Após ouvir o relato, o prefeito de Marabá se sensibilizou com a situação daquela região, e prometeu, doravante, assumir a responsabilidade, que já era sua, investindo recursos nos setores de educação, saúde e transporte.


Por enquanto, a Prefeitura de Parauapebas vai continuar dando apoio às comunidades da gleba, até que Marabá assuma definitiva sua responsabilidade.DesmembramentoEm anos atrás, houve grande movimentação para que a Região do Contestado, que hoje abriga mais de 20 mil agricultores, fosse desmembrada do município de Marabá e anexada ao município de Parauapebas, em virtude da dificuldade de acesso para Marabá administrar.


Colonos das cerca de 40 comunidades que abrigam a região chegaram a sugerir, na Câmara Municipal de Parauapebas, em novembro de 2007, a realização de um plebiscito para anexar a área ao território de Parauapebas.Após a reunião de sexta-feira, o prefeito de Marabá declarou à reportagem que o encontro com o prefeito Darci Lermen foi bastante proveitoso, pois tomou conhecimento dos problemas enfrentados pelas comunidades que moram na região do agora “Conquistado”.


“Agora, depois da conversa que tivemos com o prefeito Darci, a Prefeitura de Marabá vai investir naquela região”, prometeu o gestor marabaense.Em declarações prestadas à reportagem, Francisco Serrano, coordenador pedagógico das escolas do “Contestado”, reconheceu o empenho da Prefeitura de Parauapebas com a região e que agora, após os acertos feitos entre o dois prefeitos, a comunidade vai poder ser assistida, também, pelo município de Marabá.


Por sua vez, o deputado federal Asdrúbal Bentes prometeu visitar as comunidades daquela região, ouvir os reclames dos colonos e levar os pleitos a Brasília, em busca de recursos para serem aplicados em benefício dos moradores da área.


Por último, o prefeito Darci Lermen classificou a reunião como “um marco histórico” para o desenvolvimento da Região do Contestado, uma vez que até então os investimentos para aquelas comunidades eram feitos apenas por Parauapebas, uma responsabilidade de Marabá, que agora assume, pelo menos parcialmente, os encargos com aquela região.
Postado por Waldyr Silva às 12:55

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...