Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, março 19, 2009

Justiça condena agências bancárias por deixar usuário em fila


Daves Vieira

Filas começam fora da agência
Fotos Waldyr Silva

A justiça, por meio do Grupo Executivo de Proteção ao Consumidor (Procon), acaba de condenar as agências bancárias do Bradesco (Carajás e Parauapebas), Banco do Brasil (Carajás e Parauapebas) e Caixa Econômica Federal (Parauapebas) a pagar multa no valor de R$ 2.610,40, cada agência, por não cumprirem o que determina a Lei Municipal nº 3.821-A, de 31 de agosto de 1999, que regulamenta sobre o tempo de permanência de pessoas em filas.De acordo com o artigo 2º da referida lei, as agências bancárias devem atender o usuário em até 20 minutos de permanência na fila em dias normais; e em até 30 minutos em véspera de feriados prolongados e nos dias de pagamento de funcionários públicos municipais, estaduais e federais e de vencimentos e recebimento de contas de concessionárias de serviços públicos e tributos municipais, estaduais e federais.
Conforme revelou à imprensa na última segunda-feira (16) o coordenador local do Procon, Daves do Nascimento Vieira, os estabelecimentos bancários foram notificados pelo Ministério Público sobre a condenação na última sexta-feira (13), e têm o prazo de 10 dias, a partir daquela data, para recorrer da sentença.
O coordenador do Procon explica que, além do limite para permanência dos usuários na fila, a lei exige também que o estabelecimento bancário afixe cópia da lei municipal em local de fácil visibilidade e implante sistema de senha que identifique o horário em que o usuário entrou na fila, mas a maioria dos bancos não vem atendendo estes itens.
Daves Vieira aproveita para orientar o consumidor a procurar pagar suas contas em dia, de preferência nos pontos alternativos, como nos postos bancários instalados em supermercados, drogarias e outros estabelecimentos.Segundo ainda o coordenador do Procon, até a quinta reincidência no descumprimento da lei, os bancos podem ser condenados em até 200 Unidades Fiscais Municipais (UFM), a partir da sétima, em até 400 UFMs, e a partir daí o estabelecimento bancário pode até ser fechado.
Postado por Waldyr Silva às 22:39 0 comentários Links para esta postagem

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...