Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, março 14, 2009

VOTUPORANGA UMA CIDADE VOLTADA PARA O PROGRESSO


A senhora Adélia A. Porto, proprietária da fábrica de troféus
e Gina Miuki Mikawa a mulher da minha vida

Outros modelos

Mais modelos

Diversos modelos de troféus
Vista aérea de Votuporanga
Catedral de Votuporanga

Depois de passar por Barretos e Ribeirão Prêto, tive a oportunidade de conhecer outra bela cidade, com seu povo entusiasmado, simpático, educado e hospitaleiro. 

Pois foi lá, que confeccionei os troféus do GENTE QUE FAZ...A DIFERENÇA que serão entregues aos vencedores dos diversos segmentos comerciais e empresariais do município de Parauapebas, no Pará, pela passagem dos quatro anos de fundação do nosso jornal Boca no Trombone do Estado do pará, neste mês de março.
Conheci a proprietária da fábrica de troféus, a senhora Adélia A. Porto e seu esposo, muito simpaticos e prestativos, que não mediram esforços para me entregarem em tempo récorde os troféus que os encomendei. 

Sua fábrica confecciona de troféus para os diversos tipos de eventos, a brindes para fim de ano e para camapanhas políticas com preços abaixo dos que são praticados por outros fabricantes no Estado de São Paulo.

Para quem desejar conhecer melhor esta cidade que nos deixa encantados com sua imponente beleza natural adornada pela natureza com suas frondosas árvores, veja a seguir um pouco da sua história:
A área atual do município, de início, pertencia a Fazenda Marinheiro de Cima, depropriedade de Francisco Schmidt. Após sua morte, os herdeiros, endividados, entregaram as terras à empresa Theodor Wille & Cia Ltda

A propriedade, foi dividida em glebas e os terrenos vendidos a preços baixos. Pouco a pouco formou-se o povoado, até então pertencente ao distrito de Vila Monteiro (atual Álvares Florence) e a comarca e município de Monte Aprazível

O nome escolhido fora uma indicação de Sebastião Almeida de Oliveira, tabelião de Tanabi.
Denominado Votuporanga, o então povoado, em tupi significa “brisas suaves”, como é carinhosamente chamada pelos moradores, ou “bons ares”. 

No dia 8 de agosto de 1937 a cidade foi fundada. Nesta mesma data foi celebrada uma missa pelo Padre Isidoro Cordeiro Paranhos. Em 1945 a vila tornou-se distrito, município e sede da comarca num único decreto. O primeiro prefeito foi o Sr. Francisco Villar Horta. No mesmo ano, veio o desenvolvimento com a Estrada de Ferro Araraquara

Também foram construídas, posteriormente, a Santa Casa de Misericórdia, a contemporânea Igreja de Nossa Senhora de Aparecida etc. Já na década de 1970 a Rodovia Euclides da Cunha, SP-320, que liga Votuporanga à capital do Estado, foi pavimentada. 

Houve ainda a criação da fundação educacional da cidade (atual UNIFEV). Na década de 1980, tardiamente, a cidade tomou certo impulso industrial, através do setor Moveleiro, de Implementos Rodoviários e Metalurgia. Hoje, além da Indústria, o setor de Serviços atinge grande partipação na economia local.

Votuporanga está localizada na região noroeste do Estado de São Paulo,distante cerca de 520 km da capital do Estado, São Paulo. Possui uma área de 422,90 km², sua altitude é de 525 metros.

Suas coordenadas geográficas são: latitude 20° 25’ 02” S; longitude 49° 58’ 22” W; altitude de 525 metros s.n.m. O relevo é pouco acidentado, constituido por solos da Formação Adamantina, Bacia sedimentar do Paraná, de origem basáltica, bastante rico também em areias quartzosas
Possui clima subtropical úmido com temperatura média anual de 24°C (máxima de 37°C e mínima de 10°C) e precipitação pluviométrica de 1.300 mm.

Os componentes principais da rede hidrográfica são Rio São José dos Dourados e os Córregos do Marinheirinho, Boa Vista, Paineiras e Queixada. 

A Estrada de Ferro Araraquara encontra-se sobre o espigão divisor de águas entre as Bacias Hidrográficas do Rio São José dos Dourados e do complexo Turvo-Grande

Quem tiver interesse em adquirir os troféus da "Porto Vieira", é só acessar seu site http://www.portovieira.com.br/ ou entre em contato pelos telefones (17) 34213901/ fax: (17) 34228558/celular (17) 96212115/e-mail: porto.vieira@terra.com.br e msn: portovieira@hotmail.com

Editado por Valter Desiderio Barreto - Diretor Presidente do Jornal Boca no Trombone do Estado do Pará.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...