Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, abril 26, 2009

Hospital Regional combate o tabagismo


A Comissão Estadual do Programa de Controle do Tabagismo e outros fatores de Risco de Câncer da SESPA reuniu com funcionários do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna para realizar um trabalho de conscientização do combate ao fumo entre os colaboradores da unidade. O encontro ocorreu no dia 02 de março, contou com a presença da coordenadora do Programa, Raquel Conceição dos Anjos, que falou dos malefícios causados pelo cigarro para fumantes e não fumantes. O Programa tem por objetivo reduzir o número de mortes causadas pelo tabagismo e atua com três estratégias: Prevenção da iniciação (crianças e jovens), Promoção de Tratamento (adultos) e Proteção ao não fumante.
“O cigarro faz bem ou mal?”, dentro dessa temática a palestrante apresentou alguns dados importantes como, por exemplo, o cigarro responde por 45% das mortes por infarto do miocárdio, 85% das mortes por DPOC (enfisema), 25% das mortes por doença cérebro vascular (derrames) e 30% das mortes por câncer, sendo que 90% dos casos são de câncer de pulmão. Além de desencadear e agravar as condições nos casos de hipertensão e diabetes, e aumentar o risco das pessoas desenvolverem e morrerem por tuberculose. Segundo o Banco Mundial, 90% dos fumantes começam a fumar antes dos 19 anos, tendo como idade média de iniciação aos 15 anos. No mundo, 100.000 jovens começam a fumar a cada dia, destes 80% vivem em países pobres. Em pesquisa realizada em 1998 pelo Instituto Nacional do Câncer – INCA, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, descobriu-se que as pessoas fumam por aceitação social, publicidade, fácil acesso ao produto, por modelos de comportamentos e por suscetibilidade individual (fragilidade genética)‏.
O Hospital Regional através do seu Centro de Oncologia entrou nesta luta contra o tabagismo, porque entende que com a conscientização novas vidas podem ser salvas, tendo reflexo na redução de custos no tratamento destas doenças. Proporcionando que os recursos economizados com a redução do tabagismo possam ser aplicados no tratamento de outras patologias.
Cigarro
Conhecer o conteúdo de um cigarro é impressionante, além da nicotina, alcatrão e monóxido de carbono, já foram encontrados acetonas (removedor de esmalte de unhas), terebintina (solvente de tinta), formol (conservante para cadáveres), amônia (desinfetantes para pisos e banheiros), naftalina (veneno para baratas) e fósforo P4/P6 (mata ratos).
Fumante Passivo
É a exposição involuntária à fumaça de tabaco, liberada em ambientes fechados. Estudos epidemiológicos fornecem evidências contundentes sobre os riscos do tabagismo passivo para adultos e crianças. Entre 1 a 4 cigarros dia, o risco de infarto é duas vezes maior; câncer de pulmão é seis vezes maior. A fumaça provoca em adultos o agravamento de asma, cardiopatia, isquemia e câncer de pulmão. Nas mulheres grávidas pode causar aborto e parto prematuro, além de estimular que os filhos nasçam com baixo peso e com a síndrome de morte súbita. Já nas crianças as consequênicas são a asma, agravamento da asma existente, diminuição da capacidade pulmonar, infecções respiratórias, otites agudas e crônicas.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...