Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, abril 27, 2009

O que faz a beleza fora dos padrões vencer a ditadura das aparências?

Susan Boyle

Uma reportagem especial mostra o que pensam os brasileiros sobre a beleza depois do fenômeno da internet Susan Boyle.

A beleza que se esconde atrás de uma forma física bem fora dos padrões. Foi isso que muita gente viu e ouviu quando a escocesa Susan Boyle soltou a voz em um programa de televisão britânico. O que é belo ou feio, afinal? Que importância têm essas características?

Ande nas ruas - de qualquer cidade do mundo - e o que você verá? Todo tipo de gente. Mas, dificilmente gente bonita como Juliana Paes, Gisele Bundchen, Angelina Jolie, Fábio Assunção ou até mesmo Kaká. Ou George Clooney e Brad Pitt. O mundo é dos belos e belas, diriam alguns. Ah, é? Então por que imagens da escocesa Susan Boyle já emocionaram mais de 100 milhões de pessoas na internet e na TV? Aqui no Brasil, lembra do sucesso da atriz Zezé Macedo? O próprio Chico Anysio está longe de ser bonito. Quer mais? Tião Macalé, se lembra? Um dos personagens favoritos de "A grande família" - um fenômeno de audiência - é o Beiçola. Não exatamente um galã. O sucesso de tanta gente chamada de feia, e o carinho que elas despertam em tantas pessoas, mostram que aquele ditado está errado: beleza não é fundamental. "A beleza física é aquela que você vê à distância, então, ela é muito valorizada porque é a primeira que é vista, mas não é a mais importante, porque quando se procura alguém para ser amigo, para se relacionar, até para casar, você não procura só beleza", comenta o psicanalista Luiz Alberto Py.
Vídeo na internet lança escocesa ao estrelato
Por que todos adoram Susan Boyle?
Aline concorda: “Beleza não é fundamental. O fundamental é simpatia e ser charmosa. Há muitas mulheres bonitas que não são charmosas”. O psicanalista vê algumas razões para o sucesso de Susan Boyle: “Ela tem uma voz linda, canta super bem. Então, vem uma beleza que estava escondida. Quando você se aproxima de uma pessoa, começa a conhecer a pessoa, se encontra humor, inteligência". Jean Cocteau mostrou essa transformação no clássico "A bela e a fera", que também virou desenho animado. Beiçola não é nenhum monstro, mas o ator que interpreta o papel já sonhou em ser galã. Hoje, Marcos Oliveira vê esse sonho de outra forma. "Beleza, acho que é uma coisa muito mais grandiosa, não existe só a estética, mas existe também o conteúdo. A gente é muito carente dessa situação da beleza humana, do ser belo. Não é só o estético, mas é uma luz, uma vontade de transmitir ao outro, estar com o outro", comenta o ator Marcos Oliveira. Luz como a de Susan, quando soltou a voz. E existe aquela beleza impalpável, indefinível. "Quando você ouve uma música, é aquele momento sagrado. Você está recebendo as bênçãos de Deus e isso é o belo”, completa o ator Marcos Oliveira.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...