Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, abril 26, 2009

Série ‘Sexo sem dúvidas’ volta e explica: orgasmo não tem limite


Médicos respondem perguntas dos leitores sobre sexo

Especialistas explicam que prazer exige diálogo e paciência.

Em janeiro de 2009, o G1 estreou a série “Sexo sem dúvidas” para responder perguntas de adolescentes sobre saúde sexual. Muitos leitores aproveitaram a oportunidade para enviar novos questionamentos no espaço de comentários. Agora, retomamos a série -- mas, dessa vez, respondendo apenas a perguntas dos internautas.

Confira as respostas anteriores:

Primeira vez

Ejaculação

Masturbação

Menstruação

DSTs

Anticoncepcionais

Orgasmo

Neste domingo, as três perguntas selecionadas são sobre um assunto que todo mundo diz que domina, mas sempre quer saber mais um pouquinho: o orgasmo.
Se você tem uma dúvida, é só mandar no espaço de comentários. As respostas aparecem no G1 até o próximo sábado (2).

Vamos à primeira dúvida:

kelly01/03/2009 23h14:

Por que, em toda relação, o homem tem orgasmo e a mulher não?


Kelly, antes de tudo, vamos esclarecer uma coisinha: dizer que os homens têm orgasmo em toda relação é exagerar um pouquinho. Os rapazes, às vezes, também não chegam lá. E não tem nada de errado com isso. Agora, é verdade dizer, sim, que eles têm mais facilidade para atingir o orgasmo do que as mulheres. Isso acontece por que homens e mulheres são diferentes não só no corpo, mas na cabeça.

Olha só o que o ginecologista Roberto Hegg tem a dizer sobre isso: “Para a mulher, o fator psicológico é muito forte. Ela precisa estar muito mais relaxada e confortável para chegar ao orgasmo. O homem não precisa muito disso, basta estar com vontade”.

Por isso que, segundo o médico, é normal que os homens atinjam esse máximo de prazer com mais frequência. Mais normal ainda é uma mulher, em suas primeiras relações, demorar para ter o primeiro orgasmo. “É comum que leve algum tempo, por que a jovem ainda está conhecendo seu corpo e aprendendo como ele reage”, explica Hegg.

E, para não ficar chateada com a facilidade masculina, um recado: eles podem até conseguir chegar ao “auge” mais facilmente, mas, para compensar, as mulheres têm dois tipos de orgasmos diferentes: o vaginal e o clitoriano. Algumas mulheres conseguem obter prazer das duas maneiras, mas outras preferem uma ou outra. Você só vai saber que tipo você é com paciência e diálogo. Não tenha vergonha de contar para o seu parceiro do que você gosta – e, é claro, não esqueça de perguntar o que ele gosta também.

saiba mais
Série sobre sexo do G1 tira dúvidas sobre o orgasmo
Série sobre sexo ensina como escolher o seu anticoncepcional
Médicos ensinam como evitar o contágio por doenças sexualmente transmissíveis
Série ‘Sexo sem dúvidas’ responde perguntas sobre menstruação
Médicos esclarecem tabus sobre a masturbação
Série do G1 desvenda mitos sobre a ejaculação - masculina e 'feminina'
Médicos esclarecem mitos sobre a primeira relação sexual
Para ficar mais fácil, uma dica: tente controlar a ansiedade. Se você não está confortável ou preparada, pé no freio. Só siga em frente se estiver 100% a fim. “As primeiras relações sexuais geralmente são um pouco tensas e a menina fica nervosa. Quando mais tranquila ela estiver, mais relaxada vai ficar e mais fácil vai ser atingir o orgasmo”, diz o médico.

A segunda e a terceira pergunta serão respondidas juntas, por que têm muito a ver uma com a outra. Vamos lá!

illy29/01/2009 11h43:

Quero saber quanto tempo em média uma mulher leva para atingir o seu orgasmo? E os homens?

ZÉ NELSON28/01/2009 10h01:

Na mulher, há um número de orgasmos que ela consegue obter por dia?


Illy e Zé Nelson: orgasmo não tem limite nem tempo regulamentar. E como toda pessoa é única e diferente de outra, cada uma chega ao orgasmo em seu próprio tempo. Outra coisa: orgasmo não “gasta”. Você pode ter tantos quanto tiver vontade – e algumas pessoas se saciam antes ou depois de outras. Por isso, não existe um tempo “certo” para mulheres ou homens chegarem ao orgasmo, nem um número máximo de vezes.

Como a gente lembrou lá em cima, os homens, em geral, têm mais facilidade. Mas o médico Laudelino de Oliveira, que também dá aula na USP, acredita que isso é mais um demérito deles do que uma vantagem. “Não acredito que a mulher ‘demore mais’ para ter um orgasmo. Os homens é que são rápidos demais”, diz ele.

Isso acontece, segundo o médico, por uma questão de falta de diálogo entre muitos casais. “O que atrai o homem é o visual. O que atrai a mulher é a palavra”, diz Oliveira. Se os dois conversarem a respeito das coisas que os agradam, fica tudo muito mais fácil.

Por isso, em vez de se preocupar com a velocidade e a quantidade, mude seu foco para a qualidade da relação sexual. Aí é satisfação garantida.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...