Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, maio 27, 2009

Vale investe em Centros de Educação Profissional no Pará e Maranhão

Só em 2008 foram capacitadas mais de oito mil pessoas
Os Centros de Educação Profissional (CEPs), construídos e equipados pela Vale, têm contribuído na formação e qualificação de jovens e adultos nas regiões Norte e Nordeste do país. No Pará, onde existem três centros, em 2008 foram capacitadas mais de oito mil pessoas. Até o final deste ano, apenas no município de Parauapebas (PA), serão cerca de 400 técnicos capacitados em eletromecânica, segurança no trabalho e mineração. Em São Luís, os primeiros três meses de atividades foram concluídos com cerca de 250 alunos matriculados. A partir de uma parceria entre a Vale e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), as unidades oferecem cursos técnicos de qualificação profissional, de aprendizagem e de aperfeiçoamento nas áreas de construção civil, metalmecânica, eletroeletrônica, segurança, informática, logística, entre outras.
Instalados em Parauapebas, Canaã dos Carajás e Ourilândia do Norte, os Centros de Educação Profissional do Pará disponibilizam cerca de 30 cursos. Novas capacitações estão previstas para serem implantadas em Parauapebas e Canaã dos Carajás, ainda este ano, com os cursos técnicos em eletroeletrônica e eletromecânica, respectivamente. O estudante Willame Sousa, já contabiliza os ganhos adquiridos com o curso de Mecânico de Manutenção Industrial, realizado em Parauapebas. "Além de aumentar meus conhecimentos, me sinto mais preparado para enfrentar o mercado de trabalho e conseguir um bom emprego", declara ele.
Voltada para atender jovens e adultos, a metodologia de ensino inclui aulas teóricas e práticas, onde os alunos podem vivenciar o aprendizado específico em suas áreas de interesse. Com uma área total de aproximadamente 1.830 metros quadrados, localizado no bairro Vila Embratel, o CEP Itaqui Bacanga, no Maranhão, possui 7 salas de aula climatizadas, 2 galpões para atividades práticas, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais e espaço para atividades realizadas em parceria com outras instituições. Para Ricardo Arruda, gerente do CEP, a parceria Vale/SENAI já demonstra, pelos resultados apresentados, que a comunidade do Itaqui-Bacanga tem à sua disposição uma verdadeira ferramenta de transformação Social.
Entregue em novembro de 2008, o Centro de Educação Profissional (CEP) de Itaqui-Bacanga, em São Luís, é o sexto construído pela Vale no Brasil. Com capacidade para atender 700 alunos por semestre, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, em três turnos, no período de 7h30 às 21h. Neste primeiro semestre cerca de 250 alunos foram matriculados nos cursos e a procura maior foi pela área de informática e de logística.
Para a aluna do curso de logística Heloísa Carolina do Nascimento, também estudante do 7º período de Administração em São Luís, o curso do CEP oferece um vasto aprendizado, abrindo novos conhecimentos e possibilitando uma visão diferenciada. "É interessante porque mostra como podemos resolver problemas utilizando as ferramentas que nós temos", concluiu.
Indústria do Conhecimento no MaranhãoAlém dos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo CEP, a Vale também possui em São Luís uma parceria com o Sesi no projeto Indústria do Conhecimento, que oferece cursos para os familiares do alunos do CEP e para a comunidade da região do Itaqui-Bacanga. Entre as atividades estão cursos de inclusão digital, promoção da cultura e culinária. Neste primeiro semestre 215 alunos participaram de duas turmas de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos e quatro turmas do Programa Cozinha Brasil, ambos gratuitos.
O espaço funciona como uma biblioteca, oferecendo à comunidade cerca de 4 mil títulos impressos e 18 mil títulos de mídia eletrônica, além de livros didáticos para consultas e pesquisas. Os alunos têm acesso à internet e a aulas de informática em dez computadores disponíveis. Três profissionais realizam cerca de 200 atendimentos por dia.

Pará, 27 de maio de 2009.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...