Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, junho 01, 2009

Brasil dá "lições ao mundo" no combate ao desmatamento, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na segunda-feira que o Brasil "está dando lições ao mundo" de como se deve fazer para diminuir o desmatamento e as queimadas, que são responsáveis pela maior parte da contribuição brasileira ao aquecimento global.
Segundo ele, com a ajuda de prefeitos e governadores, o governo aumentou a fiscalização e o combate ao desmatamento.
"Cada vez mais o Brasil está dando lições ao mundo de como nós temos que fazer para diminuir as queimadas, para diminuir o desmatamento", disse Lula em seu programa semanal de rádio, "Café com o Presidente", que nesta edição tratou do Dia Internacional do Meio Ambiente, a ser comemorado no próximo dia 5.
Segundo o presidente, o governo vem anunciando diversas ações para aumentar a preservação das florestas brasileiras. Lula destacou, por exemplo, que o Brasil criou 25 milhões de hectares de áreas de conservação na Amazônia e homologou 10 milhões de hectares de terras indígenas, assim como lançou programas para a utilização sustentável das florestas.
Para combater o aquecimento global, lembrou Lula, o país lançou o Plano Nacional sobre Mudança de Clima. Entre as ações do programa, o presidente destacou a meta de reduzir em 80 por cento do índice de desmatamento na Amazônia até 2020, o que equivale a diminuição de 5 bilhões de toneladas de dióxido de carbono lançados na atmosfera, o aumento no número de árvores plantadas e o incentivo à produção de fontes limpas de energia.
"Nos comprometemos a possuir medidas decrescentes de desmatamento no bioma Amazônia para atingir o chamado Desmatamento Ilegal Zero", sublinhou.
Lula afirmou também que o governo passou a tirar dos desmatadores o acesso ao crédito em bancos públicos, lançou programas de regularização fundiária na Amazônia e um fundo para combater o desmatamento e patrocinar a recuperação de áreas florestais degradadas.
"Os números mostram que estamos no caminho certo. Com o aperfeiçoamento do sistema do monitoramento, a taxa anual de desmatamento vem caindo sistematicamente. Saiu de 21.050 quilômetros quadrados em 1998 para 11.968 quilômetros quadrados em 2008," comentou o presidente.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...