Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, julho 14, 2009

Melhor petróleo do Brasil é extraído das profundezas da Amazônia

Uma atividade como essa, em um ambiente tão sensível, exige muitos cuidados. Um deles foi isolar o Campo de Urucu, onde só se chega de avião ou de barco.
Uma chama onde menos se espera: no centro de uma floresta virgem. De perto, as instalações assustam. De longe, nem tanto. É preciso aproximar muito a imagem de satélite para ver os Campos de Urucu, no centro do estado do Amazonas. Uma pista de pouso, um polo de controle e 70 poços ligados por estradas pequenas. Foi a boa quantidade de gás e a alta qualidade do petróleo que levaram o Brasil a assumir o risco de iniciar essa exploração em um ambiente tão sensível.
O petróleo de Urucu, saindo de uma profundidade de 2.300 metros. É um tipo especial, leve, rico em produtos nobres, muito valorizado. É o melhor petróleo produzido no Brasil. A extração de petróleo não é grande, menos de 2% da produção brasileira, mas dá para abastecer grande parte da Amazônia. Mais do que petróleo, Urucu produz gás. Sai daqui todo o gás de cozinha consumido no Norte do país e em parte do Nordeste.
Dos poços também sai um outro tipo de gás, o natural. Para aproveitá-lo, está em fase de acabamento um supergasoduto. Ele começa em Urucu, passa por Coari e chega a Manaus. O gás vai substituir o óleo que hoje é queimado em termoelétricas. Ele polui menos e é mais barato.
'Então você pode colocar energia em toda essa região a partir do gás que é transportado de forma mais limpa, porque volatiliza, não suja o ambiente', diz o gerente-executivo de Exploração da Região Norte e Nordeste da Petrobrás, Christóvan Sanches.
O gasoduto vai custar R$ 4,5 bilhões, quase o dobro do previsto. A obra enfrentou chuvas, pântanos e inundações. Alguns tubos tiveram de ser transportados por helicópteros. Um levantamento das doenças que poderiam atacar os operários teve resultado assustador. “Quarenta e sete doenças tropicais: malária, leishmaniose e até febre do oeste do Nilo. A gente estaria sujeito porque tem uma ave migratória, que pousa na região, e poderia nos contaminar', explica Mauro de Oliveira Loureiro, gerente-geral da obra do gasoduto.
O controle das doenças, no entanto, foi bem-sucedido. 'Não tivemos nenhum caso de contaminação de malária durante a obra, mesmo tendo períodos em que quase temos nove mil pessoas trabalhando', disse Mauro.
Todo o material usado em Urucu é trazido por balsas. A decisão foi isolar a área do resto da civilização. A construção de estradas de acesso poderia trazer posseiros e madeireiros para uma região de floresta virgem e rios limpos.
No Rio Urucu, vê-se como a intervenção na natureza provocada pela exploração do gás e do petróleo é pequena e localizada. O porto Urucu surge de uma hora para a outra em meio a um ambiente preservado. Não foi preciso destruir uma larga extensão de floresta.
Rio traiçoeiro - O belo rio de águas escuras é traiçoeiro. A navegação exige perícia dos marinheiros. 'Ele não tem espaço para você manobrar direito, é muito estreito, e você tem que ter bastante cuidado', conta o comandante do barco, Manoel da Silva.
Quem antes vivia do trabalho duro e mal pago na exploração da floresta, hoje tem emprego com carteira assinada. 'Nasci no interior, cortando seringa, fazendo roça', conta Juvenal Rodrigues Feitosa, de 55 anos.
O jardineiro Raimundo Ferreira da Silva, que cria mudas para reflorestamento é outro amazonense que se livrou da vida difícil de seringueiro: 'A gente pegou um dinheiro melhor, um trabalho mais seguro'.
O pessoal que trabalha em Urucu faz turnos, 14 dias de trabalho isolado na floresta por 14 dias de descanso com a família em Manaus e em outras cidades do Brasil. 'A Amazônia acho que todo mundo tem um sonho em conhecê-la. Tem hora que eu estou trabalhando em Urucu e eu fico pensando, no mapa. A distância de Betim para cá. Nunca imaginei estar aqui no coração da Amazônia', afirma Giovanini Araújo, mineiro de Betim.
Tempo livre - Difíceis são os momentos de descanso, quando a saudade da família bate forte. Aí sempre tem um jogo de dominó, muita conversa jogada fora e o suor da ginástica. Quem quiser, pode aproveitar a escola montada especialmente para os funcionários.
Bilga Cândido da Silva é camareira em Urucu. Ela gostou do sistema que permite que ela fique 14 dias com os filhos nas folgas em Manaus. Em Urucu ela consegue fazer o que sempre quis: estudar. 'Você passa o dia trabalhando. À noite você já vem para a escola e já está ocupando aquele espaço de noite que fica vago, com saudade da família. Você vem para a escola e estuda. Você está aprendendo e ainda está ocupando o tempo', conta.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...