Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, julho 22, 2009

PF grava diálogos que ligam Sarney, Agaciel e atos secretos

Agaciel Maia cúmplice de Sarney

Sarney o nepotista

O Conselho de Ética do Senado vai funcionar direito no caso das denúncias contra José Sarney?

gravados pela PF (Polícia Federal), sob autorização judicial, revelam atuação direta do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), na nomeação de parentes (nepotismo), além de evidenciar sua proximidade com o ex-diretor-geral da Casa Agaciel Maia na prestação de favores e na autorização de atos secretos. Reportagem desta quarta-feira do jornal "O Estado de S. Paulo" traz, como exemplo, uma conversa entre Fernando Sarney e sua filha, Maria Beatriz (neta de Sarney), sobre um cargo que estaria vago na área administrativa do Senado. O irmão de Beatriz, Bernardo Brandão Cavalcanti Gomes, havia pedido demissão e a neta de Sarney pede, então, a ajuda do pai e do avô para que a vaga fosse preenchida por seu namorado, Henrique Bernardes.
Ouça o conteúdo das gravações
Paulo Pontes mostra as gravações de familiares de Sarney negociando vagas de emprego no Senado
"É impossível" conselho não acatar denúncia contra Sarney, diz senador da oposição
Após diálogos gravados, tucano volta atrás e decide apresentar 4ª denúncia contra Sarney
Sem apoio legal, Congresso concede folga aos servidores
Gravações ligam José Sarney a Agaciel e atos secretos no Senado

Sarney, que também foi gravado pela PF, se compromete a falar com Agaciel Maia sobre o caso e, oito dias depois do diálogo, Bernardes foi nomeado por meio de ato secreto.

As gravações foram feitas durante a Operação Boi Barrica, que investigou o filho de Sarney após denúncias de fraudes financeiras no Maranhão, principalmente no setor energético. Foram quatro dias de troca de telefones, que começaram no dia 30 de março de 2008. Na época, o presidente da Casa era o senador Garibaldi Alves.

José Sarney deverá ser julgado pelo Conselho de Ética do Senado na volta do recesso parlamentar, em agosto. O PSOL e o líder do PSDB na Casa, Arthur Virgílio (AM), entraram com representações contra o senador devido aos atos secretos, que serviram para nomear, exonerar e "premiar" funcionários fora do trâmite administrativo do Congresso.

O presidente da Casa discursou em tom de desabafo no último dia 17 de julho, no início do recesso parlamentar, e acusou a imprensa de fazer campanha contra ele.

Procurada pelo UOL Notícias em Brasília, a assessoria de imprensa de José Sarney afirmou que o senador está fora da capital federal, mas que pode se pronunciar por meio de nota sobre as novas acusações ainda hoje.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...