Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, julho 23, 2009

Populares pedem solução para problemas da Feira do Produtor





Atualmente, o município de Parauapebas que é expressamente o que mais cresce em todo o Brasil, possui várias feiras que fornecem a população desde produtos alimentícios, até vestuário e entretenimento. No entanto, a Feira do Produtor que fica localizada nas proximidades da rua “15”, no bairro Cidade Nova, transformou-se em uma área de pirataria e, ainda mais agravante, uma ameaça à saúde pública. Não são raros os focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti – (transmissor da dengue e da febre amarela urbana) – ratos, baratas e completa insalubridade no tratamento de peixes, que segundo apurou nossa equipe de reportagem, é feito totalmente irregular perante as leis de vigilância sanitária, sendo feito a céu aberto e na comercialização de carnes, sendo que ainda há de se destacar o trabalho infantil, amplamente utilizado. Há ainda um total prejuízo no tráfego, uma vez que a rua “15” dá acesso a estrada Faruk Salmen, principal acesso ao município.
A Feira do Produtor é considerada um dos mais importantes pontos de venda do município, tendo em vista que por lá são vendidas roupas, acessórios, verduras, frutas, carnes, condimentos, além de salgados e comidas caseiras. Cerca de quinhentos produtores rurais vendem seus produtos na feira, que funciona das 06h00min às 14h00min de terça-feira, na quarta-feira e Sábado.
Em declarações prestadas à nossa equipe de reportagem, a dona-de-casa Maria da Conceição Oliveira destacou que “existe uma urgente necessidade em se deslocar a Feira do Produtor para um local apropriado e seguro que garanta o bem estar dos feirantes e da população que sofre com as doenças, o mau cheiro e a desorganização”.
Por sua vez, o aposentado Antonio Nascimento da Cruz, morador de Parauapebas há 14 anos, afirma que o que falta “são políticas públicas que possam amenizar o problema na Feira do Produtor que vem acontecendo desde os primeiros governos do município. Uma cidade como Parauapebas não pode continuar com problemas como este”, relata o aposentado.
Vigilância Sanitária – Visando fazer um jornalismo sério e imparcial, nossa equipe de reportagem tentou manter contato com o titular da Vigilância Sanitária, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas, porém não obtivemos sucesso para comentar sobre os problemas encontrados na Feira do Produtor Rural de Parauapebas.
Ações da Acip – Depois de receber várias denúncias de seus associados, a direção da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas, através do presidente José Rinaldo Alves de Carvalho, apurou as informações e estará enviando aos responsáveis pela Feira do Produtor, documentos com fotografias e depoimentos de comerciantes e usuários, para que soluções benéficas sejam tomadas o mais rápido possível.

José Rinaldo já esteve a alguns dias reunido com o prefeito de Parauapebas onde na oportunidade foram debatidos os problemas da Feira do Produtor. Em outra oportunidade, Francisco Xavier Falcão, presidente do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes de Parauapebas, afirmou ao diretor da Acip que está com um projeto de liberação da rua “15” nos dias de feira, pois concorda que com o fechamento da avenida, os comerciantes locais são prejudicados. Com a implantação desse projeto, os peixeiros que ficam acomodados na via pública devem ser transferidos nos próximos dias para outro local. “Então é esperar para crer, vamos aguardar e cobrar”, lembra Manoel Chaves, Assessor Jurídico da Acip.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...