Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, julho 01, 2009

Primeira mina de cobre da Vale completa cinco anos

Mina do Sossego em Canaã dos Carajás

A Mina do Sossego, em Canaã dos Carajás, marcou o início da diversificação mineral da Vale e abre caminho para novos projetos de cobre na região com geração de 3.800 novos postos de trabalhoMaior site de produção de cobre da Vale, a Mina do Sossego, localizada em Canaã dos Carajás, sudeste do Pará, completa cinco anos de operação nesta quinta-feira, 2 de julho, com uma produção de mais de dois milhões de toneladas de concentrado de cobre. Além de marcar o início da diversificação mineral da Vale, Sossego tem importância estratégica no suporte a outros empreendimentos de cobre na região, como Salobo, Alemão e Cristalino. Depois de implantadas, a previsão é que essas minas produzam, juntas, cerca de 700 mil toneladas anuais, gerando mais de 3.800 empregos no Pará e contribuindo para transformar o Brasil em um dos grandes exportadores mundiais de cobre.

A Mina do Sossego também está contribuindo fortemente para que a Vale teste novas tecnologias que possibilitem verticalizar sua produção de cobre, ganhando mais competividade no mercado e trazendo mais desenvolvimento para a região. Desde novembro de 2008, a Vale está testando, na Usina Hidrometalúrgica de Carajás (UHC), o processo de lixiviação sob pressão. A nova tecnologia consiste em transformar o concentrado de cobre sulfetado em placas metálicas (catodos), com 99,999% de pureza. A produção de placas gera produtos finais como fios, cabos e componentes eletrônicos.

Tão importante quanto o bom desempenho operacional nos últimos cinco anos, bem como suas perspectivas de expansão da cadeia de cobre, são os investimentos da Vale em obras e projetos que estão beneficiando a população de Canaã dos Carajás. A Mina do Sossego gera hoje na região cerca de 2 mil empregos, entre próprios e contratados. Antes disso, contudo, a cidade foi preparada para receber o empreendimento. A Vale investiu R$ 130 milhões em Canaã dos Carajás em obras de infraestrutura, educação, saúde, cultura, lazer e programas de formação profissional. "O mais importante da nossa presença aqui no município é o fato de toda a produção do Sossego ser feita respeitando o meio ambiente e a comunidade vizinha", destaca Márcio Godoy, diretor do Departamento do Cobre.

Entre os recursos aplicados pela empresa em obras de infraestrutura, estão a pavimentação de mais de 80 km de estradas; reforma de pontes; ampliação da rede de iluminação pública; implementação de Estações de Tratamento de Água e Esgoto; construção de quase 50 Km de rede de abastecimento de água e mais de 20 Km de rede de esgoto. Também foram feitos investimentos em segurança pública e na construção de escola, núcleo de educação infantil, hospital, Casa da Cultura e reforma do estádio municipal.

Canãa dos Carajás, que já foi um assentamento agrícola dentro dos limites de Parauapebas, tem apenas 15 anos de emancipação. Hoje, com mais de 22 mil habitantes, está entre os municípios que mais crescem no País. A chegada da Vale na região, desde o início da implantação da Mina do Sossego, em 2002, contribuiu para que o município saltasse mais de 2 mil posições no ranking das cidades brasileiras que mais tiveram crescimento de seu PIB, no ano de 2005, conforme dados do IBGE.

Capacitação profissional. A empresa também investe na capacitação de profissionais da região, gerando, assim, emprego e renda. Riverley Torres é um exemplo concreto dos planos da Vale para Canaã dos Carajás. Ele entrou na empresa como aprendiz e hoje é instrutor de operação de caminhões fora-de-estrada. "Agora estou indo para a África treinar os operadores da mina de carvão, em Moçambique. Assim como eu, outras pessoas da região estão aproveitando as boas oportunidades para quem quer crescer".

Aos 28 anos, Riverley é um exemplo de determinação na Vale. Ele entrou na empresa com o ensino médio completo e, em apenas quatro anos, já fez curso técnico de mineração, cursou faculdade em Desenvolvimento de Sistemas e Software e, atualmente, divide a rotina de trabalho com a pós-graduação em Engenharia de Produção, o curso técnico em eletromecânica e as aulas de inglês. Tudo em nome de um sonho. "Olhando para trás vejo como aquele simples vendedor de eletrodomésticos, meu antigo trabalho, cresceu e sei que posso ir ainda mais longe. O melhor caminho para isso é me qualificando e a Vale nos incentiva a atingir esse objetivo, pois investe muito em profissionalização. Agora, indo para a África, começo a realizar o meu sonho de ter uma experiência internacional", empolga-se Riverley.

Saiba mais sobre a Mina do Sossego. Descoberta em 1997, a Mina do Sossego teve sua construção iniciada em 2002. O empreendimento é formado por dois corpos minerais, denominados Sossego e Sequeirinho, que formam reservas de 244,7 milhões de toneladas de minério de cobre. Com investimentos na ordem de R$ 1,2 bilhão, o processo de extração de cobre da Mina do Sossego é realizado a céu aberto. Após o processo de beneficiamento - que conta com equipamentos de grande porte, como o moinho SAG (moagem semi-autógena), um dos maiores do mundo, com 12 metros de diâmetro - o minério, que saiu da mina com teor médio de 1% de cobre, alcança uma concentração de 30%. A produção é transportada por caminhão até o Armazém de Cobre, em Parauapebas, depois segue pela Estrada de Ferro Carajás até o Terminal Marítimo de São Luís, onde é embarcado para os mercados interno e externo.
Clique no link abaixo e faça download de fotos, vídeos e áudios sobre os cinco anos da Mina de Sossego:Link: http://www.vale.com/saladeimprensa/pt/pautaonline/pautaonline.asp?ID=58

Canaã dos Carajás, 30 de junho de 2009.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...