Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, agosto 22, 2009

Advogado, uma profissão nada fácil

Advogados Nicolau Murad
e sua esposa Thatyana

Advogada Betânia Maria Amorim

Uma tarefa nada simples. Defender pessoas na justiça.

No dia 11 de agosto foi comemorado no Brasil o Dia do Advogado. Em Parauapebas, não foi diferente. Também teve uma homenagem feita pela Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Parauapebas, tendo na atual presidência Jakson de Souza.
Para conhecer um pouco mais dessa profissão, a reportagem entrevistou um dos advogados do município para falar melhor sobre essa difícil tarefa.

Betânia Maria Amorim Viveiros, formada em Direito e instalada na cidade há mais de seis anos, conta um pouco dessa carreira de defender as pessoas.
Para Betânia Maria, essa é uma profissão que tem que ter gosto e garra. Ela desde criança escolheu ser uma advogada. Mesmo com muitas dificuldades que teve que enfrentar na vida, conseguiu superar e alcançar seu grande objetivo.
Hoje ela é respeitada e muito conhecida pelas suas belas atuações dentro de Parauapebas e região. Uma conquista alcançada por sua vontade e determinação.
Muitas pessoas que vêem sua vida estável não sabem que a advogada vem de uma família simples e humilde do interior do Piauí. Mesmo depois de formada, às vezes tem que abrir mão da vida pessoal para se dedicar quase inteiramente à profissão, recebendo ligações até de madrugada para defender um cliente, tudo para fazer um ótimo trabalho e honrar sua profissão.
Betânia revela que nenhuma causa é fácil de resolver, mas uma das suas grandes atuações desde que começou a exercer como advogada no município foi seu primeiro caso. Um dos maiores desafios encarados em sua carreira foi resolver um caso onde um homem matou a ex-mulher estrangulada.
Mesmo sendo muito difícil, a advogada defendeu o caso com garra e conseguiu convencer que o homicida merecia uma chance.
O Ministério Público tinha denunciado aquela pessoa por homicídio doloso e a advogada conseguiu convencer para homicídio culposo. Foi entendido que o crime não tinha acontecido por querer, e sim porque a situação levou a acontecer, ou seja, não teve a intenção de matar.
No julgamento, então, foi decidido que ele teria que cumprir um ano de prisão e como já tinha cumprido 11 meses e 29 dias na cadeia esperando julgamento, logo foi liberado.
Esse foi um caso muito difícil de ser resolvido até por um advogado que já tinha bastante experiência, ainda mais para ela que era recém-formada, mas encarou o caso com garra e conseguiu ganhar na justiça.
O fato de ser mulher nunca interferiu em nenhuma situação. Apesar de muitos acharem que mulher advogada é fraca, Betânia mostra que ela e muitas mulheres advogadas da cidade são tão competentes como os homens, às vezes até mais. Em Parauapebas existem mais mulheres advogadas do que homens.
Betânia defende causa civil, mas principalmente atua na área criminalista. Ela considera cada caso um novo desafio, seja do mais simples ao mais difícil.Depois de passar 5 anos estudando Direito na faculdade, hoje ela vem recebendo os frutos de todo sacrifício encarado anos atrás. O Dia do Advogado ela considera muito importante para todos os advogados, principalmente da cidade de Parauapebas, e deixa a seguinte mensagem para seus colegas de profissão: “Tenham bastante garra, coragem e optem sempre pela honestidade”. (Deicharles Damascena)
Nossa homenagem aos competentes e honestos advogados do Brasil.
Postado por Valter Desiderio Barreto.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...