Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, agosto 17, 2009

Afeganistão aprova regra que garante a marido direito de não dar comida à mulher que não quiser ter relações sexuais

O Globo / Agências internacionais

CABUL - Uma lei que permite aos maridos matarem suas mulheres de fome no caso destas se recusarem a ter relações sexuais com eles foi aprovada na surdina no Afeganistão, revoltando opositores do governo e grupos de direitos humanos.
" A versão aprovada continua contendo as partes mais opressoras "
Publicada no diário oficial do país e aparentemente aprovada pelo presidente Hamid Karzai, a lei era uma proposta cuja versão original já tinha causado indignação no início deste ano. Na época, sob pressão, Karzai foi forçado a modificar a proposta, e foi esta versão modificada a aprovada discretamente e, segundo seus críticos, oportunamente às vésperas das eleições presidenciais, na próxima quinta-feira. A aprovação da lei teria como objetivo agradar aos conservadores xiitas, cujos votos o presidente considera fundamentais para a vitória nas urnas.
A proposta inicial obrigava as mulheres xiitas a terem relações sexuais com seus maridos a cada quatro dias, no mínimo, e ainda perdoava casos de estupro dentro do casamento, ao remover a necessidade de consentimento da esposa - ou seja, a mulher, querendo ou não, teria que ter relações com seu marido; caso não quisesse, o marido teria o direito de violentá-la. Ou de não lhe dar comida.
A emenda ao texto original aprovada pelo governo manteve as partes mais opressoras, incluindo esta, que permite que o marido não dê comida à mulher enquanto esta se recusar a fazer sexo. A lei determina também que a esposa peça ao marido permissão para trabalhar e, ainda, dá a pais e avôs a custódia exclusiva dos filhos.
A lei afegã governa a vida familiar xiita. Líderes do Ocidente e grupos feministas do Afeganistão se uniram para condenar o retrocesso na liberdade conquistada pelas mulheres depois da queda do Talibã, alegando que a aprovação obscurece os direitos de igualdades garantidos na Constituição.
- Houve uma revisão na proposta. Karzai, sob forte pressão do mundo inteiro, foi obrigado a reescrevê-la, mas a versão aprovada continua contendo as partes mais opressoras - disse Rachel Reid, representante do Human Rights Watch em Cabul. - O que interessa ao presidente é o apoio dos fundamentalistas e extremistas no Afeganistão.
Feministas alertam ainda que a Comissão Independente das Eleições precisa recrutar 13 mil mulheres antes das eleições de quinta-feira, a fim de permitir que as seções eleitorais exclusivas para mulheres tenham oficiais do sexo feminino a postos e aptas a revistarem as eleitoras. Caso os postos não sejam ocupados - o jornal "The Independent" calcula que não sejam 13 mil, mas 42 mil oficiais necessárias -, é provável que muitos homens não deixem suas mulheres e filhas votarem em seções mistas.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...