Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, agosto 22, 2009

Estudantes do sudeste do Pará aprendem a arte da ilustração botânica

Estudantes do 8º e 9º anos de escolas públicas de Parauapebas e Canaã dos Carajás estão tendo contato com a arte da ilustração botânica. Começou hoje e vai até domingo, dia 23, das oficinas do Projeto Jovens Ilustradores em que os participantes, sob orientação de ilustradores profissionais, realizam desenhos técnicos baseados em plantas da região. Nos dias 26, 27 e 28 será a vez de Paragominas participar do projeto. Já em Ourilândia do Norte, as oficinas acontecem no período de 27 a 29 deste mês.
O projeto é uma iniciativa da Vale que envolve estudantes e professores da rede pública em 17 cidades brasileiras onde a empresa atua. Serão escolhidos seis jovens e um professor que farão as ilustrações das espécies selecionadas para a segunda edição do prêmio Brasileiro Imortal - no qual uma personalidade escolhida por eleição na internet é eternizada ao batizar o nome de uma planta descoberta na Reserva Natural Vale, em Linhares (ES), Sítio do Patrimônio Natural da Unesco. Os trabalhos serão estampados em selo comemorativo dos Correios.
De acordo com Paulo Bueno, gerente de Meio Ambiente da Vale, a oficina é uma oportunidade para os jovens desenvolverem suas aptidões artísticas e aprenderem conceitos de educação ambiental e conhecimento botânico, além de abrir portas para o mercado de trabalho. "A atuação do ilustrador botânico é fundamental para diferenciar as espécies nos registros científicos. Os desenhos realçam nuances que não são captadas nem pelas mais avançadas câmeras fotográficas", explica.
A ilustradora botânica Ana Iath, uma das coordenadoras do projeto, está satisfeita com o resultado dos trabalhos apresentados até agora. "Estou percebendo grandes talentos aqui no Pará. Creio que o estado estará muito bem representado neste projeto". Se depender do entusiasmo dos participantes da oficina em Parauapebas os resultados não poderão ser melhores. "Se eu souber que alguém recebeu uma carta, e que nela há um selo desenhado por mim, vou me sentir a pessoa mais feliz do mundo", diz Tainara dos Santos Nascimento, de 14 anos.
Parauapebas, 21 de agosto de 2009

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...