Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, agosto 06, 2009

ICMbio apresenta proposta para Termo de Referência do Projeto Serra Sul



Convocada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), foi realizada no último dia 4, na Casa de Cultura de Canaã, uma reunião extraordinária do Conselho da Floresta Nacional de Carajás.
O motivo do encontro dos conselheiros foi a apresentação do Termo de Referência para elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (Rima) referentes às unidades de lavra e beneficiamento de minério de ferro do Projeto Serra Sul, localizado na Província Mineral de Carajás.
Estiveram presentes conselheiros de diversas instituições, tais como UFPA, Ufra, Crea, Simetal, Acip, OAB, Infraero, além do secretário de Meio Ambiente de Parauapebas, Domires Reis; vereador Wolner Wagner, de Parauapebas; prefeito de Canaã, Anuar Alves; secretária de Meio Ambiente de Canaã, Nilva Marques; bem como representantes do ICMbio e da mineradora Vale.
A proposta do Termo de Referência elaborado pelo Ibama foi apresentada pelo gerente ambiental do Projeto Serra Sul, Abraham Assayag, a fim de que os conselheiros presentes tomassem conhecimento dos procedimentos e critérios para a elaboração do EIA e Rima do projeto.
Em seguida, o chefe da Floresta Nacional (Flona) de Carajás e analista ambiental do ICMBio, Frederico Drummond, apresentou algumas sugestões de acréscimos à proposta.
“Queremos compartilhar nossa sugestão de acréscimo ao Termo de Referência do Ibama e ouvir o conselho, para que possamos chegar a um denominador comum, e assim conseguirmos sugerir medidas que minimizem os impactos ambientais que serão consequentes do projeto Serra Sul”, destacou o chefe da Flona.
Após as intervenções e sugestões dos conselheiros, finalmente foi aprovada por unanimidade a proposta de acréscimo do ICMBio ao Termo de Referência do Ibama. Entre outras modificações, foi sugerido que o estudo de impacto ambiental deve responder, objetivamente, se a manutenção de alguns ecossistemas não for comprometida com a execução do projeto.
Para Domires Reis, a participação do conselho é fundamental no acompanhamento da elaboração do EIA e Rima, que serão feitos após a aprovação e elaboração do Termo de Referência.“Com o conselho ciente dos procedimentos e critérios adotados nesses documentos, ele terá atuação mais consistente na realização de suas atribuições”, frisou o secretário municipal de Meio Ambiente, Domires Reis. (Beatriz Sales).

Um comentário:

Sávio de Castro disse...

Sávio de Castro,
Moro há 20 anos na região do Grande Complexo Carajás, formado em Controle Ambiental - Especialista em Saúde e Meio Ambiente pela UFPA, hoje cursando o segundo ano de engenharia Civil (UFPA). Trabalho com compras e vendas de imóveis na região.
Canaã dos Carajás, cidade onde fica a Serra Sul - maior mina de minério de Ferro do mundo, prevista atualmente para 2012 (conforme reportagem), detentora do maior PIB per capto do Estado do Pará – garantido apenas com os impostos inerentes as operações da mina do Sossego (cobre), também já considerada a Terceira maior exportadorar do estado.
Atualmente Canaã é considerada uma das cidades com maiores potenciais da América do Sul (quantidade; diversidade e qualidade dos minerais). Além de Serra Sul existe na cidade a Mina de Níquel do Vermelho (níquel); Usina Hidrometalurgica, Mina do 118. E a um raio menor de 25 km a mina de Cobre do Cristalino.
Segundo noticiários está previsto para a implantação de Serra Sul a quantia em torno de R$ 10.000.000.000,00 (Dez bilhões) – Isto mesmo – Quantia superior a economia de paises como a Bolívia.
Outrossim, coloco-me a disposição para ser cicerone de investidores em imóveis na região. Sávio de Castro (94) 9144-9191; (94) 3328-2294; e ou sávio_parauapebas@yahoo.com.br
Observo, ainda que, o sul do Pará é atualmente a região com a maior taxa de crescimento populacional do país e em breve o “Estado do Carajás” deve emancipar. E a região do município de Canaã, hoje, é apontada como o local bastante apropriado para capital segundo critérios técnicos, como:
Centro geográfico do sul do Pará;
Acesso a grandes cidades: Orilandia ( via Cedere III); Parauapebas (via Cedere I) e Xinguara ( Via Gogó da Onça);
Boa bacia hidrográfica para abastecimento;
Cidade pouca acidentada;
Altitude superior a de Marabá e a de Parauapebas mais de 140m - implicando em uma enorme economia no tratamento de esgoto – todo por gravidade, redução com desabrigado nas enchentes.
Outrossim, coloco-me a disposição para ser cicerone de investidores em imóveis na região. Sávio de Castro (94) 9144-9191; (94) 3346-1410; e ou sávio_parauapebas@yahoo.com.br

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...