Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, agosto 11, 2009

Lançada campanha Respire – Eu Quero Ar Puro, de prevenção e combate às queimadas






A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), lançou nesta segunda-feira (10) a campanha Respire – Eu Quero Ar Puro, de prevenção e combate às queimadas urbanas, no bairro Liberdade II. O evento reuniu secretários municipais, vereadores, além de jovens ambientalistas e estagiários da Semma.
Em seu pronunciamento, o secretário de Meio Ambiente, Domires Reis, falou da importância das parcerias firmadas com as secretarias de Saúde (Semsa), Assistência Social (Semmas) e Corpo de Bombeiros.
“A campanha, além de ter como objetivo sensibilizar a comunidade sobre os malefícios das queimadas à saúde, visa chamar a atenção da população para o aquecimento global. Iremos realizar, paralelamente às atividades de fiscalização, um trabalho de educação ambiental”, destacou o secretário, que na oportunidade agradeceu a participação dos jovens ambientalistas, do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap) e da equipe de estagiários da Semma, que irão realizar o trabalho educativo de casa em casa, bem como em algumas escolas.
O secretário municipal de Saúde, Evaldo Benevides, enfatizou sobre a preocupação do Governo Cidadão com a saúde dos munícipes. “As queimadas urbanas provocam sérios danos à saúde, como bronquite, pneumonia e tosse, e quando a prefeitura se preocupa com essa prática, manifesta preocupação com a saúde”, declarou o secretário.
De acordo com o representante do Corpo de Bombeiros, Marcos Lameira, além do combate ao incêndio, o Corpo de Bombeiros está incentivando a população a denunciar, bem como repreender os infratores. “Não queremos apenas ter uma atitude reativa em relação às queimadas, mas sim preventiva, com a participação da comunidade”, enfatizou.
O vereador Raimundo Vasconcelos reforçou a necessidade do envolvimento da comunidade na campanha, afirmando que não basta somente a Secretaria de Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiros estarem empenhados na prevenção de incêndios. “É preciso que toda a comunidade também se envolva no combate às queimadas”, frisou.
Após o cerimonial de lançamento da campanha, uma equipe de 26 educadores ambientais, entre eles estagiários da Semma e jovens ambientalistas, visitou moradores do bairro para falar sobre a campanha e da necessidade da participação de cada um.
“A população é a maior prejudicada com as queimadas, principalmente as crianças. As pessoas deviam se conscientizar sobre as doenças causadas pelos incêndios e procurar não fazê-los, pois é uma falta de respeito com a gente que fica exposta aos males”, disse a moradora do bairro Liberdade II, Mirian Santos, 32 anos.
A coordenadora de Educação Ambiental da Semma, Hadla Silva, informou que a campanha “Respire” será realizada, por meio da Secretaria Itinerante, nos bairros onde tem maior incidência de queimadas, como Nova Vida, Vila Rica e Rio Verde.

“A partir da realização de educação ambiental de porta em porta nesses bairros e em algumas escolas, esperamos sensibilizar os moradores sobre os males que são causados com a prática de queimadas”, observou a coordenadora. (Beatriz Sales)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...