Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, setembro 22, 2009

Vale inaugura uma das maiores pelotizadoras do mundo


Empreendimento em Minas Gerais recebeu investimentos de R$ 2,3 bilhões, o segundo maior no estado, e gerou 20 mil empregos diretos e indiretos durante a obra


A Vale inaugura o Projeto Itabiritos nesta terça-feira, 22 de setembro. A unidade integra pelotização e usina de concentração de minério de ferro e é uma das maiores pelotizadoras do mundo: tem capacidade nominal para 10 milhões de toneladas de minério de ferro e 7 milhões de toneladas de pelotas por ano. Ao todo, foram investidos R$ 2,3 bilhões, o segundo maior investimento da Vale em Minas Gerais desde a inauguração da Mina de Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo. Itabiritos está localizado em dois complexos mineradores da Vale: Vargem Grande, em Nova Lima, e Pico, no município de Itabirito. Durante as obras, foram gerados 20 mil empregos diretos e indiretos, 7.500 dos quais no pico da construção. Na operação trabalham mil pessoas entre próprios e contratados, sendo 340 na pelotizadora e 660 na usina de concentração.
A usina de pelotização, concebida a partir de experiências e conhecimentos adquiridos pela Vale em outras unidades, é também uma das mais modernas e ambientalmente eficientes do mundo. As novas tecnologias adotadas no projeto possibilitam redução no consumo de energia e água, bem como reduzem a emissão de particulados. Para manter o forno em 1.350 graus Celsius com menor gasto de energia foram utilizadas cerca de 4 mil toneladas de material refratário, entre tijolos, massa e isolantes térmicos. A recondução de gases quentes no forno também ajuda a reduzir o consumo de combustíveis.
Além disso, a nova usina de pelotização permite a exploração das reservas de itabiritos da Mina do Pico com responsabilidade ambiental, maximizando o aproveitamento do pellet feed, transformando-o em pelotas, um produto de alto valor agregado valorizado pela indústria siderúrgica, evitando assim o seu descarte como rejeito. Estudos para a implantação do projeto identificaram reservas de mais de 600 milhões de toneladas de minério de ferro, predominantemente itabiritos, suficientes para manter as operações locais por, pelo menos, mais 25 anos. A usina de pelotização será também alimentada, em parte, pela produção das minas de Tamanduá e Capitão do Mato, ambas em Nova Lima.
Com a pelotizadora de Vargem Grande, a Vale atinge a capacidade nominal de produção de pelotas de 48 milhões de toneladas/ano. A Vale tem, ainda, participação na Samarco, que opera três plantas de pelotização com capacidade de produção de 22 milhões de toneladas/ano. Em Minas Gerais, a capacidade de produção da Vale passará de 4,5 milhões para 11,5 milhões de toneladas/ano.
Benefícios socioambientais
Além da geração de emprego e tributos, o Projeto Itabiritos resultou de um amplo planejamento entre a Vale e as prefeituras locais, que trouxe benefícios socioambientais para toda a região. Dentre as melhorias, merece destaque a implantação do Parque Ecológico Municipal de Itabirito, composto por um Centro de Educação Ambiental, espaço para oficinas, anfiteatro, arena para shows, viveiro de pássaros e borboletário, trilhas para caminhadas e outras estruturas. Além disso, o espaço Alto do Cristo, tradicional ponto turístico da cidade, foi revitalizado e a Vale adquiriu 1.782 hectares da área do Córrego Seco para transformá-la em Unidade de Conservação.
A cidade ganhou também em infraestrutura: uma nova sede para o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), com mais de 3 mil metros quadrados; os bairros Padre Adelmo e Padre Eustáquio foram interligados por uma ponte que os conectou à escola Ana Amélia Queiroz; e o sistema de abastecimento de água do município recebeu dois novos reservatórios. A exemplo de Itabirito, o município de Nova Lima também se beneficia com diversos programas socioculturais: Teatro Móvel Giramundo, Escola de Música de Nova Lima, Praça Quatro Elementos, Atleta do Futuro (parceria da Vale com o Sesi de Nova Lima), Atleta Cidadão e Quick Cidadania.
Outro programa da Vale que será implantado em Nova Lima, no bairro Jardim Canadá, é a Estação Conhecimento - Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico. O projeto vai beneficiar cerca de mil crianças com atividades esportivas, cursos profissionalizantes - conforme demanda da região - cultura. O público-alvo da Estação são jovens entre 7 e 19 anos. Atualmente, existe uma unidade em Tucumã, sudeste do Pará, região onde a Vale desenvolve o projeto de níquel Onça Puma. A unidade foi a primeira de uma série de 15 núcleos a serem construídos até 2015 nos estados de Maranhão, Minas Gerais, Espírito Santo, Pará, Sergipe e Rio de Janeiro, beneficiando 30 mil crianças e adolescentes. Os atletas que conseguirem índices internacionais nas modalidades de judô, atletismo e natação poderão ser selecionados para treinar no Centro de Excelência do Programa Brasil Vale Ouro, no Rio de Janeiro. A meta é formar atletas olímpicos.
Nova Lima conta também com o Projeto Fred, com oficinas de tapeçaria para adultos das comunidades do bairro Pilar e Jardim Canadá. A oficina de tapetes representa uma alternativa de renda, a partir do aprendizado artesanal e da interação cultural com o campo das artes plásticas e visuais. Os tapetes serão expostos em galerias, shoppings, hipermercados e outros pontos de venda. Já o Instituto Kairós - Projeto Do Lin Do Lá desenvolve atividades e oficinas ambientais, sociais e culturais para as crianças que estudam na Escola Municipal Ruben Costa Lima. A ideia é que as crianças de São Sebastião das Águas Claras - Macacos possam aprender um pouco mais das tradições da região por meio da valorização cultural local. O projeto é integrado à Secretaria de Educação do Município de Nova Lima e, de uma maneira inovadora, faz parte da Escola de Tempo Integral.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...