Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, novembro 17, 2009

Convênio entre Vale e Rede Celpa contribuirá para o desenvolvimento de Ourilândia do Norte e Tucumã


Convênio entre Vale e Rede Celpa contribuirá para o desenvolvimento de Ourilândia do Norte e Tucumã
Cerimônia de assinatura de convênio marca a entrega do novo sistema de distribuição de energia
Uma parceria inédita no Brasil vai gerar inúmeros benefícios e disponibilizar energia de melhor qualidade para municípios do sudeste do Pará. A parceria vai ser concretizada por meio de uma cerimônia nesta quarta-feira, 18, onde será realizada a assinatura oficial de um convênio entre a Vale e a Celpa, às 14h, no Centro de Educação Profissional, em Ourilândia do Norte, a 925 Km da capital Belém.
A participação da Vale nessa parceria é ceder uma parte da capacidade ociosa da subestação da unidade operacional Onça Puma, em Ourilândia. Este suprimento terá a capacidade de atender uma população de 100 mil pessoas envolvendo os municípios de Ourilândia do Norte, Tucumã e também São Felix do Xingu, além de liberar mais energia para Xinguara e região.

A operação industrial de Onça Puma não afetará o fornecimento de energia para a comunidade, pelo contrário, a Vale está disponibilizando capacidade livre atualmente no seu sistema de 230kV, não sendo necessário nenhum investimento das prefeituras dos municípios. No entanto, o valor do investimento da Vale para levar a energia de Canaã dos Carajás à Ourilândia é de cerca de R$ 218 Milhões. Desta forma, Ourilândia do Norte é uma experiência inédita no País, pois não existe outro caso em que uma concessionária compartilhe o sistema de distribuição com um consumidor.
Atualmente, a insuficiência da capacidade do sistema de energia elétrica da região para a demanda é uma das principais deficiências dos municípios de relacionamento do Projeto Onça Puma, que está em fase de implantação. E como energia elétrica é um setor estratégico para o desenvolvimento socioeconômico da região, o convênio entre as duas instituições vai ampliar o fornecimento de energia elétrica por meio do uso da linha de transmissão construída pela Vale com 257 km de extensão, que leva energia ao Projeto Onça Puma. Com esta parceria, a Celpa poderá utilizar também dessa energia da Linha de Transmissão.
A parceria já foi autorizada pelos Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e demais órgãos competentes. A energia que vai para a Celpa fisicamente vem do mix de geração do sistema interligado, cuja matriz primária é quase em sua totalidade de origem hidráulica
A operação conjunta Vale/Celpa vai aumentar a qualidade da energia de Ourilândia e Tucumã sensivelmente, com imediato impacto social positivo nas comunidades. Este novo sistema ampliará a capacidade de transformação para atender a crescente demanda do comércio, indústria e população, além de melhoria na qualidade de fornecimento para os consumidores já atendidos com a redução significativa dos desligamentos e a queima de equipamentos.
Segundo Paulo Cezar Esteves, Gerente Geral de Responsabilidade Social Norte, com a parceria, a Vale busca inserir sempre sua responsabilidade social apoiando os municípios onde a empresa está inserida, contribuindo na melhoria da infra-estrutura e gestão publica, bem como no desenvolvimento humano e econômico, executando ações que melhorem a qualidade de vida da população.

A obra, sob responsabilidade da Celpa, foi iniciada em meados de julho deste ano com previsão de conclusão até dezembro de 2009. Esta conexão vai operar até o final de 2011 e, a partir de 2012, a Celpa implantará na região um novo reforço do sistema elétrico que irá atender as cargas atuais e futuras de forma definitiva. O reforço do sistema a partir de 2012 também só será possível em função do investimento da Vale, onde a conexão partirá da subestação (SE) INTEGRADORA e alimentará a SE XINGUARA da Celpa em 230kV.
Serviço: assinatura de convênio entre a Vale e a Rede Celpa, quarta-feira, 18, às 14h, no Centro de Educação Profissional, R. Kayapó nº 9, Setor Novo Horizonte, em Ourilândia do Norte.
Para mais informações à imprensa:
Diane Maués: (91) 3215-2462/8406-9026

Belém, 17 de novembro de 2009


Assessoria de Imprensa - Tel: 91 3215-2461 / Cel: 91 3215-2462

Lívia Amaral (Belém) - Tel: 91 3215-2460 / Cel: 91 9100-9276

Regina Rozin (Sudeste do Pará) - Tel: 94 3327-4763 / Cel: 94 8803-1039

www.vale.com/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...