Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, novembro 13, 2009

Fundação Vale entrega projetos de infraestrutura e habitação a municípios paraenses


Neste mês, a Fundação Vale entregou aos prefeitos do sudeste do Pará os primeiros projetos nas áreas de infraestrutura e habitação. A ação é fruto da parceria entre a Fundação Vale e dez municípios paraenses (Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte, Marabá, Eldorado do Carajás, Parauapebas, Tucumã, Curionópolis, Paragominas, Abaetetuba e Barcarena) que assinaram protocolos de intenções nas áreas de gestão, infraestrutura urbana, habitação e desenvolvimento humano e econômico. Os investimentos de 2009 em projetos somam R$ 10 milhões.

Ourilândia do Norte foi a primeira cidade paraense a receber, oficialmente, o projeto de pavimentação e drenagem urbana, que vai atender 22 mil pessoas. Com o processo em estágio avançado, o município aguarda a liberação de R$ 20 milhões, do Governo Federal, que permitirão zerar seu déficit de água. Canaã dos Carajás também recebeu projetos de abastecimento de água e sistema de esgotamento sanitário, que contemplam tanto a zona rural quanto urbana, além de projeto para conjunto habitacional na área urbana, beneficiando cerca de 10 mil pessoas.

Com os projetos, os municípios entram em fase de captação de recursos do Governo Federal. "Quando realizamos parceria entre empresas, poder público e a sociedade, o resultado é muito positivo. Nós precisamos ter projetos executivos para ajudar as prefeituras na captação de recursos. Até o fim deste ano, pretendemos entregar os projetos a todos os municípios paraenses que assinamos os protocolos de intenções", afirma Silvio Vaz, diretor-presidente da Fundação Vale.

Foco nos municípios

As ações da Fundação Vale refletem sua responsabilidade social em estruturar projetos que contribuem com o crescimento dos municípios onde a Vale atua, priorizando investimentos que incluem o desenvolvimento humano e econômico das comunidades em parceria com o poder público e instituições não governamentais. "Nosso foco está na necessidade de criar políticas e ações que melhorem a qualidade de vida da população. Por isso estamos atuando em programas estruturantes", reforça Silvio Vaz.

A dinâmica de trabalho entre a Fundação Vale e as prefeituras no desenvolvimento das ações previstas no protocolo de intenções é totalmente integrada. À Fundação cabe investir no apoio à gestão e preparação de projetos executivos e de engenharia básica para reduzir o déficit de infraestrutura e habitação. Além disso, a Fundação apoia a implementação dos projetos e acompanhará as obras e a captação de recursos dos governos estadual e federal. Já as prefeituras municipais, entre outras ações, são responsáveis em direcionar os recursos disponíveis para a gestão, implantação e execução de projetos que beneficiem as comunidades.

Legenda Foto: Sílvio Vaz (mais à direita), diretor-presidente da Fundação Vale, entrega projeto executivo ao prefeito de Canaã dos Carajás, Anuar Alves (mais à esquerda).

Parauapebas, 13 de novembro de 2009



Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...