Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, novembro 14, 2009

MISSIONÁRIO BATISTA DELBERT CANRIGHT: UM VISIONÁRIO DE DEUS.

Missionária Alice Canright


Pastor Esteliano, seu filho Ediel, Missionária Alice, Edizinete
de Sousa, e Andrea Denise, filha da missionária.

Templo da Igreja Batista Central em Barretos.

Quando o Brasil foi “descoberto” (tomado de assalto) por Pedro Álvares Cabral e seus capatazes, com ele veio um representante do catolicismo romano com o objetivo de catequizar os verdadeiros donos deste mais novo território desconhecido pelos europeus, conhecidos como Silvícolas, posteriormente denominados de Índios. O nome do representante religioso que rezou a primeira missa em solo brasileiro em 26 de abril de 1500 era frei Henrique Soares, dando assim, início a implantação da doutrina do catolicismo romano.

No dia 12 de dezembro de 1968, desembarca no Brasil o Missionário Batista, Pastor Delbert Canright e sua família composta por Alice, sua esposa, e seus quatro filhos Danny, Darrell, Dell e Alisa DeLynn. Sua missão era trazer a verdadeira doutrina de Cristo aos brasileiros, através do ensino da Palavra de Deus, usando única e exclusivamente a Bíblia Sagrada. A princípio passou por Manaus, capital do Amazonas, ficando umas três semanas com os colegas pastores naquela cidade visitando as igrejas deles onde sentiu um forte desejo de apressar o estudo da língua portuguesa para falar de Cristo ao povo brasileiro ao qual Deus o chamou.
Chegando na cidade de São Paulo num domingo de manhã, todos tontos e com mal estar geral devido ao vôo um pouco turbulento, pois, fora a primeira viagem de avião que a família Canright estava fazendo. Só o Pastor foi na igreja e o seu coração de novo bateu forte sentindo a necessidade do povo deste grande país.
Ficou na casa do casal Pickett até que ele se mudou para o interior e alugando um casa onde passou a morar com sua família na atual Avenida dos Bandeirantes, na época uma ruazinha de terra. O Pastor e sua esposa Alice, entraram na escola de línguas para missionários e seus quatros filhos entraram na escola Academia Cristã Pan Americana – PACA, uma escola fundada para filhos de missionários estrangeiros. Naquele ano trabalhou na 1ª Igreja Batista do Parque Bristol fundada pelo missionário Clifford New. Durante este tempo aprendeu a língua, os costumes e a cultura do povo brasileiro e aprendeu a amar muito mais este povo carente do evangelho de Cristo. O coração ardeu com vontade de poder comunicar a estas pessoas carinhosas, sorridentes e hospitaleiras que o recebeu juntamente com sua família tão bem.
Chegando quase no fim de completar o estudo da língua, o casal começou a orar buscando a vontade de Deus para o lugar de Sua escolha para ele trabalhar. O Pastor Jaime Rose, de Ribeirão Preto, tinha um programa na rádio que era transmitido também na cidade de Barretos. O casal Elpídio Gomes o assistia e entrou em contato com o Pastor desejando que ele ajudasse a procurar um missionário Batista Independente para fundar uma Igreja na cidade onde morava. O Pastor Rose escreveu para o Pastor Delbert e este entrou em contato com o casal Gomes. Uma data foi acertada para um culto na casa dele e o Pastor Dosoaldo Agnesini foi junto e pregou naquele culto que contou com um bom grupo de pessoas. No dia 02 de novembro de 1969, uma segunda visita foi feita e mais um culto realizado no quintal do casal Gomes. O Pastor Delbert orou a Deus pedindo que se fosse a vontade dEle que ele começasse um novo trabalho nesta cidade, que salvasse alguém nesse culto quando pela primeira vez, pregou na língua portuguesa. Mais uma vez um bom grupo compareceu e um bom culto foi realizado. Quatro adultos confessaram a Cristo como Salvador pessoal de suas vidas, um deles um senhor de 84 anos chamado Melquisedeque. Certo da vontade de Deus, o casal voltou a São Paulo, formou-se da escola de línguas no dia 19 de novembro de 1969 e começou a preparar a mudança para Barretos.
Irmão Elpídio Gomes ajudou a encontrar uma casa bem no centro da cidade, na Avenida 21, 1087 e no dia 11 de fevereiro de 1970, o casal se mudou. No velho Rural Willys chegaram a Barretos a família toda com bastante bagagem e o cachorro “Snippy”, parecendo a “Família Buscapé”! Risos. Todos dormiram no chão da garagem aguardando a mudança que logo chegara de caminhão.
Depois de muitas visitas nas casas de pessoas conhecidas pelo casal Gomes, que estavam afastadas do evangelho, o primeiro culto foi realizado na garagem da casa na Avenida 21 e contou com a presença de 35 pessoas. Os primeiros bancos foram feitos de latas grandes de óleo com tábuas emprestadas por cima e essas forradas com cobertores. No dia 15 de março de 1970 realizou-se a primeira Escola Bíblica Dominical com 31 pessoas presentes e 52 no culto da noite. A Igreja Batista Bíblica, o seu primeiro nome, cresceu e na residência do casal atingiu até 130 pessoas no culto e de 70 a 80 na Escola Bíblica. Várias classes foram formadas e muitas pessoas aceitaram a Cristo como Salvador. Logo fez-se necessário a mudança para um lugar maior.
Um salão e uma casa grande foram alugados na Rua 30 com a esquina da Avenida 17 e a Igreja continuou a crescer. O nome da Igreja foi substituído por “Igreja Batista Independente”. Chegou o tempo das férias do casal Canright e foi procurado um pastor e/ou obreiro para cuidar da Igreja na sua ausência. O Pastor Aloísio Batista de Souza assumiu as atividades da Igreja durante a ausência do Pastor Delbert. Na ausência do Missionário e sua esposa Alice, aconteceram alguns problemas que contribuíram para a decadência do trabalho e a baixa freqüência das pessoas e até mesmo afastamento de muitos membros da Igreja como de visitantes. Logo que o casal retornou de suas merecidas férias, seu peculiar desempenho na obra de Deus, fez recuperar o trabalho do Senhor e a Igreja voltou a crescer de tal forma que surgiu a necessidade de se comprar uma propriedade para acolher “os que a cada dia o Senhor acrescentava os que iam sendo salvos”. Assim, foi comprado um lote na Avenida 17, 1467 entre as Ruas 32 e 34. Logo em seguida foi comprado o segundo lote ao lado e mais tarde o dos fundos com a frente para a Rua 34. O terreno foi murado e começou a se pensar na construção do templo. Um construtor foi contratado e a construção se iniciou. Adiantou-se ao primeiro construtor a quantia de CR$ 30.000,00 (US$ 5.000,00) e o alicerce do templo foi sendo construído. Infelizmente por vários motivos (falta de documentação em dia e por desonestidade da parte do construtor), a obra foi embargada pela prefeitura e o dinheiro gasto foi perdido. Um segundo construtor foi contratado e as paredes do templo começaram a ser levantadas. Durante um forte temporal, tudo foi ao chão. Recomeça-se a obra e a Igreja mudou-se usando o novo templo só com as paredes erguidas. Aos poucos se concluiu essa primeira etapa. O terreno, e o pequeno templo foram dedicados ao Senhor. A Palavra foi pregada e ensinada e a Igreja cresceu. A freqüência chegou a 178 pessoas em uma conferência realizada pelo Pastor Josué Félix, de São Paulo. Muitas pessoas confessaram a Cristo e várias desceram às águas batismais. A Igreja foi organizada oficialmente em setembro de 1975 com vários membros e mais uma vez, seu nome foi substituído por “Igreja Batista Central”, devido a sua localização. Sentindo a necessidade de entregar a Igreja a um Pastor brasileiro, o casal novamente saiu de férias e no seu retorno, mudou-se para a capital onde fundou em Abril de 1983, o templo da Igreja Batista em Vila São José. Hoje o casal Canright, estão em gozo de sua merecida aposentadoria em seu país de origem, fazendo das palavras do Apóstolo Paulo as suas palavras: “Combati o bom combate, completei a carreira, e guardei a fé”. 2º Timóteo 4:7.
A Igreja Batista Central de Barretos, foi surpreendida no culto de oração a noite, na última quarta-feira, dia 11 do mês em curso, com a presença da Missionária Alice Canright, acompanhada por uma de suas filhas, depois de mais de uma década de retorno a América, o que deixou os presentes muito felizes. Felicidade maior ainda para o Pastor Esteliano de Moraes Sousa que atualmente está no comando da Igreja, porque além do mesmo está dando prosseguimento a obra que a família americana Canright fundou nesta cidade de Barretos, existe o vínculo familiar com esses servos do Senhor como genro dos mesmos. Seu primeiro casamento foi com uma de suas filhas Alisa Delynn Canright, que já está na glória (atualmente é casado com a irmã Edizinete Rocha de Sousa tendo um filho adolescente com a mesma Ediel Rocha de Sousa), mas deixou como herança de um matrimônio abençoado por Deus, uma filha que mora nos Estados Unidos que recentemente lhe deu um netinho que recebeu o nome bíblico de Calebe.

Rogamos a Deus que muitos crentes em Jesus Cristo tenham a disposição desse casal americano que dedicou parte de sua vida a causa do evangelho, trazendo ao Brasil o conhecimento da Palavra de Deus através da pregação da verdadeira doutrina de Cristo que está ao alcance de todos na Bíblia sagrada.

Deus seja louvado! A Ele, toda a honra e toda a glória!

4 comentários:

Anônimo disse...

eu sou Emanuel Veloza Fernandes, fui membro da igreja que Delbert R Canright fundou em Barretos, foi na época em um salão de esquina, depois de passar pelos cultos na casa deles, fui batizado nas aguas claras de um riacho do outro lado da rodovia, como aconteceu com joão (num riacho) a ultima vez que fiz contato com Delbert ele esta na WalMart e perdi o contato.. pretendo manter contado com ele, com a esposa Alice, com os filhos ou com a neta nos USA. Se alguem se lembra de mim, escreva: evevife@yahoo.com.br sejam bem vindos a unica coisa boa neste mundo que é a amizade... e o amor

Anônimo disse...

Sou eu novamente, Emanuel Veloza Fernandes e digo que continua esperando resposta dos irmãos da igreja Batista fundada pelo grande pastor Delbert R Canright e sua familia, peço a todos aqueles que se lembram de mim, que mande uma mensagem falando de si e de sua familia, vai ser bom rever os antigos amigos... o meu email mudou por problemas técnicos e é: emanuelveloza@yahoo.com.br dai, eu ficar esperando pelas palavras dos amigos... abraços a todos.

Anônimo disse...

Eu acho que o momento de se manifestar sempre é o hoje e agora, dai aqueles que tiveram a felicidade de conhecer o Pastor e família deveriam fazer comentário neste blog, expressando seus reais sentimentos... abraços a todos aqueles daquele tempo bom em que juntamente comigo demos um pouco de trabalho, coisas de adolescência... Manifestem-se. abraços.

Unknown disse...

Meu nome é David Lins de Oliveira. Em 1970 fui morar em Barretos, meu pai era locutor da então Rádio Clube de Barretos. Eu tinha apenas 6 anos, mas lembro quando minha mãe procurando uma igreja para congregar-se encontrou a Igreja Batista independente de Barretos o nome dela era Joana. Lembro bem do pastor Delbert,de como lotava a Rural Willis com irmãos e eu, meus irmãos, outras crianças íamos na mala da Rural,a Irmã Alice puxava o "corinho" Caminhando vou para Canaã... e lá íamos para trabalhos evangelísticos...Muito bom...dos batismos no rio... lembro dele tocando acordeon para acompanhar os hinos, era lindo o som... e recordo do concurso bíblico que me fez decorar todos os livros da bíblia que me fizeram saber manejar a Palavra e da Escola dominical onde aprendi a amar o Senhor e sua Palavra.Lembro do Del, Darel e da Denyse, sempre sinto saudades! Hoje sou Pastor e Missionário e meu irmão Daniel também e conhecemos ao Senhor em nossa infância através do Pr.Delbert Canright e sua linda Família! Glórias sejam dadas ao Rei por vocês meus amados!Fico muito feliz em saber noticias dessa amada família!

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...