Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, novembro 27, 2009

Vale e comunidade científica do Pará discutem desenvolvimento sustentável

Parceria entre mineradora, universidades e instituições definirá temas de pesquisa do Instituto Tecnológico Vale.
A Vale promoveu nesta sexta-feira, 27, no Hotel Crowne, em Belém, um workshop que faz parte do Seminário Vale e Comunidade de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável. O evento reuniu pesquisadores de várias universidades e instituições paraenses e de diferentes áreas de conhecimento para discutir e identificar temas que tenham potencial de expansão nas áreas de ciência e tecnologia.
O foco das discussões foi o avanço do conhecimento sobre o tema Desenvolvimento Sustentável. No seminário, após a apresentação institucional da Vale e ITV, os pesquisadores foram convidados a propor ideias que vão orientar futuras linhas de pesquisa inovadoras e estratégicas para o desenvolvimento sustentável do País. "Com esta iniciativa pretendemos descobrir o que a gente nem consegue imaginar ainda", explica Regina Bronstein, gerente-geral do Instituto Tecnológico Vale. "O objetivo da parceria com a comunidade acadêmica é promover novos horizontes para a empresa e para o desenvolvimento tecnológico do Brasil", completa.

Para Luiz Mello, diretor do ITV, "a Vale está propondo uma iniciativa nova para estimular a produção científica de excelência. Teremos unidades do ITV no Pará, São Paulo e Minas Gerais. A vinda de uma unidade do ITV para a capital paraense vai contribuir para o cenário científico da região e contribuir com o crescimento das instituições locais que produzem ciência e tecnologia".
A reitora da UEPA, Marília Xavier Brasil ressalta que a parceria da Vale com as Universidades e demais órgãos demonstra que é possível incorporar ciência para o desenvolvimento humano. "O ITV Pará é muito importante para a comunidade de Ciência e Tecnologia, para os cidadãos paraenses, enfim para a região e para o mundo todo".
João Crisóstomo Weyl, secretário adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) reforça que este projeto da Vale é fundamental e estratégico. "O ITV vem fortalecer as Universidades e demais instituições da área de ciência e tecnologia do Pará".
O Workshop Pará faz parte de uma série de quatro workshops que integram o Seminário Vale e Comunidade de Ciência & Tecnologia. Esta proposta tem como meta identificar as principais linhas de pesquisa que pautarão a atuação da unidade do Instituto Tecnológico Vale que será construída no Pará em 2010. No início deste mês de novembro foi realizado o workshop em São Paulo e, em dezembro, será a vez de pesquisadores de todo o país se reunirem no Rio de Janeiro. A localidade do quarto workshop ainda não foi definida.
A realização é uma parceria Vale com a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Instituto Evandro chagas (IEC), Embrapa Amazônia oriental e Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Pará (Sedect).
ITV
O Instituto Tecnológico Vale (ITV) coordena as ações de ciência e tecnologia da Vale e oferece incentivo à produção de pesquisas científicas e ao desenvolvimento econômico de base tecnológica no país. Entre as missões do ITV, esta a de gerar e difundir conhecimentos novos para o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental e também para a cadeia da mineração sustentável. O Instituto Tecnológico Vale é uma instituição sem fins lucrativos, de pesquisa e pós-graduação, para inovação em áreas de importância estratégica nacional e corporativa.

A primeira atuação do ITV ocorreu no Pará, no ano passado, através do estímulo à produção acadêmica por meio da destinação de R$ 4 milhões para bolsas de mestrado e doutorado no estado. Os projetos escolhidos têm temas variados e não precisavam estar ligados ao temas da mineração. A proposta desta iniciativa é que a interação empresa, universidade e instituições do governo incentive a produção científica de excelência e beneficie toda a comunidade.
Para mais informações à imprensa: Diane Maués (91) 3215-2462/8406-9026
Belém, 27 de novembro de 2009

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...