Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, dezembro 01, 2009

DNA do escândalo do mensalão é o mesmo

por Miriam Leitão

O DNA dos escândalos é o mesmo. A diferença é que esse foi mais bem documentado. Há fatos que se repetem no mensalão do PT, do PSDB mineiro e agora no do Democratas de Brasília. A corrupção está ficando previsível, repetindo o mesmo padrão.


Assim, a sociedade pode se defender criando regras para combater o problema. Em todos, os envolvidos disseram que era dinheiro para campanha como se isso fosse aceitável. Não. Caixa 2 é crime. As doações têm que ser feitas dentro das regras da Justiça Eleitoral. Dinheiro registrado, com origem, com nome do doador.


Outro fato que se repete é que empresas fornecedoras do governo ganham licitações e depois pagam comissão alimentando os esquemas. Remédio contra isso é aumentar o acesso da sociedade às informações de todos os contratos de fornecedores dos governos e das estatais.
Outros países viveram situação semelhante.

Conversei ontem com a Transparência Brasil. O que eles dizem é que isso não acontece só no Brasil. Mas só aqui os crimes têm ficado impunes e não há medidas para proteger o país da corrupção.


No Peru houve um caso igual a esse. Vladimiro Montesinos, braço direito do então presidente Fujimori, gravou a distribuição de dinheiro para políticos. Montesinos foi preso, ainda está. O governo caiu, Fujimori fugiu, foi apanhado e condenado. O país criou regras de transparência nos contratos e um Judiciário especializado em combater a corrupção.


Na Inglaterra, descobriram o pagamento indevido de despesas pessoais. Os beneficiados devolveram o dinheiro. Na Costa Rica, o governo dá desconto no Imposto de Renda para doadores de pequena quantia. Isso faz o cidadão se envolver mais com a política e reduz o poder das grandes empresas.


Nos Estados Unidos, o presidente nomeia 900 cargos em comissão, no Brasil, o presidente nomeia 60 mil. Lá, o indicado passa por investigações. Aqui não. O presidente Obama não pode nomear algumas autoridades que ele queria. Enfim, corrupção é uma doença curável. O remédio é mais transparência, regras objetivas e punição.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...