Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, dezembro 09, 2009

Vale contrata 100% dos alunos da turma de Engenheira Ferroviária


Os 29 participantes do curso de pós-graduação em Engenharia Ferroviária, oferecido pela Vale em São Luís (MA), já se preparam para começar a trabalhar na Vale. Todos os participantes estão sendo contratados pela mineradora e começam a exercer suas funções a partir de janeiro de 2010.

O curso faz parte do Programa de Especialização Profissional da Vale e reuniu recém-formados em engenharia de quatro regiões do país. Os engenheiros encerraram o curso com uma viagem de trem pela Estrada de Ferro Carajás (EFC) para conhecer a fundo toda a cadeia produtiva da empresa no Maranhão e Pará.


A oportunidade de ingressar em uma formação estratégica foi o que levou o engenheiro mecânico Alexandre Santos, de 27 anos, a sair de Belém (PA), para se especializar em São Luís. "Eu não tinha uma visão definida sobre o negócio ferroviário.

Na faculdade, não se ouvia falar sobre o assunto. O curso superou as minhas expectativas", afirmou. Interessado em máquinas térmicas desde os 13 anos, quando fez uma série de cursos de mecânica - hoje, Alexandre também é mestre em Vibrações e Acústica -, ele irá trabalhar na área de Máquinas de Via em Marabá (PA). "O pioneirismo da Vale pode incentivar outras empresas a preparar mais profissionais qualificados em processos semelhantes", acredita.

Quem também deixou sua terra natal, Rio Grande do Norte, para fazer o curso, foi o engenheiro de produção, André Cabral de Araújo, 24 anos, que não pensou duas vezes em arrumar as malas em busca de um novo desafio. "Foi uma experiência fantástica. Trouxe muito conhecimento técnico e prático também", atesta ele.


Saiba mais sobre a especialização


A formação compreendeu o desenvolvimento das competências técnicas, abordagens teóricas e práticas, aulas expositivas, além de visitas técnicas às áreas operacionais da Vale. Todos os participantes estão desenvolvendo um projeto de monogrofia que deverá ser apresentado em março de 2010.

Além da turma de São Luís, que já encerrou o curso, uma segunda turma se encontra em andamento, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
O programa tem o objetivo de formar especialistas para a cadeia produtiva de mineração, que compreende a própria mineração, porto e ferrovia.

Com 375 horas/aulas, a pós-graduação foi realizada em período integral durante dois meses e meio. Em São Luís, ela foi feita em parceria com a Universidade Dom Bosco (UNDB).
O programa de Especialização Profissional, oferecido pela Valer, área de educação da Vale, representa o compromisso contínuo da empresa com o desenvolvimento econômico e social das regiões em que atua, promovendo a formação para o trabalho, a cidadania e a inclusão social. No ano de 2008, o programa Especialização Profissional formou 330 alunos em três modalidades de pós-graduação: especialização em mina, em ferrovia e em porto.


Assessoria de Imprensa:

Tel: 91 3215-2461 / Cel: 91 3215-2462

Lívia Amaral (Belém) -

Tel: 91 3215-2460 / Cel: 91 9100-9276

Regina Rozin (Sudeste do Pará) -

Tel: 94 3327-4763 / Cel: 94 8803-1039
www.vale.com/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...