Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

Aproveitamento do caroço de açaí

< / a >

sábado, maio 30, 2009

Advogada ganha frigobar na prisão, e OAB quer também ar-condicionado

Enquanto presos tem ar-condicionado e ventilação, celas do sistema prisional alagoano estão tomadas pelo mofo e precisam de reformas

DESIGUALDADE DE CONDIÇÕES NA PRISÃO
Uma advogada acusada de corrupção e tráfico de drogas ganhou na Justiça de Alagoas o direito de ter um frigobar dentro da cela do presídio Santa Luzia, onde está presa desde setembro de 2008, em Maceió. A permissão foi dada pelo juiz da Vara de Execuções Penais, Ricardo Jorge. Segundo o magistrado, que assinou a autorização no último dia 23, Mary Any Vieira Alves tem direito ao frigobar por ter formação de nível superior especial. "Ela está presa há mais de seis meses e não há impedimento para a entrada de um frigobar na cela", afirmou.

Enquanto presos tem ar-condicionado e ventilação, celas do sistema prisional alagoano estão tomadas pelo mofo e precisam de reformas
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Alagoas afirma que os advogados têm direito a vantagens em relação aos presos de outros cursos superiores. Por isso, solicitou ainda que a direção do presídio fizesse uma adaptação que garanta a instalação de um ar-condicionado no local onde ela está presa, que será doado pela própria entidade. "O Estatuto da OAB garante a ela uma sala de estado maior, que inclusive não pode ter grades. Nós solicitamos à direção do presídio Santa Luzia que fosse feita um buraco para a instalação um ar-condicionado. Nós vamos doar o aparelho", disse o presidente da OAB-AL, Omar Coelho. Para ele, é necessário também a "colocação de uma mesa para que ela continue exercendo suas atividades".Na última quarta-feira (26) a advogada teve um pedido de habeas corpus negado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas. Ela chegou a ter o registro profissional suspenso por 90 dias, mas o caso ainda está sob análise da OAB.Procurada pelo UOL Notícias, a gerente-geral do presídio, Margarida Maria da Silva, informou que não tinha autorização para falar à imprensa.
"Frigobar para todos os presos"Jarbas Souza, presidente do Sindapen (Sindicato dos Agentes Penitenciários), afirma que a decisão revoltou os demais presos. Por isso, o sindicato pretende iniciar uma campanha inusitada. "Vamos fazer campanha agora para que todos os detentos tenham frigobar na cela. O cidadão tem que ter direitos iguais", disse. Segundo ele, "existe um decreto estadual, de fevereiro de 2000, no qual não constam essas regalias"
.O juiz Ricardo Jorge confirmou a existência do decreto, mas alega que a determinação não atinge o caso de Mary Any. "Existe de fato um decreto estadual que não autoriza a entrada de televisão e aparelhos nos presídios. Mas isso não serve para presos especiais", assegurou o magistrado.
Mesmo doando o aparelho, o presidente da Ordem também afirma que gostaria de ver todas as regalias em presídios e em foros acabarem no país. "Pessoalmente, sou contra qualquer tipo de regalia, mas enquanto estiver na lei, vou fazer o quê?"Há pouco mais de um mês, a OAB-AL denunciou problemas no sistema prisional de Alagoas, inclusive com "regalias fora da lei". Um relatório entregue ao Ministério Público, em abril, aponta que presos seriam colocados em celas de seis metros quadrados para serem torturados e só seriam libertados após o pagamento de propinas a diretores.
Especialista diz que estatuto não prevê regaliasEspecialista em direito constitucional, o advogado César Galvão alerta que é preciso bom senso para interpretar o que diz o estatuto da OAB, questionando a necessidade da instalação de ar-condicionado e frigobar na cela onde está Mary Any. "Isso foge ao entendimento do que é 'uma prisão em condições de higiene e segurança adequadas', como consta no estatuto", acredita. Galvão explica que cabe ao judiciário inspecionar a adoção dos benefícios concedidos a advogados presos, e não à OAB decidir se o estatuto está sendo cumprido.
"O STF [Supremo Tribunal Federal] julgou constitucional o direito aos advogados previstos no estatuto da OAB, mas com exceção da expressão 'assim reconhecida pela OAB'. Ou seja, quem tem que vistoriar é o poder judiciário", explicou. Ainda segundo o advogado, o benefício só vale até o momento da condenação. "Tanto a prisão especial e domiciliar, como a garantida pelo estatuto da Ordem, só são válidas durante o trâmite da ação penal. Ou seja, até a posterior condenação com trânsito em julgado. A exceção é para o agente penitenciário, que permanece com essa prerrogativa durante toda a execução da pena", explicou.
Para o especialista, "a prisão especial não deveria ser definida pelo simples fato de ser portador de diploma, mas sim certas funções que lidam diretamente com o crime, como um promotor e o próprio advogado. Tanto que a discussão chegou ao Senado, que aprovou o fim dessas regalias."De fato, o Senado decidiu pelo fim das prisões especiais no país. No último dia 1° de abril, um projeto de lei foi aprovado no plenário e agora espera a votação da Câmara e a sanção do presidente Lula para se tornar lei. A proposta retira os benefícios das pessoas formadas em cursos superiores e de ministros, governadores, deputados, prefeitos e vereadores, que passariam a ficar em celas normais.

sexta-feira, maio 29, 2009

Protógenes Queiroz será alvo de dois novos inquéritos da Polícia Federal

O herói brasileiro
Delegado Protógenes

Ele já é réu em ação por violação de sigilo funcional e fraude processual.
Abertura das novas investigações foi determinada pela Justiça Federal.

O delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz na Câmara, em março passado
O delegado afastado da Polícia Federal Protógenes Queiroz será alvo de dois novos inquéritos: um por supostas espionagem a autoridades e outro por ligação com desafetos do banqueiro Daniel Dantas, preso por Protógenes na Operação Satiagraha.

As informações são da assessoria de imprensa da Justiça Federal. A determinação da abertura dos inquéritos foi dada pelo juiz Ali Mazloum, da 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo, no mesmo dia em que o magistrado determinou que Protógenes virasse réu por violação de sigilo e fraude processual por sua atuação na Satiagraha, na última segunda (25).
Segundo a assessoria da Polícia Federal, ainda não foram designados delegados para o comando das investigações. No inquérito de espionagem, o juiz determinou que sejam investigadas interceptações telefônicas e filmagens ilegais e monitoramento de autoridades do governo, magistrados, políticos, advogados e jornalistas. O outro inquérito se refere a diversas ligações telefônicas entre Protógenes e empresários que têm processos contra Dantas na Justiça. Procurados pelo G1, Protógenes e seu advogado não foram localizados.

Justiça aceita denúncia, e Protógenes vira réu por violação de sigilo e fraude
Ministério Público denuncia delegado Protógenes Queiroz à Justiça
Nova relatora aceita indiciamento de Dantas, mas poupa Protógenes e Lacerda
‘Justiça brasileira existe e se fez valer’, diz Protógenes
Réu por quebra de sigilo
Ao denunciar Protógenes por quebra de sigilo - que acabou sendo aceita pelo juiz -, o Ministério Público Federal entendeu que o delegado teria cometido três crimes: violado o sigilo funcional duas vezes ao supostamente transmitir informações sobre a operação para jornalistas e cometido uma fraude processual porque teria alterado um vídeo produzido durante a investigação. Executada no dia 8 de julho de 2008, a Operação Satiagraha, investigou um suposto esquema ilegal de investimentos no exterior e tentativa de suborno a um delegado da Polícia Federal para impedir as investigações. Dezessete pessoas chegaram a ser presas, entre elas, o banqueiro Daniel Dantas, Entre o doleiro Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. Pela tentativa de suborno, a Justiça condenou Dantas a dez anos de prisão e R$ 12 milhões de multa por corrupção ativa. Ele ficará em liberdade até decisão final sobre recurso da sentença.

Suzane von Richthofen acusa promotor de assédio

Suzane

A Corregedoria Geral do Ministério Público Estadual (MPE) investiga a veracidade ou não de um depoimento de Suzane von Richthofen, de 25 anos, prestado à juíza da Vara de Execuções da Comarca de Taubaté, Vale do Paraíba (SP). Condenada pelo assassinato da mãe e do pai, em outubro de 2002, Suzane declarou que o promotor de Justiça Eliseu José Berardo Gonçalves se apaixonou por ela e a levou duas vezes para seu gabinete quando esteve presa na Penitenciária de Ribeirão Preto. O promotor nega todas as acusações.
Em depoimento, Suzane afirmou que o promotor, da Vara das Execuções Criminais de Ribeirão Preto, esteve na unidade prisional para tirar algumas fotos da cela onde ela convivia com outras presas. Suzane disse que dias depois ela foi conduzida ao gabinete do promotor, em local fora da prisão, e permaneceu a sós com ele por várias horas. O promotor teria feito indagações sobre a vida pessoal dela. Após 10 dias, ela disse que foi novamente levada ao gabinete dele, de ambulância e sem algemas. O promotor teria providenciado música ambiente, com CDs românticos, e disse que havia se apaixonado por ela.
Cinco páginas do depoimento foram divulgadas na internet. Em nota enviada ao Jornal da Tarde, o Tribunal de Justiça informou que: "Não há como confirmar ou não o depoimento de Suzane por se tratar de matéria que envolve preservação da intimidade da parte. Ou seja, caso tenha havido tal fato e tenha sido, eventualmente, juntada documentação referente a ele no processo, a matéria seria protegida por segredo de justiça". Procurado, o advogado de Suzane, Denivaldo Barni Júnior, afirmou que não queria falar sobre o caso.
O promotor Eliseu José Berardo Gonçalves negou as acusações feitas por Suzane. Ele disse que ela terá de provar na Justiça tudo o que declarou. Gonçalves afirmou ainda que o depoimento dela foi há uns dois anos e que a Corregedoria-Geral do MPE investiga o caso. "A Corregedoria é um órgão sério e isento. Estou tranquilo. Tenho consciência do que fiz ", argumentou. O promotor admitiu ter ido à cela de Suzane e tirado fotos, pois, segundo ele, havia denúncia de supostos privilégios às presas daquele xadrez. Gonçalves também confirmou que Suzane foi duas vezes a seu gabinete para ser ouvida sobre as supostas regalias. As informações são do Jornal da Tarde.

quinta-feira, maio 28, 2009

Livro de Manoel de Barros não é impróprio para 6ª série, diz secretaria

Obra distribuída a alunos da 6ª série em SP contém textos eróticos.
Secretaria informa que livro não será recolhido.
Análise de livros escolares termina nesta quinta-feira, diz secretário de SP
Secretário de SP admite falha em escolha de livro inadequado a alunos da 3ª série
Governo de SP envia livros inadequados a alunos da 3ª e 6ª séries
SP distribui livro com palavrões para escolas estaduais
A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo informou nesta quinta-feira (28) que não vai recolher nas escolas públicas o livro “Memórias Inventadas”, de Manoel de Barros. A reportagem do SPTV revelou nesta quinta-feira (28) ter sido procurada pela mãe de um aluno da sexta série da rede pública em São Paulo. A mulher, que pediu para não ser identificada, apontava que o conteúdo da obra não seria adequado a estudantes desta faixa etária.
O livro do poeta premiado tem vários textos eróticos. Ela disse que o filho dela teve de fazer um trabalho escolar a partir da obra que conta experiências sexuais.
Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, a obra foi indicada por especialistas das mais respeitadas universidades brasileiras. O livro foi distribuído aos alunos dentro do programa Apoio ao Saber no começo deste ano.

Ainda de acordo com a assessoria, o livro não é impróprio, e as palavras que provocaram estranhamento estão dentro de um contexto. “O livro é do poeta brasileiro Manoel de Barros, um dos mais premiados da literatura nacional, que tem parte de suas obras voltada ao público infanto-juvenil, como este volume entregue na rede estadual”, diz a secretaria por meio de nota.

quarta-feira, maio 27, 2009

XIV Semana de Meio Ambiente


A Prefeitura Municipal de Parauapebas, através da Secretaria de Meio Ambiente, irá promover no período de 01 a 05 de junho de 2009 a XIV Semana de Meio Ambiente, com tema “Sustentabilidade Amazônica”.
Este evento, além de ser um convite a população a fazer uma reflexão sobre o que ela tem feito com o meio em que vive, visa conscientizar e despertar na comunidade o interesse e o compromisso com as questões ambientais do município, a partir de comportamentos sustentáveis.
Com uma vasta programação, a XIV Semana de Meio Ambiente vai envolver alunos da rede pública e privada, além de escolas técnicas, universidades, empreendedores e população em geral, sendo que sua culminância se dará na IV Mostra Ambiental e Cultural, com premiação das melhores trabalhos e apresentações.
A Semana de Meio Ambiente é um evento realizado em comemoração ao Dia Mundial de Meio Ambiente e em Parauapebas já se tornou tradição, com grande participação da comunidade. Abaixo programação detalhada da semana.
Programação:
01/06/09 – Seminário com o tema Sustentabilidade Amazônica: Gestão ambiental e produção mais limpa.
Local: Câmara Municipal
Horário: 18h
Palestrante: Prof. Dr. Jorge Valdez Pizzaro
Público alvo: Autoridades municipais, universitários, estudantes de nível técnico e empresários.
02/06/09 - Educação Ambiental com panfletagem e doação de mudas
Local: Portaria da FLONA
Horário: 6h às 16h
Público alvo: Usuários do Programa de Uso Público da Floresta Nacional de Carajás, transeuntes da Estrada Raimundo Mascarenhas e Comunidade em geral.

03/06/09 – Grande mutirão de limpeza dentro e na margem do igarapé Ilha do Coco
Local: Perímetro das ruas Vinicius de Moraes e Perimetral Norte – Bairro Liberdade
Horário: 8h às 12h
Público alvo: Comunidade em geral

04/06/09 - Formatura da turma Jovem Ambientalista
Local: Ceup
Horário: 19h
Público alvo: Autoridades locais e comunidade em geral

05/06/09 - Mostra Cultural e Ambiental
Local: Praça de Eventos
Horário: 08h às 22hPúblico alvo: Artesãos, entidades não-governamentais, estudantes e comunidade em geral.

Vale investe em Centros de Educação Profissional no Pará e Maranhão

Só em 2008 foram capacitadas mais de oito mil pessoas
Os Centros de Educação Profissional (CEPs), construídos e equipados pela Vale, têm contribuído na formação e qualificação de jovens e adultos nas regiões Norte e Nordeste do país. No Pará, onde existem três centros, em 2008 foram capacitadas mais de oito mil pessoas. Até o final deste ano, apenas no município de Parauapebas (PA), serão cerca de 400 técnicos capacitados em eletromecânica, segurança no trabalho e mineração. Em São Luís, os primeiros três meses de atividades foram concluídos com cerca de 250 alunos matriculados. A partir de uma parceria entre a Vale e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), as unidades oferecem cursos técnicos de qualificação profissional, de aprendizagem e de aperfeiçoamento nas áreas de construção civil, metalmecânica, eletroeletrônica, segurança, informática, logística, entre outras.
Instalados em Parauapebas, Canaã dos Carajás e Ourilândia do Norte, os Centros de Educação Profissional do Pará disponibilizam cerca de 30 cursos. Novas capacitações estão previstas para serem implantadas em Parauapebas e Canaã dos Carajás, ainda este ano, com os cursos técnicos em eletroeletrônica e eletromecânica, respectivamente. O estudante Willame Sousa, já contabiliza os ganhos adquiridos com o curso de Mecânico de Manutenção Industrial, realizado em Parauapebas. "Além de aumentar meus conhecimentos, me sinto mais preparado para enfrentar o mercado de trabalho e conseguir um bom emprego", declara ele.
Voltada para atender jovens e adultos, a metodologia de ensino inclui aulas teóricas e práticas, onde os alunos podem vivenciar o aprendizado específico em suas áreas de interesse. Com uma área total de aproximadamente 1.830 metros quadrados, localizado no bairro Vila Embratel, o CEP Itaqui Bacanga, no Maranhão, possui 7 salas de aula climatizadas, 2 galpões para atividades práticas, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais e espaço para atividades realizadas em parceria com outras instituições. Para Ricardo Arruda, gerente do CEP, a parceria Vale/SENAI já demonstra, pelos resultados apresentados, que a comunidade do Itaqui-Bacanga tem à sua disposição uma verdadeira ferramenta de transformação Social.
Entregue em novembro de 2008, o Centro de Educação Profissional (CEP) de Itaqui-Bacanga, em São Luís, é o sexto construído pela Vale no Brasil. Com capacidade para atender 700 alunos por semestre, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, em três turnos, no período de 7h30 às 21h. Neste primeiro semestre cerca de 250 alunos foram matriculados nos cursos e a procura maior foi pela área de informática e de logística.
Para a aluna do curso de logística Heloísa Carolina do Nascimento, também estudante do 7º período de Administração em São Luís, o curso do CEP oferece um vasto aprendizado, abrindo novos conhecimentos e possibilitando uma visão diferenciada. "É interessante porque mostra como podemos resolver problemas utilizando as ferramentas que nós temos", concluiu.
Indústria do Conhecimento no MaranhãoAlém dos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo CEP, a Vale também possui em São Luís uma parceria com o Sesi no projeto Indústria do Conhecimento, que oferece cursos para os familiares do alunos do CEP e para a comunidade da região do Itaqui-Bacanga. Entre as atividades estão cursos de inclusão digital, promoção da cultura e culinária. Neste primeiro semestre 215 alunos participaram de duas turmas de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos e quatro turmas do Programa Cozinha Brasil, ambos gratuitos.
O espaço funciona como uma biblioteca, oferecendo à comunidade cerca de 4 mil títulos impressos e 18 mil títulos de mídia eletrônica, além de livros didáticos para consultas e pesquisas. Os alunos têm acesso à internet e a aulas de informática em dez computadores disponíveis. Três profissionais realizam cerca de 200 atendimentos por dia.

Pará, 27 de maio de 2009.

terça-feira, maio 26, 2009

Mike Tyson

Filha de Mike Tyson morre após sofrer acidente doméstico, diz polícia
Menina de 4 anos foi achada pelo irmão com o pescoço pendurado.
Ela foi hospitalizada em estado crítico, mas não resistiu.

Exodus Tyson, a filha de 4 anos do boxeador norte-americano Mike Tyson, morreu nesta terça-feira (26) vítima de um acidente doméstico, informou a polícia para as redes de TV NBC e CNN.

Ela foi encontrada na segunda (25) na casa da família, em Phoenix, no estado americano do Arizona, pendurada pela nuca em uma corda de uma esteira de exercícios, segundo a polícia.
Exodus foi encontrada pelo irmão dela, de 7 anos, segundo o sargento Andy Hill. O policial classificou o caso como um "trágico acidente".
O irmão avisou a mãe, que estava em outro cômodo da casa. Ela tirou a menina da corda, ligou para o telefone de emergência e tentou reanimá-la. Policiais e bombeiros tentaram aplicar técnicas de respiração artificial na menina enquanto a levavam a um hospital próximo. Ela chegou ao hospital em condições "extremamente críticas", segundo Hill.
"De alguma maneira, ela estava brincando na esteira, e havia uma corda pendurada sob o console", disse Hill. "Ela escorregou ou colocou a cabeça na corda, que deu um nó, e ela obviamente não conseguiu tirar a cabeça.
" Hill disse que o ex-campeão de boxe estava em Las Vegas, mas voou para Phoenix imediatamente depois que soube do acidente. A polícia não divulgou o nome da menina. Tyson não falou sobre o assunto, mas a empresa de relações públicas que o representa divulgou um comunicado em nome da família, em que os Tyson agradecem pelo apoio e pedem respeito à sua privacidade. Imagens da TV local mostraram Tyson chegando ao hospital. Hill disse que os primeiros dados da investigação apontam para um acidente.

México prende prefeitos e policiais por ligação com tráfico

MORELIA, México - Soldados mexicanos detiveram na terça-feira dez prefeitos e vários chefes de polícia suspeitos de ligação com traficantes no oeste do país, numa das maiores operações contra a corrupção em meio à atual "guerra às drogas".
Os soldados invadiram delegacias e prefeituras para deter 27 funcionários em Michoacán, Estado do presidente Felipe Calderón, de onde no final de 2006 ele lançou uma ofensiva militar contra os cartéis de traficantes.
Entre os presos há também um juiz e um ex-policial que assessora o governador local. O Ministério Público disse que todos os detidos são suspeitos de ligação com traficantes.
Guerras entre os cartéis resultaram em 2.300 mortes desde o começo do ano no México, e em 6.300 homicídios em 2008. Calderón mobilizou cerca de 45 mil soldados e policiais federais para tentar controlar a situação.
No Estado de Durango (noroeste), onde uma onda de assassinatos tem abalado cidades antes pacatas, foi achado na terça-feira o corpo de um jornalista policial supostamente vítima de pistoleiros a mando das quadrilhas.
Durango é parte do território do foragido traficante Joaquín Guzmán, que disputa o controle da área com um cartel de Michoacán conhecido com "La Familia".
Pequenas cidades de Michoacán, uma área de cultivo de maconha, estão sob cerco de cartéis rivais que desejam o controle de entrepostos rurais nas rotas do contrabando, próximos às montanhas pouco povoadas onde há laboratórios e plantação de drogas.
Autoridades e policiais locais costumam receber subornos ou ameaças para ajudarem quadrilhas bem armadas a levarem drogas para os EUA, num negócio ilícito que movimenta bilhões de dólares por ano.
A localidade de Uruapán, cujo prefeito foi detido na terça-feira, virou notícia em 2006 quando pistoleiros jogaram cinco cabeças humanas na pista de dança de um bar local.
Em visita ao México em abril, o presidente dos EUA, Barack Obama, elogiou Calderón por sua ação contra os traficantes. Autoridades norte-americanas dizem que o agravamento da violência é um sinal de fraqueza das quadrilhas.
Mas a corrupção prejudica os esforços do governo, e muitos analistas de segurança preveem uma longa luta até que o poder dos cartéis diminua notavelmente.
JORNALISTA MORTO
O Ministério Público de Durango disse que homens armados e mascarados invadiram a residência do jornalista Eliseo Barron, do diário de circulação nacional Milênio, e o levaram embora de sua casa, na localidade de Gómez Palacio, na noite de segunda-feira.
"Seu corpo foi achado nu e com ferimentos de bala numa vala de irrigação", disse o subprocurador-geral do Estado, Noel Diaz. O Milenio confirmou a morte de seu repórter.
Jornalistas mexicanos que cobrem o assunto drogas costumam ser intimidados por traficantes, e ataques sérios parecem estar aumentando.
Outro jornalista, Carlos Ortega, foi morto neste mês em Durango enquanto investigava a corrupção policial.
Desde 2006, pelo menos 17 jornalistas foram assassinados no México, o que faz desse um dos países mais perigosos do mundo para o trabalho da imprensa, segundo o Comitê para a Proteção dos Jornalistas, dos EUA.
(Reportagem de Alonso Hernandez em Morelia, Pedro Galindo em Durango e Miguel Angel Gutierrrez na Cidade do México.

Parauapebas terá coleta seletiva de lixo

Prefeito Darci Lermen

Oficina de reciclagem

Vice-Prefeito Afonso

Parauapebas estará entre os 238 municípios, em todo o Brasil, que realizam coleta seletiva. Foi o que disse o prefeito Darci Lermen, em cerimônia do lançamento da coleta seletiva, na última sexta-feira, 23, na Praça de Eventos, evento que reuniu vereadores, secretários municipais e populares.
Em seu pronunciamento, Darci Lermen informou que, para o sucesso da coleta seletiva no município, inicialmente será realizado um projeto piloto, no perímetro das ruas 5 à 14 e da A até a F, que servirá de base para análise do trabalho, para posterior adaptação a todos os bairros de Parauapebas.
“É importante que o povo compre essa ideia, uma vez que a coleta seletiva vai dar certo se a população se sensibilizar e se convencer da importância dela”, ressaltou o prefeito, acrescentando que esse serviço é de extrema relevância para uma cidade que quer dar um salto de qualidade de vida, como é o caso de Parauapebas.
Na oportunidade, Lermen falou da construção do aterro sanitário, já aprovada pela consultoria técnica da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, sobre a área onde ele será construído e que tem uma equipe de trabalho empenhada na criação do mesmo.
De acordo com o secretário municipal de Urbanismo, Marivaldo Cruz dos Santos, o projeto da coleta seletiva é audacioso, pois Parauapebas vive um tempo de mudança, com vistas a ter mais qualidade de vida.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Domires Alves dos Reis, destacou a importância do projeto para Parauapebas, cidade com elevado índice de crescimento populacional, enfatizando que o sucesso da coleta seletiva se dará com o envolvimento de toda a comunidade, pois, segundo ele, “só juntos podemos cuidar do meio ambiente”.
Na ocasião, o secretário convidou a população para participar da 14ª Semana de Meio ambiente, que será realizada no período de 1º a 5 de junho.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento, Abraão Lopes Pimentel, Parauapebas está de parabéns pela iniciativa. “Com apenas 21 anos de emancipação, a cidade irá dispor de um serviço que é privilégio de poucos municípios. A coleta seletiva será um trabalho que, além de beneficiar o meio ambiente, contribuirá com o desenvolvimento econômico de nossa cidade”, ressaltou.
De acordo com a Clean Gestão Ambiental, para que a separação do lixo seja realizada de forma satisfatória, foram treinadas mais de 300 pessoas, que deverão dar as orientações necessárias aos moradores. Após a separação do lixo, a empresa Aquaplast irá reaproveitar o material.

Na ocasião do lançamento da coleta seletiva, algumas atividades foram realizadas, como a oficina de reciclagem, feita pela Clean. A Semma, por meio do projeto denominado Secretaria Itinerante, distribuiu material educativo e esclareceu algumas dúvidas referentes aos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria; bem como houve exposições de trabalhos artesanais na praça. (Beatriz Sales)

Açúcar causa envelhecimento da pele


É possível diminuir os efeitos com alimentação saudável
Doce é sempre uma tentação. Só de pensar em um belo bolo recheado, com uma cobertura bem açucarada já é possível sentir água na boca. Porém, é preciso ficar atento ao açúcar presente nos doces, pois nem sempre fazem bem ao organismo, podendo causar, além do aumento de peso e celulite, as rugas.

Segundo a dermatologista Marcella Delcourt, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, depois da preocupação com radicais livres e raios UV, o alvo para combater o envelhecimento é a glicação. Esse processo consiste na ligação de moléculas de glicose maléficas às moléculas de proteína saudáveis. "A glicação ocorre quando uma molécula de açúcar em excesso, por aumento da ingestão ou por lentidão do metabolismo da glicose, se adere a uma molécula de proteína (colágeno, elastina) formando os AGEs, que são um complexo açúcar-proteína rígido que altera a estrutura dessas proteínas, impedindo a eficácia no desempenho de seus papéis mais importantes e, na pele, leva ao aparecimento das rugas", explica a especialista.

Além de alterarem a estrutura da proteína, os AGEs são fábricas de radicais livres que se acumulam ao longo do tempo, piorando seus efeitos no organismo e deixando a pele com um aspecto opaco e envelhecido. Combate e prevençãoDieta, suplementos e produtos tópicos são os melhores caminhos contra os produtores de radicais livres. "Laboratórios farmacêuticos estão buscando "limpadores" de AGEs e produtos que impeçam sua formação", explica Marcella Delcourt. "No mercado já existem alguns produtos eficazes a base de carnosina, ácido alfalipóico, extrato de mirtilo e laranja associados ao proxylane, peptídeos associados a vitamina E, silício, FN3RK (enzima capaz de reverter as fibras de colágenos alteradas), ativo vegetal derivado de uma árvore originária da Indonésia e até de uma fruta vietnamita. Algumas substâncias, como o ácido alfalipoico, o silício e proxylane já são encontrados em produtos ou disponíveis para manipulação no Brasil".

Mesmo com a corrida para tentar combater os AGEs, é possível diminuir seus efeitos com hábitos alimentares saudáveis:

- A refeição deve ser iniciada com a proteína (comer primeiro a carne e depois os acompanhamentos);

- Peixes ou frangos à milanesa devem ser feitos à base de nozes, sementes moídas ou farelo de aveia para a crosta;

- Amêndoas e quinua são uma boa pedida para as refeições, da mesma forma que o consumo de maçã também é recomendado (rica em antioxidantes e flavonóides)

- É recomendado ingerir peixes de água gelada (salmão, sardinhas, truta, anchovas e arenque), que são fontes de ômegas

-3, além dos ovos enriquecidos (ovos de galinhas alimentadas com uma dieta rica em ácidos graxos Omega 3

- semente de linhaça);

- As fibras também são importantíssimas: feijão, lentilha, ervilha. Agem como estabilizadores do açúcar e ajudam a queimar a gordura;

- Beba 6 a 8 copos de água por dia e prefira alimentos orgânicos;

- Refogue os alimentos em fogo médio e não doure nada, nem proteínas e nem verduras;

- Evite comidas industrializadas, como flocos de milho, salgadinhos, bolachas, ketchup, refrigerantes e alimentos que contêm corante caramelo na sua composição, dentre outros.

- Tome chá verde ou suplementos à base dessa bebida com pro bióticos, antioxidantes e substâncias anti-AGEs de ultima geração na composição (prescritos pelo médico).

Ministério Público do Trabalho propõe ação contra SBT após choro de Maisa

Maisa

Procurador quer que emissora pague indenização de R$ 1 milhão.

Justiça do Trabalho deve decidir sobre pedido nesta semana.

saiba mais
Justiça revoga alvará que permitia a Maisa fazer programa de TV, diz MP
O Ministério Público do Trabalho em Osasco, na Grande São Paulo, anunciou nesta segunda-feira (25) que promoveu uma ação civil pública contra o SBT, que tem sede na cidade, por entender que a participação da menina Maisa em programas de TV descumpre a legislação.
O procurador Orlando Schiavon Júnior também apresentou pedido de liminar para que a emissora pague indenizações por lesão aos direitos coletivos e por danos morais a Maisa. Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa do SBT afirmou que ainda não foi notificada a respeito e que não iria se pronunciar.
"Entende o Ministério Público do Trabalho ser bastante razoável a fixação da indenização pela lesão a direitos coletivos no valor de R$ 1 milhão em virtude do desrespeito a normas que protegem os menores de idade e à exposição pública da criança a medo, susto, pânico e até mesmo de dor física - ao bater com a sua pequena cabeça em uma câmera -, que em nada contribuem para a sua formação", diz o pedido de liminar. A ação civil pública é consequência do inquérito iniciado a partir de representação formulada pelo procuradora Mariane Josviak, da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região. O objetivo é apurar a regularidade da atividade artística desenvolvida na emissora por Maisa. O MPT também pediu que a Justiça determine, desde já, que o SBT deixe de admitir em qualquer espécie de trabalho menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz e que seja condenado a pagamento de multa diária de R$ 10 mil a cada vez que descumprir a legislação.

CNJ pune juiz do Rio Grande do Norte que autorizou 1.864 grampos


Ele foi removido e está impedido de ter promoção pelos próximos dois anos.

Caso é o primeiro de punição a um magistrado por concessão de grampo.

CPI dos Grampos rejeita mudanças no relatório e conclui trabalho
Ministro do STJ acredita que controle de grampos melhorou investigações
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu nesta terça-feira (26) punir o juiz Carlos Adel Teixeira de Souza, da 12ª Vara Criminal de Natal (RN) por descumprir a lei que regula os grampos telefônicos (Lei 9.296/96). Segundo o processo, o juiz expediu entre 2003 e 2007 um total de 536 ofícios para operadoras quebrarem o sigilo de 1.864 telefones.
Por maioria, os conselheiros determinaram a remoção do juiz para uma vara cível do estado, que não julga pedidos de autorização para quebra de sigilo telefônico ou interceptação de ligações. Além de ficar impedido de autorizar grampos, o CNJ proibiu a Justiça do Rio Grande do Norte de dar promoções para o magistrado nos próximos dois anos.

Segundo o CNJ, Souza é o primeiro juiz punido pelo Conselho por “exagerar” na concessão de grampos. O número de telefones com autorização de grampo expedido pelo juiz representa média superior a um por dia.

Segundo o Ministério Público, o juiz autorizou “vários pedidos informais de interceptação telefônica formulados do subsecretário de Segurança Pública e Defesa Social”, sendo que, em alguns casos, sequer chegou a ser aberto um processo de investigação contra as pessoas interceptadas. No processo, a defesa do magistrado destacou que os grampos foram autorizados com o intuito de “evitar fugas e crimes que estariam sendo praticados por presos de Justiça”. O advogado do juiz acrescentou que as escutas também foram determinadas para apurar fatos que envolviam participações criminosas “de pessoas jurisdicionadas na Vara, ou seja, incluídas na população carcerária”.

O G1 tentou falar com o Juiz no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, mas não consegiu contatá-lo.Inicialmente, a Justiça potiguar havia apenas advertido o juiz, sem a aplicação de qualquer punição. No entanto, o Ministério Público do estado entrou com um processo de revisão disciplinar no CNJ, pedindo a aposentadoria compulsória do magistrado.

No julgamento do caso, o Conselho não atendeu ao pedido para aposentar Carlos Adel Souza, mas determinou sua remoção para uma Vara Cível.

Fundação Vale assina protocolo de intenções com seis municípios paraenses


Em 2009, a parceria prevê investimentos de R$ 10 milhões em áreas como gestão, infraestrutura urbana, habitação e desenvolvimento humano e econômico.

A Fundação Vale assina, nesta terça-feira (26/05), protocolo de intenções com a Prefeitura Municipal de Parauapebas para o desenvolvimento de iniciativas nas áreas de gestão pública, infraestrutura urbana, habitação, organização urbana e rural, desenvolvimento humano e econômico. Além de Paruapebas, a Fundação Vale também firma parceria semelhante com outros cinico municípios paraenses: na quarta-feira, 27, em Tucumã e Ourilândia do Norte, e, na quinta-feira, 28, em Canaã dos Carajás, Eldorado do Carajás e Marabá. Só em 2009, a Fundação Vale prevê investimentos da ordem de R$ 10 milhões em dez municípios paraenses. Serão beneficiadas também as cidades de Curionópolis, Paragominas, Abaetetuba e Barcarena. A expectativa é de que, com os projetos executivos, estas regiões garantam recursos federais e estaduais. Em 2008, os investimentos da Fundação em iniciativas semelhantes, ou seja, projetos executivos e de infraestrutura, foram de R$ 4 milhões, o que resultou em mais de R$ 300 milhões de recursos federais para a região.

As ações da Fundação Vale refletem sua responsabilidade social em estruturar projetos que contribuem com o crescimento dos municípios onde a Vale atua, priorizando investimentos que incluem o desenvolvimento humano e econômico das comunidades em parceria com o poder público e instituições não governamentais. "Nosso objetivo é assegurar ganhos permanentes a essas populações, dos quais elas possam se apropriar independentemente da Vale. Este é um novo momento, em que nosso foco está na necessidade de se criar políticas e ações que melhorem a qualidade de vida da população. Queremos ser cooperadores para que as cidades alcancem suas metas de desenvolvimento e crescimento. Por isso estamos atuando em programas estruturantes", afirma Silvio Vaz, diretor-presidente da Fundação Vale.

A dinâmica de trabalho entre a Fundação Vale e as prefeituras no desenvolvimento das ações previstas no protocolo de intenções será totalmente integrada. À Fundação caberá investir no apoio à gestão e preparação de projetos executivos e de engenharia básica para reduzir o déficit de infraestrutura e habitação. Além disso, a Fundação apoiará a implementação dos projetos e acompanhará as obras e a captação de recursos junto aos governos estadual e federal. Já as prefeituras municipais, entre outras ações, ficarão responsáveis em direcionar os recursos disponíveis para a gestão, implantação e execução de projetos que beneficiem as comunidades.

Ações que integram o protocolo- Gestão: criação de mecanismos capazes de melhorar a eficiência e a eficácia da administração pública.

- Infraestrutura Urbana: redução dos déficits de saneamento ambiental, mobilidade urbana (todos os meios necessários para facilitar a locomoção dentro de uma cidade, como calçadas e vias públicas), praças e paisagismo.

- Habitação: redução do déficit habitacional principalmente nas camadas de baixa renda.- Organização Urbana e Rural: criação de mecanismos capazes de realizar a regularização fundiária nos municípios como forma de garantir o melhor loteamento e ordenamento do solo.

- Desenvolvimento Humano: investimentos no desenvolvimento físico, emocional e intelectual de jovens, por meio do esporte, da cultura e da qualificação profissional, a partir das Estações Conhecimento - Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico.

- Desenvolvimento Econômico: investimentos no aprimoramento das vocações econômicas das regiões, além da mineração, promovendo arranjos produtivos, suporte técnico, qualificação profissional, processamento e comercialização da produção por meio das Estações Conhecimento.

Parauapebas, 26 de maio de 2009.

segunda-feira, maio 25, 2009

Lula e Wagner são vaiados em evento na Bahia

Jaques Wagner e Lua

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador baiano, Jaques Wagner (PT), viram cenas pouco comuns em seus mandatos, hoje à tarde, em Cachoeira (BA), 110 quilômetros a oeste de Salvador. Por alguns instantes, eles foram vaiados por representantes de entidades sindicais de professores e de trabalhadores da Segurança Pública. O motivo principal das vaias foi o mesmo: falta de concurso para contratar professores, escrivães e investigadores.
Em uma das faixas empunhadas pelos manifestantes, a frase deixava clara a insatisfação: "Estudante autodidata não dá. Precisamos de professores já", em uma alusão ao motivo de os dois estarem na cidade histórica do Recôncavo Baiano - a inauguração das obras de restauração dos prédios do Quarteirão Leite Alves, que passa a dar espaço ao campus de Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com capacidade para 2 mil alunos. O investimento nas melhorias no complexo de prédios, fundados em 1856 e que serviram, no século 19, como sede de uma fábrica de charutos, foi de R$ 7,961 milhões.
"Eu vi companheiros reclamando da falta de laboratórios, da falta de professor", disse Lula. "É bom reclamar, mas é importante a gente ter clareza sobre o que está de fato acontecendo neste País. Pesquisem se tem um governo que tenha feito pelo menos 50% do que a gente já fez pela educação deste País." Lula, então, voltou a desqualificar os governos anteriores. "Eu fico imaginando como as pessoas que governaram este país há 40, há 30 anos, eram perversas", disse. "Antes, universidade federal era coisa de capital. Agora, a gente faz uma aqui, depois vem um hotel, vem uma empresa, o que gera desenvolvimento descentralizado."
O presidente fez um discurso curto, de menos de 20 minutos, alegando estar com "problema na garganta". "Talvez por ter falado, esta semana em árabe, em chinês e em turco, minha garganta se enrolou", comentou. Ele voltou a desqualificar os governos anteriores. "Possivelmente, tem gente que não reconhece a importância da restauração, da mesma forma como não reconhece o prato de comida que está na mesa, reclamando que não está bom", afirmou. Se os governantes que vieram antes cuidassem do prédio, a gente não precisaria restaurar, não precisaria gastar tanto."
Menos político, Wagner ignorou os apupos até o final de seu discurso, quando disse: "Não tome a postura mal educada e mal agradecida de alguns como correspondente à do povo de Cachoeira." De Cachoeira, Lula e Wagner seguiram, de helicóptero, para Salvador, onde participam, junto com o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, do lançamento da terceira edição do Festival de Música e Arte Negra (Fesman), que será realizado entre 1º e 14 de dezembro no Senegal.

Uma pessoa é assaltada a cada quatro minutos nas ruas no estado do Rio, mostra instituto

Rio de Janeiro - As últimas estatísticas divulgadas pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), do governo do Rio de Janeiro, mostram em números o que a população já sente há muito tempo: a violência está aumentando e o maior alvo é exatamente o cidadão.
Os dados do ISP são resultado dos boletins de ocorrências registradas em todas as delegacias do estado, que são divulgados após totalização, o que provoca atraso de alguns meses. A última referência é o mês de janeiro deste ano, que registrou 7.692 roubos de rua, incluindo assaltos praticados na rua, dentro de ônibus ou simples furto de celular.
No mesmo mês do ano passado, foram 7.163 roubos desse tipo, 529 casos a menos. Em termos percentuais, houve um aumento de 7%, o que significa dizer que houve 248 roubos por dia em todo o estado.
Some-se a isso os roubos de automóvel, quando há uso de arma, que chegaram a 2.573 em janeiro de 2009, contra 2.496 no mesmo período do ano passado. A conta chega a 10.265 casos de assaltos contra a pessoa, seja pedestre ou motorista, o que dá uma cifra de 331 casos por dia, 13 por hora, praticamente um a cada quatro minutos.
Outros crimes mais graves também tiveram aumento em janeiro no estado. O número de homicídios dolosos (com intenção de matar) subiu de 538, no primeiro mês de 2008, para 551 este ano: 13 casos a mais. Já os latrocínios, que são os roubos seguidos de morte, também tiveram alta, saindo de 11 registros em janeiro de 2008, para 13, no mesmo período de 2009.
Casos de estupro também tiveram alta, com 135 vítimas no primeiro mês deste ano, contra 103, de janeiro de 2008. Da mesma forma, os registros de atentado violento ao pudor sofreram aumento no período, com 246 vítimas, comparado a 154 casos em janeiro de 2008.
A atuação da polícia no mês de janeiro deste ano resultou em 1.317 prisões, contra 1.003 no ano passado, em um saldo de 314 pessoas presas a mais. São 42 cidadãos presos por dia: um a cada 34 minutos, que vão lotar ainda mais as cadeias e presídios do estado, hoje habitados por uma população carcerária de 23 mil pessoas.
Os dados completos do ISP podem ser acessados na página www.isp.rj.gov.br

Vale e Prefeitura de Parauapebas formalizam Protocolo de Intenções

Parauapebas é um dos municípios que mais crescem no país. Portanto, é necessário criar políticas públicas e ações capazes de melhorar a qualidade de vida da população. Pensando nisso, a Prefeitura de Parauapebas e a Fundação Valem formalizam entre si, dia 26 de maio, no Espaço TWA, às 18 horas, a assinatura do Protocolo de Intenções, uma parceria que tem o objetivo de estabelecer o desenvolvimento econômico e social do município.
O objetivo do protocolo é desenvolver iniciativas no município que visem melhoria da eficiência e da eficácia dos processos da administração pública; a redução dos déficits de infraestrutura urbana e de habitação; a criação de mecanismos que contribuam para a regularização fundiária e o desenvolvimento humano e econômico por meio da Estação Conhecimento – Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico.A Prefeitura de Parauapebas e a Fundação Valem atuarão no planejamento e desenvolvimento das ações conjuntamente, visto que a empresa investirá recursos para cumprir os objetivos econômicos e sociais do protocolo e o governo municipal irá direcionar estes recursos. A união desses esforços beneficiará a comunidade local, na forma de redução do déficit habitacional, melhoria de infraestrutura, da qualidade ambiental, da saúde, educação e geração de renda.

Conselho Regional de São Paulo faz campanha por "carteirinha" de médico


O Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) está em campanha para tornar obrigatória uma prova de conhecimentos para o exercício da medicina. A instituição defende que os médicos tenham uma carteira profissional, assim como os advogados têm o registro da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O lançamento da iniciativa foi na última sexta (22), em São Paulo.
MEC discute avaliação para residências médicas
76% erram questão básica de emergência

"Queremos fazer uma avaliação terminal [ao final do curso]; isso no Brasil é crucial", defende Braulio Luna Filho, conselheiro do Cremesp e coordenador de um exame que a entidade aplica há quatro anos em recém-formados. "Os médicos [formados em São Paulo] não conseguem resolver problemas básicos de clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia e cirurgia geral", completa Luna Filho.

Questionado se esse diagnóstico dos futuros profissionais poderia se estender ao restante do país, Luna Filho responde: "Temos mais um Estado, o Espírito Santo, aplicando a prova nos mesmos moldes e a situação é a mesma".

Na última sexta, a entidade lançou "Exame do Cremesp: uma contribuição para a avaliação do ensino médico", publicação que traz dados dos quatro anos de avaliação. O Cremesp também faz uma série de proposições para reverter o quadro da formação médica no país.
EXAME DO CREMESP
EXAME
NÚMERO DE PARTICIPANTES
TAXA DE REPROVAÇÃO
2008
679
61,40%
2007
833
55,94%
2006
688
37,82%
2005
998
31%
Reprovação de 61%Desde 2005, o Cremesp faz anualmente uma avaliação voluntária de alunos que terminaram o sexto ano de medicina. A taxa de reprovação tem crescido a cada ano. Em 2008, 61% dos estudantes que fizeram a prova não atingiram média 6 - que significa conhecimentos mínimos para o exercício da profissão.

Entre os avaliados pelo Cremesp, alunos das escolas públicas têm tido maior porcentagem de acertos que estudantes da rede privada. Segundo a publicação, "em ciências básicas, as escolas públicas tiveram 60,38% contra 48,33% das particulares.

Em clínica médica, foram 61,80% contra 54,16%. Em ginecologia, as duas vão mal, com média de 52% de acertos tanto nas públicas como nas privadas".

Na última década, o Cremesp assistiu a um aumento de denúncias médicas de imprudência, negligência e abuso nas condutas.

"Alguma coisa não vai bem", pontua Luna Filho. Segundo a publicação do Cremesp, "em uma década, o número de médicos denunciados no Cremesp aumentou em 140%, muito acima da taxa de crescimento de profissionais inscritos e do crescimento populacional de São Paulo no mesmo período".

"A maioria dos cursos é ruim e precisamos ser mais rigorosos com os médicos que estão saindo", dispara Luna filho.
"Congelamento" dos novos cursos

A entidade defende que haja um "congelamento" na abertura de outras escolas. Antes que se permitam novas vagas para a carreira, o conselho quer que as instituições já em funcionamento sejam rigorosamente avaliadas.

Para o Cremesp, o problema da baixa qualificação dos futuros médicos começa nos bancos das faculdades. "Existe um número exagerado de escolas médicas no Brasil e a maioria delas nem hospital de ensino tem", diz Luna Filho. "E, como o volume de escolas é grande, são 176, não temos professores qualificados."

"Não é correta a tese de que a abertura de novas escolas ou o aumento do número de vagas das [faculdades] já existentes interfere positivamente na melhoria da assistência médica ou na distribuição territorial dos profissionais. O Brasil já é o segundo país no mundo com maior número de escolas médicas e, nem por isso, nossa população é bem assistida", escreve o presidente Henrique Carlos Gonçalves em "Exame do Cremesp: uma contribuição para a avaliação do ensino médico.

quinta-feira, maio 21, 2009

ANÔNIMO DE LOS ANGELES SOLICITA PUBLICAR SUA MENSAGEM EM NOSSO BLOG.

Quinta-feira, Maio 21, 2009

mensagem Caixa de entrada

R.H.Lpara mim03:40 (5 horas atrás)

Prezado amigo jornalista

Valter Desiderio Barreto

Boa noite.

Sou brasileiro, natural do Rio de Janeiro, mas já estou ausente do Brasil a mais de 15 anos, atualmente residindo em Los Angeles, Califórnia, sou frequentador do seu blog diário. Só estou lhe enviando essa mensagem para me solidarizar com você na sua luta desigual travada com o crime organizado aí no Brasil. Já li várias vezes a matéria "Quero pagar na justiça pelo crime que cometi juntamente com o Faisal e a Bel Mesquita em 1985". Se eu já lhe admirava antes de ler essa matéria, agora tenho mais motivo para lhe admirar e lhe parabenizar pela coragem que você demonstra ter. Só entende o drama que você está passando aí no Brasil por combater o crime organizado e a omissão do judiciário brasileiro, quem já passou pelo mesma situação que você está passando, ou por situação semelhante como foi o meu caso que tive que abandonar meu país por ser ameaçado de morte pelo simples fato de cobrar justiça contra dois criminosos super protegido por "gente grande" daí que assassinaram um membro da minha família de forma bárbara. Só consegui sair daí do Brasil graças a Anistia Internacional que interferiu no meu caso, inclusive dando-me uma nova identidade e garantindo-me emprego aqui, motivo pelo qual não posso nem me identificar para você, por medida de segurança e por orientação das autoridades que providenciaram junto a Anistia Internacional meu exílio para Los Angeles. Queria ser possuidor da coragem que você tem que mesmo sob ameaças de morte, continuas insistindo a denunciar os inimigos da nossa pátria e em especial os do "colarinho branco" que são os piores e mais perigosos que agem sob a proteção da justiça brasileira, o poder político e o econômico. Não lhe digo para abandonar o Brasil e se refugiar em outro país, porque se cada pessoa que passar por esse tipo de problema que você passa aí combatendo os maus elementos que mancham o nome do nosso país, abandonar a nossa pátria, a coisa ficará muito pior, especialmente alguém que milita na área de imprensa como você, apesar do perigo que você corre constantemente em função até mesmo do seu nobre ofício de informar e denunciar fatos ao público como um representante do "Quarto Poder" como é conhecido internacionalmente a imprensa, é de muita importãncia para a população que pelo menos tem alguém com a coragem que você tem para não se calar diante desses maus brasileiros que só mancham o nome do nosso país. É por causa de pessoas como você aí no Brasil, que me sinto orgulhoso em ser brasileiro. Você só enaltece o nosso Brasil com essa sua atitude de combater de forma aguerrida e corajosa os criminosos que tiram o sossego dos nossos irmãos brasileiros. Parabéns pelo seu feito como jornalista e editor de um jornal destemido que atua em uma das piores regiões do Brasil onde o crime organizado é quem manda e desmanda, que é o estado do Pará. Também puderas, existe aí um político conhecido internacionalmente como um dos maiores cabeças da máfia brasileira que é o Jáder Barbalho que já foi governador deste estado, senador da República e que agora é deputado federal, é proprietário de vários veículos de comunicação entre emissora de rádio, televisão e jornal escrito que se não me engano chama Diário do Pará, o mesmo já foi algemado pela Polícia Federal como membro de uma quadrilha que desviou milhões dos cofres públicos. Pelo que leio no seu blog, sua competência e sabedoria é incontestável, além de você demonstrar um vasto saber, você tem o dom de traduzir em suas matérias e seus artigos os sentimentos de indignação da maioria dos brasileiros que não sabem a quem recorrer para solucionar os graves problemas que assolam a nossa nação. Mas com certeza já deve ter alguns políticos aí se mobilizando para conquistarem votos de eleitores com promessas mentirosas visando serem eleitos no próximo ano, e depois de eleitos, se escondem do povo. Vou ficar torcendo por você aqui, para que mal nenhum venha a lhe acontecer e finalizo dizendo-lhe que pessoa como você está muito dificil de se encontrar neste mundo cão, posso até dizer sem exagêros que você amigo valter, é uma espécie em extinsão, você representa o que de melhor existe no nosso Brasil! Continue nessa sua batalha porque vai chegar a hora de todo mundo reconhecer a sua importância como um "patrimônio" imaterial não só do Brasil, como da humanidade. Um grande abraço amigo e espero que você publique essa minha mensagem em seu blog que mais parece um jornal. Se cuide amigo! Sua vida vale mais e é mais importante do que tudo nesta vida!
COMENTÁRIO:
RESOLVI PUBLICAR ESSA MENSAGEM QUE ACABO DE RECEBER DESSE ANÔNIMO QUE EXPLICA OS MOTIVOS DE SEU ANONIMATO, PARA COMPARTILHAR COM OS FREQUENTADORES DO NOSSO BLOG A NOSSA SATISFAÇÃO DE DESPERTAR EM ALGUÉM DE ALGUMA PARTE DO MUNDO O RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DO QUE REPRESENTA O NOSSO TRABALHO, AINDA QUE CONTRARIE A MUITOS E ATÉ CORRAMOS PERIGO DE MORTE. O IMPORTANTE É TERMOS A CONSCIÊNCIA DO DEVER CUMPRIDO COMO ALGUÉM QUE SE PROPONHE A REALIZAR ALGO QUE JULGAMOS SER DE UTILIDADE PARA A SOCIEADE. NÃO ME ENVAIDECE ESSE TIPO DE MENSAGEM, MUITO PELO CONTRÁRIO, ME FAZ SENTIR MAIS AINDA O PESO DA RESPONSABILIDADE DAQUILO QUE PUBLICO E ESCREVO NESTE MEU ESPAÇO VIRTUAL.

quarta-feira, maio 20, 2009

Dupla de lésbicas e não casal

Beijaço em Brasília acontece no próximo dia 23

Amigas testemunharam comentários homofóbicos no Parque Nacional de Brasília

Publicado em 20/5/2009 às 16:46

No próximo sábado, dia 23/05, acontecerá um beijaço no Parque Nacional de Brasília, o Água Mineral. A manifestação, marcada para as 14 horas, protestará contra um ato homofóbico testemunhado por três amigas na última quinta-feira (14).
As meninas estavam no parque para fazer um trabalho de faculdade, quando ouviram um homem e uma mulher fazendo comentários preconceituosos ao verem passar um casal de lésbicas de mãos dadas. Diziam coisas do tipo: “aquela ali é o homem da relação” e “mulher com mulher até que vai, mas homem com homem é horripilante”
.Indignadas, as meninas disseram aos dois que não eram obrigadas a ouvir aquilo e que eles deveriam guardar para si comentários preconceituosos. Foi então que se iniciou uma discussão entre os dois grupos e outros frequentadores do parque.
A discussão foi tamanha que funcionários do local se aproximaram. Segundo as meninas, dois deles foram gentis, compreenderam que houve preconceito e tentaram apaziguar. Entretanto, o terceiro funcionário afirmou que não havia crime nenhum e que a lei de Deus estava acima de todas as coisas. “Nós ficamos irritadas porque poucos ajudavam e muitos riam da nossa cara, da nossa orientação”, desabafou uma das meninas.
Foi então que elas resolveram chamar a polícia, que foi muito gentil e pegou os dados do homem que iniciou a agressão. A mulher, que teria feito os comentários mais homofóbicos, fugiu e não pôde ser identificada, o que impediu as meninas de registrar um Boletim de Ocorrência. “Nós queremos fazer essa manifestação porque sabemos que muitos gays frequentam o Água Mineral e para mostrar que nós podemos ir ao clube da mesma forma que aquela mulher”, protestaram as organizadoras.
O beijaço conta com o apoio do Coturno de Vênus (Associação Lésbica e Feminista de Brasília), do Grupo Elos – LGBT do Distrito Federal e da Sapataria (Coletivo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais do DF). As meninas pensam em marcar um ponto de encontro para quem tiver carro possa dar carona para os pedestres que irão ao protesto.
COMENTÁRIO:
Enquanto eu viver neste mundo podre, exercerei meu direito de emitir publicamente minhas opiniões sobre quaisquer atitudes públicas de quem quer que seja eu achar que tenho direito. Já escrevi várias vezes sobre esse tema homossexualismo emitindo meu conceito sobre tal opção sexual a luz da Bíblia Sagrada. O Diabo está conseguindo atingir seus objetivos em relação a destruição da família a exemplo do que aconteceu em Sodoma e Gomorra, obrigando Deus enviar dois anjos para destruírem àquelas cidades por causa dessa prática sexual abominável aos olhos de Deus. Porque na verdade, o objetivo de Satanás é destruir as obras de Deus, e uma das obras mais perfeita de Deus, foi a instituição da família, e família só se constrói com a participação do HOMEM e da MULHER. Antes de continuar a abordar o que a Bíblia diz sobre essa prática "contrária a natureza", me reportarei a algumas expressões do texto acima: "Amigas testesmunharam comentários homofóbicos no Parque Nacional de Brasília". Primeiro, o mesmo direito que alguém que tem simpatia ou é adepto do homossexualismo manifestar-se publicamente, qualquer outro cidadão contrário a tal prática também tem, porque um dos princípios basilares do direito democrático em qualquer país civilizado do mundo, qualquer atitude, ação e comportamento publico de qualquer pessoa, passa a ser de domínio público, isso significa que qualquer pessoa pode emitir qualquer tipo de opinião ou manifestação contrária ou a favor. Se alguém não quiser que pessoas não se meta em suas opções sexuais ou qualquer outra prática que a maioria da sociedade não tem a obrigação de aprovar ou gostar, que faça dentro de sua privacidade, ou em sua casa, hotel, motel, ou casa de exploração sexual. "...comentários homofóbicos...". O termo homofobia é usado de forma indevida e não corresponde com o sentido que os homossexuais dão ao termo Vejamos porque. HOMOFOBIA é a junção de duas palavras distintas, HOMO do grego HOMEM + FOBIA= MEDO = A MEDO DE HOMEM, então significa que quem não compartilha com os praticantes do homossexualismo não tem preconceito contra os mesmos, e sim mêdo. "...ao verem passar um casal de lésbicas passarem de mãos dadas...". Admiro muito essas estudantes universitária e até intelectualódes brasileiros e de outros paises, como até apresentadores de televisão como também jornalistas, não atentarem para a perfeição da natureza que contraria veementemente a terminologia usada em relacionamento homossoxuais "CASAL DE LÉSBICAS". Não existe na natureza lugar para se acomodar "CASAL" entre seres do mesmo sexo. Casal só pode ser constituído entre MACHO E FÊMEA, passando disso, a união de tais individúos deve ser denominado de "DUPLA DE HOMOSSEXUAL" e não de CASAL. Para concluir citarei o que está escrito na Bíblia Sagrada. "POR ISSO, DEIXA O HOMEM PAI E MÃE E SE UNE À SUA MULHER, TORNANDO-SE OS DOIS UMA SÓ CARNE". (Gênesis capítulo 2, verso 24).
Aproveito essa oportunidade para conclamar as famílias brasileiras que não respeitem a lei que está sendo tramitada no Congresso Nacional, proibindo os professores a ensinarem aos alunos que a família só deve ser constituída pela forma tradicional.

Valter Desiderio Barreto - Teólogo-Diretor Presidente do Jornal Boca no Trombone do Estado do Pará.

Suco de romã ajuda a combater o câncer de próstata


O consumo de suco de romã ajuda a combater o câncer de próstata e a reduzir as células da doença, segundo um estudo publicado na revista Clinical Cancer Research.

Pesquisadores do Centro Oncológico Jonsson da Universidade da Califórnia descobriram que o suco dessa fruta freia a proliferação das células do câncer de próstata e promove a morte delas.

Além disso, após uma intervenção cirúrgica, o suco de romã ajuda a reduzir o antígeno prostático específico (APE), que é o marcador da doença.

Quanto mais rápido aumentam os níveis do APE no sangue de um homem depois do tratamento, maior é a possibilidade de o paciente morrer de câncer de próstata.

Segundo o professor do Departamento de Urologia da Universidade da Califórnia e autor do estudo, Allan Pantuck, a velocidade de aumento do APE caiu em 35% dos pacientes que consumiram suco de romã.

"Esperamos que o suco de romã seja uma estratégia nova para aumentar a sobrevivência de homens que tenham sido tratados de câncer na próstata", destacou o especialista.

Pantuck disse que, embora a descoberta seja importante, é necessário fazer outros estudos para determinar de maneira precisa o papel que a estrutura química da fruta desempenha na doença.

"Não achamos que estejamos curando ninguém do câncer prostático", afirmou Pantuck. "Em nossos testes iniciais, um terço dos pacientes tiveram uma redução do APE, mas em nenhum a eliminação foi total", ressaltou.

No entanto, frisou, essa redução, para muitos homens, pode significar o prolongamento de sua vida depois de uma cirurgia e de uma radioterapia.

É hora de muito jornalista marcar uma consulta com Dráuzio Varella


Flávio Ricco: Colaborou José Carlos Nery


Jamais poderia imaginar que uma coisa dessas fosse acontecer. Alguém, cujo campo de atuação é completamente outro, dar a todos nós uma aula de como praticar o bom jornalismo. Domingo, o "Fantástico" apresentou a matéria do transplante, magnificamente conduzida pelo dr. Dráuzio Varella. Tudo colocado de maneira digna e correta. Respeitosa e emocionante na medida. Nada de pieguice.Informação, texto, modulação da voz e conhecimento - sem ser pedante. Ao mesmo tempo soube ser didático, humano, enfim, um grande repórter. Deu à matéria o valor que merecia e, em nenhum momento, tentou aparecer mais do que ela. Edição também irretocável. Acho que é a hora de muita gente boa marcar uma consulta com o dr. Dráuzio. Depois do que foi ao ar domingo na Globo, fica a certeza que o Jornalismo da nossa televisão tem cura.

Deputado sai mais caro no Brasil do que no 1º mundo

Parlamentar brasileiro custa à Viúva R$ 1,3 milhão por ano Valor é maior do que o de um colega alemão: R$ 1 milhão Sai quase o dobro de um parlamentar francês: R$ 699 mil Custa quase o triplo de um deputado italiano: R$ 469 mil Em salário e benefício, só perde para EUA: R$ 3,8 milhões



Os integrantes da Mesa diretora da Câmara manuseiam um estudo revelador. Encomendou-o o primeiro-secretário Rafael Guerra (PSDB-MG).

Traz a assinatura de três técnicos (veja os nomes na nota de rodapé). Traça uma análise comparativa do custo de um deputado em diferentes países do mundo.

O blog obteve cópia do documento. Os números revelam que um deputado brasileiro custa mais ao erário do que os seus congêneres de nações ricas e desenvolvidas.

Entre os países listados no estudo, os EUA figuram como única exceção. Em todos os outros o parlamentar custa ao contribuinte menos do que no Brasil.

O levantamento leva em conta o salário e as chamadas verbas de representação, que cobrem as despesas relacionadas com o exercício do mandato.

Considerando-se o custo individual do deputado, a coisa ficou assim:

EUA: até R$ 3.814 milhões por ano;
Brasil: até R$ R$ 1.274 milhão anuais;
Alemanha: R$ 1.004 milhão;
França: R$ 736 mil;
Grã-Bretanha: R$ 699 mil;
Chile: R$ 545 mil;
Itália: R$ 469 mil.

Fez-se também uma comparação do custo de um deputado considerando-se a população de cada país. Estimou-se quanto sai do bolso de cada contribuinte.

É esse o pedaço do estudo mais festejado pelos dirigentes da Câmara. O Brasil, por populoso, desceu ao último lugar do ranking. Ficou assim:

Grã-Bretanha: o deputado custa R$ 7,37 para cada mil habitantes;
Alemanha: R$ 7,37 por grupo de mil habitantes;
França: R$ 6,63 por mil;
EUA: R$ 4,88 por mil;
Chile: R$ 3,94 por mil;
Brasil: R$ 3,29 para cada mil habitantes.

O estudo da Câmara eximiu-se de fazer uma comparação que talvez seja a mais relevante. Deixou-se de levar em conta as diferenças de renda dos cidadãos de cada países.

Tome-se o exemplo da Grã-Bretanha, acomodado no primeiro lugar do ranking de gastos no recorte que leva em conta o número de habitantes.

O PIB per capita dos 61,1 milhões de britânicos é quatro vezes mais alto do que o dos 198 milhões de brasileiros.

Se tivesse esmiuçado esses dados, o trabalho da Câmara teria concluído que o custo de um deputado brasileiro supera em dez vezes o de um colega britânico.

Elaborado no calor do noticiário sobre a farra das passagens aéreas, o estudo também informa como os deputados estrangeiros utilizam os bilhetes aéreos.

Nos EUA, o Tesouro banca os vôos de parlamentares, assessores ou prestadores de serviço em missão comprovadamente oficial.

Viagens ao exterior, só quando autorizadas pelos presidentes da Câmara ou da comissão a que pertence o deputado. São proibidas as viagens de caráter pessoal, político ou de campanha. Cônjuges e familiares podem acompanhar o deputado em missões oficiais.

Na Grã-Bretanha, o erário cobre as viagens entre o distrito de origem do deputado e Londres. Fora disso, só com autorização prévia. Vôos para outros países da União Européia, só a serviço. Três por ano. Cônjuges e filhos menores de 18 anos dispõem de uma cota de 30 bilhetes por ano para viagens entre o distrito eleitoral do deputado e Londres.

Na França, há uma cota anual de 40 passagens (ida e volta) entre Paris e a circunscrição eleitoral do deputado. Fora desses limites, seis bilhetes anuais. Nada de parentes.

No Chile: cota anual de 60 passagens. Desse total, 48 são nominais. Só podem ser usadas pelo deputado. Doze podem ser cedidas terceiros, por indicação do titular do mandato.

Na Alemanha, são reembolsadas as despesas feitas pelos deputados em vôos domésticos. Há uma cota de R$ 16,5 mil para viagens de trem.

Na Itália, os deputados dispõem de passes para viajar de graça de avião, trem e navio. Recebem auxílio anual o deslocamento até os aeroportos: entre R$ 9,3 mil e R$ 11,2 mil.

Nesta terça (19), os deputados brasileiros foram apesentados a uma novidade. Em vez da miríade de cotas (indenizatória, postagem, telefone, impressão, assessores, etc) vão dispor de uma supercota. Os valores continuam os mesmos –entre R$ 23 mil e R$ 34 mil mensais, a depender do Estado de origem do deputado.

Desfraldou-se uma promessa de cortes. Não chegará ao bolso do parlamentar. Se levada a efeito, afetará o custeio da Câmara. Pretende-se podar R$ 291 milhões do orçamento de 2009.


- PS1.: São os seguintes os autores do estudo da Câmara: Antônio Octávio Cintra, consultor Legislativo, PhD em Ciência Política pelo MIT; Ricardo Rodrigues, diretor da Consultoria Legislativa da Câmara, PhD em Ciência Política na New York University; e Francisco José Pompeu Campos, especialista em políticas públicas e gestão governamental, mestre em Economia pela Universidad Rey Juan Carlos, de Madrid.
- PS2: As cifras mencionadas no documento foram convertidas para o Real levando-se em conta a cotação de 8 de maio de 2009.

terça-feira, maio 19, 2009

Deus ama voce


1. PRIMEIRA LEI:


DEUS TE AMA, E TEM UM PLANO MARAVILHOSO PARA A SUA VIDA. O AMOR DE DEUS

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigénito, para que todo o que nele cré não pereça, mas tenha a vida eterna"(João 3:16).

O PLANO DE DEUS

Cristo afirma: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (uma vida plena e com propósito) (João 10:10). Por que é que a maioria das pessoas não conhecem essa "vida em abundância"?

2. SEGUNDA LEI:


O HOMEM É PECADOR E ESTÁ SEPARADO DE DEUS; POR ISSO NÃO PODE CONHECER NEM EXPERIMENTAR O AMOR E O PLANO DE DEUS PARA A SUA VIDA.
O HOMEM É PECADOR

"Pois todos pecaram e separados estão da glória de Deus" (Romanos 3:23). O homem foi criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, mas por causa da sua desobediência e rebelião, escolheu seguir o seu próprio caminho, e o relacionamento com Deus desfez-se. O pecado é um estado de indiferença do homem para com Deus.

O HOMEM ESTÁ SEPARADO

"Porque o salário do pecado é a morte" (separação espiritual de Deus) (Romanos 6:23).

Deus é santo e o homem é pecador. Um grande abismo separa-os. Mas o homem sente que lhe falta algo, tem um vazio e está continuamente a procurar alcançar Deus e a vida abundante, através dos seus próprios esforços: vida reta, boa moral, filosofia, etc.

A Terceira Lei oferece-nos a única resposta para o problema da separação...

3. TERCEIRA LEI:


JESUS CRISTO É A ÚNICA SALVAÇÃO DE DEUS PARA O PECADO DO HOMEM. POR MEIO DELE VOCÊ PODE CONHECER O AMOR E O PLANO DE DEUS PARA A SUA VIDA. ELE MORREU EM NOSSO LUGAR

"Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Romanos 5:8).

ELE RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS

"Cristo morreu pelos nossos pecados... foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras."
(I Coríntios 15:3,4).
ELE É O ÚNICO CAMINHO

Respondeu-lhe Jesus: "Eu sou o caminho e a verdade, e a vida: ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6).

Deus ligou o abismo que nos separa dele, ao enviar o seu Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz em nosso lugar. Não é suficiente conhecer estas três leis...

4. QUARTA LEI:


PRECISAMOS RECEBER JESUS CRISTO COMO SALVADOR E SENHOR, POR MEIO DE UM CONVITE PESSOAL. SÓ ENTÃO PODEREMOS CONHECER E EXPERIMENTAR O AMOR E O PLANO DE DEUS PARA A NOSSA VIDA. PRECISAMOS RECEBER CRISTO

"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber; aos que crêem no seu nome" (João 1:12)

RECEBEMOS CRISTO PELA FÉ

"Porque pela graça sois salvos; mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não das obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9).

RECEBEMOS CRISTO POR MEIO DE UM CONVITE PESSOAL

Cristo afirma: "Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa" (Apocalipse 3:20) Receber Cristo implica num desejo de mudança de vida, uma nova atitude para com Deus, é deixar de confiar em nossos próprios esforços, crendo que Cristo, ao entrar em nossos vidas faz de nos aquilo que Ele quer que sejamos.

Eu gostaria de explicar-lhe como pode receber Cristo.


VOCÊ PODE RECEBER A CRISTO AGORA MESMO EM ORAÇÃO (Orar é falar com Deus)

Deus conhece o seu coração e está mais interessado na atitude do seu coração do que nas suas palavras.

A oração seguinte serve como exemplo:

"Senhor Jesus, eu preciso de ti. Abro a porta da minha vida e recebo-te como meu Salvador e Senhor. Toma conta da minha vida. Agradeço-te porque perdoas os meus pecados e aceitas-me como sou. Desejo estar dentro do teu propósito para minha vida".

Esta oração expressa o desejo do seu coração?

Se assim for, faça-a agora mesmo e Cristo entrará em sua vida, como prometeu.

CLÍNICA MÉDICA - IDOSOS E ÁGUA

Neura Daluz

Neura Daluz

Essa matéria me chamou a atenção.

Repassem-na a seus amigos que têm idosos em casa.


Abraço,
Neura


Arnaldo Lichtenstein diz:


Sempre que dou aula de Clínica Médica a estudantes do quarto ano de Medicina lanço a pergunta: "Quais as causas que mais fazem o vovô ou avovó terem confusão mental?


"Alguns arriscam:


"Tumor na cabeça?


Eu digo: "Não".


Outros apostam: "Mal de Alzheimer?


"Respondo, novamente: "Não".


A cada negativa a turma espanta-se. E fica ainda mais boquiabertaquando enumero os três responsáveis mais comuns:


1.. Diabetes descontrolado;


2.. Infecção urinária;


3.. A família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idososficaram em casa.


Parece brincadeira, mas não é. Constantemente vovô e vovó, sem sentirsede, deixam de tomar líquidos. Quando falta gente em casa paralembrá-los, desidratam se com rapidez. A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos("batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte.


Insisto: não é brincadeira. Ao nascermos, 90% do nosso corpo é constituído de água. Na adolescência, isso cai para 70%.


Na fase adulta, para 60%. Na terceira idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento. Portanto, de saída, os idosos têm menor reserva hídrica. Mas há outro complicador:


mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água, pois osseus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.


Explico: Nós temos sensores de água em várias partes do organismo. São eles que verificam a adequação do nível. Quando ele cai, aciona-se automaticamente um "alarme". Pouca água significa menor quantidade de sangue, de oxigênio e de sais minerais em nossas artérias e veias. Por isso, o corpo "pede" água. A informação é passada ao cérebro, a gente sente sede e sai em busca de líquidos.


Nos idosos, porém, esses mecanismos são menos eficientes. A detecçãode falta de água corporal e a percepção da sede ficam prejudicadas.


Alguns, ainda, devido a certas doenças, como a dolorosa artrose, evitam movimentar-se até para ir tomar água.


Conclusão: Idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reservahídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seucorpo.


Além disso, para a desidratação ser grave, eles não precisam degrandes perdas, como diarréias, vômitos ou exposição intensa ao sol.


Basta o dia estar quente ou a umidade do ar baixar muito - como temsido comum nos últimos meses. Nessas situações, perde-se mais águapela respiração e pelo suor.


Se não houver reposição adequada, é desidratação na certa.


Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho dasreações químicas e funções de todo o seu organismo.


Por isso, aqui vão dois alertas.


1.. O primeiro é para vovós e vovôs: tornem voluntário o hábito debeber líquidos. Bebam toda vez que houver uma oportunidade. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite. Sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam. O importante é, a cada duas horas, botar algum líquido para dentro. Lembrem-se disso!


2.. Meu segundo alerta é para os familiares: Ofereçam constantemente líquidos aos idosos. Lembrem-lhes de que isso é vital. Ao mesmotempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção. É quase certo que esses sintomas sejam decorrentes dedesidratação.


Líquido neles e rápido para um serviço médico.


Arnaldo Lichtenstein (46), médico, é clínico-geral do Hospital dasClínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica daFaculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

segunda-feira, maio 18, 2009

Quero pagar na justiça pelo crime que cometi juntamente com o Faisal e a Bel Mesquita em 1985

Valter Desidério Barreto


Esta é a cópia original da denúncia que fiz a Promotoria de Justiça de Parauapebas, estado do Pará, que não foi tomada nenhuma providência até o presente momento, fazendo com que hoje eu faça parte da lista dos "marcados para morrer" a qualquer momento, pelos denunciados e seus simpatizantes, como é de praxe aqui na região quando alguém faz denúncias de crimes praticados por pessoas, e a justiça não toma nenhuma providência. 

Abaixo deste documento está a denúncia completa. 

Depois que fiz essa denúncia, minha vida virou um inferno, a todo momento vejo a "sombra" da morte de me rondando por onde tenho andado neste Estado cuja impunidade já faz parte da cultura do mesmo. 

Mas não me arrependo do que fiz, se eu tombar a qualquer momento, tombarei com minha consciência tranquila, por ter prestado um serviço a meu país.


Depois de ter assistido na televisão várias histórias de crianças que são tiradas dos braços de suas mães enquanto estão na maternidade, como o famoso caso do “Pedrinho” que o Brasil todo acompanhou o drama daqueles pais que alimentaram por vários anos a esperança de um dia encontrar seu filho, como também aquelas que são raptadas de suas casas, provocando a infelicidade de seus pais, minha consciência passou a doer pela a minha participação direta do registro de uma criança recém nascida em 1985, sem se quer na época eu ter visto a mesma nos braços daquele casal que me informara que havia ganhado a mesma de uma mãe que não podia criá-la. Esse casal a quem me refiro trata-se Faisal Salmen e a atual deputada federal Bel Mesquita.
Dos fatos.
Em 1985, houve aqui no então distrito de Marabá um movimento social denominado “Operação Documento” de 14 a 30 de junho, sob os auspícios da então Companhia Vale do Rio Doce, envolvendo 16 órgãos públicos estadual, federal e municipal, cujo objetivo era expedir uma série de documentos, inclusive certidão de nascimento à população local e regiões adjacentes. Nessa época eu era professor no Euclides Figueiredo, fui convidado a participar daquela ação pública como voluntário, atuando junto ao setor de expedição de certidão de nascimento. O médico faisal e não doutor, porque só é doutor quem faz doutorado, e sua esposa, me procuraram naquela ocasião para me pedir “um grande favor em nome da nossa amizade” diziam eles, revelando-me os mesmos que haviam acabado de ganhar uma criança recém nascida de uma mãe que não tinha condições de criá-la, e como o processo de doação por vias legais seria um processo demorado, eles estariam aproveitando aquela ocasião para registrar em nome deles aquela criancinha como se fosse sua própria filha. De posse de um pedaço de papel com os devidos dados a serem preenchidos na certidão de nascimento, me entregaram o mesmo para posterior preenchimento da mesma. Mesmo não vendo a criança, repito, preparei sua certidão. Assim foi registrada a primeira filha do casal.Mesmo o que me contaram na época tenha sido verdade, o questionamento foi à forma como foi registrada aquela criança ao arrepio da lei. E se hipoteticamente a forma como eles “ganharam” essa criança não coincidir com a que eles me contaram, não estaremos diante de mais um caso de uma mãe que há 23 anos está à procura de sua filha sem saber do seu paradeiro? Por isso que no dia 03 de setembro passado, encaminhei a Promotoria de Justiça de Parauapebas essa minha denúncia, sendo recebida pelo Promotor de Justiça Márcio Silva Maués de Faria, que posteriormente o procurei para ratificar tudo o que está escrito na denúncia, depois do mesmo me fazer algumas observações como: “O senhor sabe que essa denúncia é muito séria e grave e que o senhor pode ser punido pela justiça?”, respondi que tanto que sabia que eu estava ali diante do mesmo para confirmar o que estava escrito na denúncia. Continuando o mesmo, ao perceber que eu estaria disposto a prosseguir com minhas afirmações, me pergunta: “Que benefício o senhor acha que esse tipo de denúncia trará para a sociedade já que tem tanto tempo que aconteceu?”. Respondi-lhe se ele não assistia televisão para tomar conhecimento dos diversos casos de famílias que perderam seus filhos em idades tenras sem saberem seus paradeiros durante anos de suas vidas e que mesmo assim nunca desistiram de continuarem procurando e em muitos casos, depois de longos anos de procuras e buscas, encontram seus entes queridos registrados com os nomes dos seus raptores. 

Finalmente, ao perceber que não me demovia da intenção de prosseguir com a denúncia, o insistente Promotor me faz a seguinte observação: “Tenho lido seu jornal, e tenho notado que o senhor é muito agressivo com a Deputada Federal Bel Mesquita quando a trata em seu quinzenário de “eminência parda”, “Parasita do poder público” e outros adjetivos”. 

Então lhe perguntei: “Senhor Promotor, que mal lhe pergunte: quantos anos o senhor está atuando aqui em Parauapebas?” 

O mesmo me respondera: “Tenho quatro meses que estou aqui”. 

Então lhe retruquei dizendo-lhe: “Eu tenho 24 anos que moro aqui Senhor Promotor, conheço a índole desses políticos todos da cidade, inclusive a dessa Deputada e seu ex-marido que participaram do primeiro crime político do município em 19 de setembro de 1991, como mandantes”. 

Diante da minha revelação, ele me pediu que contasse mais detalhes sobre o referido crime, que depois de ouvir-me limitou-se a me dizer que não iria apurar a denúncia naquele momento pelo fato da mesma ter “conotação política”, para não causar atritos políticos entre os “candidatos concorrentes aos cargos de Prefeitos naquele momento”, e que após as eleições, o mesmo apuraria os fatos relatados a ele por mim.

Ainda insisti com o mencionado promotor, que a minha intenção em fazer àquela denúncia naquele período de eleição, jamais foi com tal intenção de criar um “fato político”, apenas estava cumprindo com meu papel de cidadão colaborando com a Justiça do meu país, confessando minha participação em um crime que até então, não era do conhecimento das autoridades competentes para a devida apuração e aplicar-me as devidas punições de acordo o grau do meu envolvimento no aludido delito, o que eu não queria era morrer com a minha consciência doendo, levando para a sepultura tal segredo. 

E que eu também sabia que para o senhor promotor fazer as devidas apurações, teria que organizar uma diligência para rastrear a certidão de nascimento da “filha” adotiva do casal, e até mesmo solicitar um exame de DNA para dirimir todas as dúvidas, e isso não seria de forma intempestiva, até porque deveria correr em “segredo de justiça”, o que levaria consumir no mínimo, mais de três meses, portanto, ultrapassaria o período das eleições que foi em outubro, sendo que minha denúncia foi dada entrada na secretaria da Promotoria de Justiça de Parauapebas no dia 03 de setembro do ano passado. 

Mas minha denúncia não foi levada a sério pelo representante do Ministério Público Estadual em Parauapebas, como tantas outras feitas por cidadãos e cidadãs de bem e honestas deste país, contribuindo assim, para que os acusados se vinguem de seus denunciantes, quando a justiça não toma para si, a responsabilidade de puni-los na forma da lei. 

Ao me sentir desamparado e com receio que vazasse essa minha revelação para os envolvidos que tem um histórico de truculência na cidade, resolvi tornar público no meu quinzenário esta minha denúncia no dia 1º de outubro quatro dias antes das eleições, e como “castigo” por essa minha atitude, a Juíza Eline Salgado Vieira, titular da 75ª Zona Eleitoral, mandou oficiais da justiça recolher todos os exemplares na gráfica Correio do Pará a pedido da “eminência parda” e “parasita do poder público” Deputada Federal Bel Mesquita, para que a população de Parauapebas, e em especial seus eleitores, não tomassem conhecimento dessa ato criminoso que foi ocultado por mim por mais de 20 anos. 

Agi dessa forma, porque, com o passar do tempo, cheguei à conclusão que as várias tentativas do truculento Faisal tirar a minha vida, inclusive fazendo proposta a um cidadão conhecido por "Maia Branco", muito conhecido na cidade, através de intermediário para me assassinar conforme o mesmo me confessara, mas por me admirar na minha luta em prol da comunidade de forma despretensiosa, resolveu me procurar e me confessar, me orientando inclusive, como eu deveria me comportar na cidade evitando sair de casa desacompanhado, qualquer hora do dia, principalmente à noite, e sempre evitar dizer para alguém o dia em que eu fosse viajar para algum lugar conforme já publiquei esse fato em edições anteriores do nosso quinzenário. 

Não foi porque sempre afirmei que o responsável pelo assassinato do ex-vereador João Prudêncio de Brito, era ele (Faisal), como o mentor intelectual, juntamente com os primeiros membros daquele Poder Legislativo Municipal não, e sim para que essa revelação que torno pública agora, nunca viesse a acontecer. 

Este é o casal que alegam que sempre fizeram, e fazem as coisas certinhas, ao longo de sua trajetória política na nossa cidade.


Valter Desiderio Barreto.

domingo, maio 17, 2009

Carta de indignação!

Senhor Deus!!!
Refletindo sobre a atual situação que se encontra a humanidade, muito me comove em escrever-te, como forma de desabafo!
Passamos pelas bancas de jornais e pelos programas televisivos e nenhuma surpresa há, a cada dia mais violência, mais tragédias, mais problemas, calamidades, corrupções, os pais que matam seus próprios filhos, mães que abandonam suas crianças, brigas, desamor, falta de afeto, falta de cuidado de amor ao próximo, fome, drogas, doenças, enfim, problemas dos mais variados tipos... e muitas vezes algumas pessoas devem estar se perguntando: “Será que Deus não está vendo tudo isso?” “Será que Deus se esqueceu de nós?” “Ah! Eu devo estar pagando o preço de algo que cometi na outra encarnação” “ah.!!! ah!!!........ Quanta indignação!!! Quantas perguntas....... Quantas filosofias para explicar o sofrimento humano, quantos filósofos surgiram e surgem para explicar a existência humana!!! Quantas interrogações sobre a vida.. sobre a humanidade!!! E nenhuma resposta há, o sofrimento continua acontecendo...... o sofrimento persiste! Não tem fim.....
Mas eu observei algo de diferente! E fiquei meditando, se DEUS é tão bom, tão abençoador, tão misericordioso, como Ele mesmo diz que é, o que está havendo?
DEUS é perfeito? Claro!!!
Tudo que Deus faz é com perfeição??? Claro !!
Mas então onde está o erro? Com certeza o erro está no homem que é imperfeito, e não em Deus que é perfeito!
O próprio homem limita DEUS de agir, o próprio homem busca sua derrota, seu fracasso.O homem impede Deus de trabalhar. Deus é impedido de entrar nas escolas, não se pode falar Dele, pois é anti-ético, não se pode falar Dele nos hospitais, porque não se pode misturar “religião” com a ciência. Deus não pode entrar nas famílias, porque as pessoas estão preocupadas com seu bel-prazer...... Deus não pode entrar nas festas, porque as pessoas estão alegres demais para falar Dele. Então, como impedir uma bala perdida numa escola, se Deus não está lá com seu exercito de anjos para livrá-los como diz em Salmo 91 mil cairão ao teu lado e dez mil a tua direita mas tu não serás atingido Como esta escrito que debaixo das asas de Jesus estaremos seguros... Como vou habitar em segurança se eu não convido Deus p/ ser meu guardião?
Como vou estar livre das doenças se eu não acredito que é Ele quem deu a ciência ao Médico,e que Ele é o medico dos médicos. Pois quem fez o corpo humano perfeito? Quem criou os músculos? Quem criou nossas artérias, nossas veias? DEUS é o dono de toda a sabedoria, de toda a existência humana, Ele é o criador do mundo e não há outro Deus senão Ele, o Todo poderoso! Ele foi quem enviou Jesus seu único filho por amor a humanidade, e a própria humanidade não reconhece o sacrifício de Jesus naquela cruz, onde Ele foi cuspido, sacrificado, colocaram uma coroa de espinhos, deram chibatadas, e mesmo assim, Jesus com seu infinito amor não pecou, não ficou com raiva de seus inimigos, e ainda disse assim para o Deus: “Pai perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem”. Porque se soubessem jamais crucificariam o Senhor da Gloria!
Ele foi crucificado para levar sobre Ele os nossos pecados, nossas dores, nossas enfermidades, como está escrito na bíblia sagrada: “ Verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito ferido de Deus e oprimindo. Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos trás a paz, estava sobre ele, e pelas suas pisaduras, fomos sarados” Isaías 53:4-5.
Não se paga caro por algo que não tem valor, e o preço de Jesus naquela cruz foi um preço muito caro, foi pago com sua vida, por isso eu e você meus irmãos temos muito valor para Deus. Somente Ele deu sua vida por amor, ninguém faria isso a não ser Jesus Cristo!
Meus amados irmãos, venho através desta carta alertá-los que Jesus está voltando, só Ele é Senhor, Ele jamais vai dar sua Gloria a alguém, nenhum santo há a não ser Jesus Cristo filho de Deus todo poderoso, criador do céu e da terra. Mas infelizmente como diz na bíblia sagrada que o “deus” deste século cegou-lhes o entendimento, e satanás é o deus deste século que esta cegando a humanidade para que as pessoas não conheçam as bênçãos que Deus tem para todos nós. As pessoas estão acreditando em filosofias de homens, as pessoas estão servindo a deuses de imagens e esculturas feitas pelas mãos de homens, que tem boca mas não falam, tem olhos mas não vêem, tem ouvidos mas não podem ouvir. Simplesmente as pessoas estão sofrendo e não abrem o coração para servir ao DEUS VIVO e TODO PODEROSO! Só Ele tem poder de restaurar a angustia em alegria, o sofrimento em bênçãos. Tudo isso Ele quer fazer, Ele quer realizar todos os desejos do coração das pessoas, mas as próprias pessoas impedem Deus de agir, fecham a porta do coração. E aí, Deus fica do lado de fora esperando uma atitude de fé da pessoa. Ele diz: “Eis que estou a porta e bato, e se alguém abrir a porta, eu entrarei e cearei com ele e ele comigo” Apocalipse 3:20
Deus é tão maravilhoso que deu ao homem o livre arbítrio, cada um escolhe o que acha melhor para sua vida, e ele não impede a pessoa de servir aos deuses que ela achar que convém, mas o que acontecer dali em diante, não é responsabilidade Dele. Não podemos depois culpar Deus pelas desgraças, pelas derrotas, porque Ele é bom!! Ele é amor!! Se um pai dessa terra faz o bem ao seu próprio filho, quanto mais DEUS que está no céu!
Quem é mal é o diabo! E o próprio Senhor Jesus revela na bíblia sagrada que: “O próprio diabo se transforma em anjo de luz” (2 Coríntios 11:14), só para enganar as pessoas a não conhecerem a única verdade que é o DEUS vivo! As pessoas estão acreditando em satanás através das mais variadas filosofias e religiões que nada tem haver com o que Deus diz na sua bíblia sagrada, as pessoas estão pensando que essas filosofias é de Deus e não é, a bíblia diz que o diabo é o pai da mentira, ele engana, mata e rouba, tudo que tem sofrimento é do diabo e não de DEUS, mas como o diabo é astuto, ele nunca vai dizer que é ele quem está por detrás de todos os sofrimentos de todas as derrotas, fracassos, lágrimas de dor, etc...Porque o próprio Jesus diz que o diabo se transforma em anjo de luz.
Mas Deus está chamando você hoje para conhecer a VERDADE a única que vai te levar a salvação, a cura, a prosperidade, a bênçãos sem medida, a curas física e interior, no seu casamento, na sua família, nos relacionamento, na sua vida profissional, nas suas finanças... Enfim, o Pai diz: “Eu sou poderoso para fazer TUDO muito mais abundantemente, além daquilo que você pensa ou você pede, segundo o MEU Poder que em você opera” Deixe o meu poder entrar em sua vida, não me impeças e você verá a minha Glória! Efésios 3:20
Irmãos essa mensagem é um alerta de Deus, se você vive sofrendo, chorando com lágrimas de tristeza e cheio de problemas, saiba que Deus quer restaurar sua vida! Ele move a estrutura o céu a seu favor, Ele faz o impossível se tornar possível, mas o que VOCE irmão, pode fazer, isso é responsabilidade tua e Ele não faz por você! E o que você pode fazer hoje é ir ate a casa do teu Pai, vá a uma igreja evangélica mais próxima de sua residência e comprove os milagres e todas as bênçãos que o PAI quer te dar!
Mas saiba, que se você vem tomando as mesmas atitudes, acreditando que você nasceu para sofrer, algo está errado, porque Deus é bom, Ele é abençoador e não amaldiçoador, então o problema não está Nele, porque Ele é perfeito, mas o problema está em você e chegou a hora de mudar o caminho. De que vale a pena continuar sofrendo? Com dores, enfermidades, doenças, problemas familiares, profissionais, conjugais, financeiros? Jesus restaura tudo isso e você vai passar a viver uma vida de riquíssimas bênçãos.
“Na verdade, na verdade vos digo que vós chorastes e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vos estareis tristes; mas a vossa tristeza se converterá em alegria. E , naquele dia, nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto perdides a meu Pai (DEUS) em meu Nome (JESUS), Ele vo-lo há de dá, e até agora, nada perdides em MEU NOME (JESUS); pedi e recebereis , para que a vossa alegria se cumpra. Porque para Deus, nada é impossível”. João 16:20,23,24
Lembre-se que todos os caminhos que não segue a bíblia sagrada não é o caminho do sucesso e da salvação, mesmo que aparentemente se faça o “bem”. Porque disse Jesus: EU SOU o CAMINHO, a VERDADE e a vida, ninguém vem ao PAI senão por MIM!
Jesus é a única verdade e não há outro! Ele diz que nos últimos tempos surgiriam muitos falsos profetas e que enganariam a muitos com filosofias e vãs religiões, que são na verdade espíritos do anti-Cristo.Uma semana linda semana para vocês e leiam a bíblia sagrada, ali contem toda a solução de seus problemas e a resposta de tudo!