Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Brasília chega aos 50 anos desmordenizada por mazelas do Brasil antiquado

por Alexandre Garcia
A decisão sobre a intervenção federal demora. Em outro país, um flagra desses, de políticos recebendo dinheiro, resultaria em medida drástica contra o flagrado. Aqui demorou três meses, porque se apostou na impunidade, na cultura de que isso é normal na política.
A Justiça não está satisfeita. O presidente do Supremo Tribunal Federal chegou a dizer que há, em Brasília, “uma metástase”. O procurador-geral quer intervenção federal, o que os políticos locais não querem. Supõe-se que sendo ruim para eles será bom para Brasília.
Se levarmos em conta o que eles fizeram com os votos dos brasilienses desde que se criou essa autonomia política sem autonomia fiscal. O que sustenta Brasília é o imposto de todos os brasileiros.
Amigos de Juscelino me dizem que quando JK veio para Brasília, ele disse que ia se livrar – e livrar os presidentes futuros – da “gaiola de ouro”, a câmara de vereadores do Rio de Janeiro. Só que nos últimos 20 anos nós formamos a nossa, concretamente. Está pronto o novo e suntuoso Palácio Legislativo, com área de cinco campos de futebol – para 24 deputados. Constrangidos, eles ainda não se mudaram. Custou R$ 120 milhões, triplicou o orçamento inicial, sabe-as lá como.
Na discussão disso tudo, vem a pergunta: o que é o Distrito Federal? Não é um estado, não é um município. É apenas o distrito sede do governo federal.
Fica também a dúvida: o que fizeram com o voto conquistado de Brasília? Eleitos provocaram uma explosão demográfica, desordem na ocupação do solo, legislaram em causa própria. Veio a segurança pública em uma cidade que era segura, a saúde pública ficou péssima, a educação, sofrível, asfalto mal feito.
Falta para hospitais e escolas o que sobrou para Palácios Legislativos, para meias e bolsas. Ou seja, Brasília chega aos 50 anos desmordenizada por mazelas do Brasil antiquado.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...