Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, março 12, 2010

A competição fálica da América


por Arnaldo Jabor
A destruição das torres gêmeas em 2001 pelo Osama foi uma cópia perfeita dos filmes-catastrofe de Hollywood. Há uma compulsão psicótica do cinema americano: amam ver o próprio país destruído.


Filmes como ‘Armageddon’, ‘Independence Day’ mostram a América sendo arrasada. Há em ‘Godzilla’, uma cena igual ao momento em que as torres caem ao fundo e centenas de pessoas correm em pânico sob a poeira em Nova York.


Osama só fez copiar. Ele virou a tecnologia ocidental contra o ocidente. Por outro lado, poderia ser um ensinamento para a América contra a arrogância do progresso incessante, mas neste marco zero, a grana manda. Claro, assim vão fazer novas torres, mais altas ainda.


Mas, isso é também um sintoma. Trata-se de uma competição fálica: quem tem o pênis maior? Atualmente o Dubai, aquela cafajestada a beira mar, detém o recorde de prédio pornô, mais comprido de todos.


Se a América tivesse aprendido alguma coisa, poderia criar ali um maravilhoso monumento à democracia, que sempre nos lembrasse da espantosa tragédia que mudou o mundo para sempre. Mas, não. Preferem à competição arquitetônica pornográfica. Quando vira a nova bomba?

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...