Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, março 10, 2010


Fumar em lugares fechados já é proibido em 12 estados
Onde a lei foi aprovada, ela pegou. Essa lei melhorou a vida de quem não fuma e faz muita gente parar de fumar.

Ainda existem estados brasileiros que não aprovaram leis antifumo. Onde a lei foi aprovada, ela pegou. Essa lei melhorou a vida de quem não fuma e faz muita gente parar de fumar. Nas empresas não há mais fumódromos, os funcionários são obrigados a ir até a rua. Muitos estão desistindo do cigarro. Uma pesquisa do Hospital das Clínicas mostra que o ar em bares e restaurantes de São Paulo está menos poluído.

Outras cidades também estão apertando o cerco aos fumantes. É longa a caminhada de Talma para fumar. Duas vezes por dia, ela deixa o escritório onde trabalha para acender um cigarro. Não reclama, porque está conseguindo reduzir o vício: “Fumava dois maços por dia. Hoje, fumo um maço”. Na universidade, funcionários fiscalizam se os alunos cumprem a regra.

“Dá até vontade acender um cigarro, mas não posso dentro da faculdade, não tem como”, diz a estudante Amanda Gil Cairo. “Está mais limpo”, elogia a estudante Alessandra Alves Lima Santos. Agora, fumar só na calçada em frente à faculdade. “Tem que se adaptar. É uma lei, tem que seguir”, aponta o estudante Rodrigo da Mota. Quem não se adaptou, pagou caro.

Em São Paulo, em seis meses foram aplicadas 761 multas. Os frequentadores e funcionários das casas noturnas foram os mais beneficiados pela lei antifumo. Nos ambientes fechados desses locais, houve uma redução de 73,5% nos níveis de monóxido de carbono. É o que aponta um estudo do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas.

A pesquisa foi realizada a partir dos dados coletados por fiscais da Vigilância Sanitária. O aparelho que mede a qualidade do ar ajudou a descobrir, por exemplo, que antes da lei, a poluição provocada pelo cigarro em ambientes fechados era pior que a da rua. “Quando o ar, por exemplo, está acima de 4,5 partes por milhão já é um parâmetro inaceitável.

Nos bares e restaurantes de São Paulo, os ambientes fechados tinham essa concentração”, aponta a coordenadora da pesquisa Jaqueline Scholz Issa. O combate ao fumo virou lei em 12 estados e no Distrito Federal. Também há casos de cidades que sancionaram leis municipais para garantir o ar mais puro, já que o estado não aderiu. É o caso, por exemplo, de Belém, Aracaju, Salvador, Goiânia, Florianópolis, Lages e Tubarão. Raul Vieira agradece.

Há 26 anos trabalhando como garçom na capital paulista, ele sente a diferença: “Em termos de saúde, com certeza, eu ganhei. Chegava em casa, ficava com o corpo doído de tanta fumaça e tossia. Melhorou muito a saúde de todos os garçons, com certeza”.

Em São Paulo, 20 mil pessoas morrem de problemas como infarto e derrame cerebral a cada ano. Doenças, muitas vezes, provocadas pelo cigarro.

A expectativa dos pesquisadores é que em agosto, quando a lei antifumo completar um ano, o número de casos tenha sofrido uma redução entre 10% e 30%.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...