Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, março 03, 2010

A importância dos carboidratos no controle do peso


Ele está na massa, no arroz, na batata e até em algumas frutas que são fontes de energia para o nosso organismo. Como combinar esses alimentos e qual a hora certa de consumir carboidrato?

O Jornal Hoje vai explicar o que é esse tal de carboidrato.

Isso interessa muito para quem quer controlar o peso. O carboidrato está presente em quase todos os alimentos, não só nas massas como se imagina. “Ele é um nutriente que dá energia pro nosso corpo”, explica a nutricionista Ana Paula Ribeiro. É a única fonte de energia do nosso cérebro e do nosso coração.

Quando ingerimos o carboidrato, ele se transforma em glicose no sangue e só depois vira energia. Se não for utilizado vira gordura. “Se você souber controlar a quantidade de carboidrato que você vai consumir, ele nunca vai trazer prejuízo pra você”, completa a nutricionista. Então o melhor é escolher bem os carboidratos ao longo do dia.

“O melhor pão é o que tem vários tipos de farinhas e farinhas integrais. De cinco a sete grãos que tem neste pão. Ele vai ser absorvido mais lentamente, pelo fato de ele ter fibras e outra coisa importante que ele tem bem mais vitaminas e minerais”, esclarece a profissional. Na hora do almoço cuidado com as misturas.

“Pecado terrível é comer arroz feijão batata e uma farofa. Sempre coma só arroz e feijão ou se não a batata e o feijão, macarrão e feijão”, explica Ana Paula. “Saudável sei que não tá, sempre falta uma verdura um legume”, diz Sonia Ribeiro, encarregada de pessoal. A quantidade de carboidratos nas folhas, legumes e verduras é pequena.

Mesmo assim... “É o palmito, é o tomate e a alface e o espinafre e a cenoura e a beterraba estas são as fontes que tem menos carboidrato”. Os nutricionistas recomendam de três a cinco frutas, variadas, por dia.

“Quanto mais doce a fruta, mais carboidrato esta fruta vai ter”. A partir de seis da tarde a maioria das pessoas diminui o ritmo de atividades e gasta menos energia. Durante sono o corpo também queima menos calorias. Por isto atenção para a quantidade de carboidratos, se você quiser perder peso. “Ao parar nossas atividades a gente já tem que diminuir a quantidade de carboidratos.

Porque a gente vai ficar mais paradinho, para evitar que este excesso vire gordura. O excesso de gordura acumula nos famosos pneuzinhos”. A nutricionista Luciana Drumond mostra as porções ideais de carboidrato ao longo do dia. Café da manhã Na parte da manhã é a hora que a gente pode comer mais carboidrato para poder gastar durante o dia.

O ideal é: Uma unidade de pão francês ou dois pães pequenos, equivalente a 50 gramas. Se quiser variar substitua por duas fatias de integral ou pão de forma ou dois biscoitos recheados ou seis de água e sal.

Pode também comer um pão sírio médio ou uma fatia fininha de bolo. Almoço Alem de legumes e verduras que você deve ter comer todo o dia são duas colheres de arroz para uma concha média de feijão. Pode até comer farofa.

Você bota uma colher de arroz e outra de farofa. Se for macarrão no lugar arroz, duas colheres de sopa também. Ginástica Se quiser perder peso, coma uma fruta que tenha bastante carboidrato ou um iogurte antes, e depois coma pão.

Se quiser ganhar massa muscular coma 40 minutos antes o pão e depois coma a fruta ou o iogurte, uma vitamina ou um suco. Noite À noite, o ideal é fazer refeições mais leves. Você pode até comer macarrão, duas colheres, mas ai tem que associar com bastante verduras legumes ou frutas. Se for comer pão de preferência aos integrais.

É certo cortar totalmente o carboidrato da alimentação? Em hipótese nenhuma porque o coração e o cérebro precisam do carboidrato. Se você não comer o organismo transforma outros nutrientes em glicose até a sua massa magra.

Você pode ter queda de cabelo, pele opaca, unhas quebradiças.

Se for durante muito tempo até gastrite, ulcera ,anemia.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...