Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, julho 30, 2010

Novas espécies são atrações no Parque da Vale no mês de julho

Mais de nove mil pessoas visitaram o Parque Zoobotânico Vale, em Parauapebas, sudeste do Pará, só neste mês de julho. Se o período de férias normalmente é movimentado, imagine então com o Parque oferecendo tantos atrativos, como o nascimento de um filhote de urubu-rei, espécie ameaçada de extinção e que se reproduziu em cativeiro pela primeira vez no Pará, e a chegada de novas espécies, como onças suçuaranas e cachorros do mato.

Desses animais, os caçulas são os cachorros do mato, Bidu e Lessi, que entraram para visitação no último domingo, 25. Os nomes foram escolhidos pelos visitantes. O próximo a ser batizado pelo público é o filhote de urubu-rei, que nasceu neste mês.

Mas as novidades não param por aí. Para receber os visitantes, o Parque Zoobotânico Vale passou por algumas melhorias, como a reforma dos parquinhos e o aumento de espécies no orquidário. Outra grande vantagem é a possibilidade de interação entre os visitantes e a fauna e flora amazônicas. Isso só é possível devido à enorme área verde do Parque e alguns animais que circulam livremente entre os visitantes, como antas e veados. "No passeio, os turistas são envolvidos numa mistura de entretenimento e educação ambiental onde podem perceber o processo de preservação da floresta e a integração entre a comunidade e a Vale", explica André Mourão, veterinário e supervisor do Parque.

Educação Ambiental na prática

Passear pelas trilhas do Parque é uma verdadeira aula de educação ambiental, onde os visitantes conhecem mais sobre a fauna e flora da Amazônia. Também há salas, como a de Coleções, em que o visitante pode apreciar borboletas, insetos e sementes; enquanto no Orquidário, as atrações são as espécies de orquídeas presentes na flora amazônica. "A interação das pessoas com o meio ambiente é um processo importante para incentivar a preservação ambiental", reforça Eduardo Perini, biólogo do Parque.

Cerca de 260 animais podem ser apreciados no Parque, entre eles a onça preta, porco do mato, irara e primatas. Além disso, estão disponíveis algumas espécies com exuberância conhecida mundialmente, como o maior psitacídeo do mundo, a arara-azul-grande; o maior mamífero terrestre do Brasil, a anta; a ave de rapina mais potente do mundo, a harpia e o maior urubu do mundo, o urubu-rei.

O Parque Zoobotânico Vale é uma ótima opção pra quem deseja conhecer o potencial natural da região e o esforço da Vale em conservar os ecossistemas locais e incentivar a educação ambiental, lazer e cultura. O Parque fica aberto para visitação diariamente (de segunda-feira a domingo), das 9h às 15h30. A entrada é gratuita.

Parauapebas, 30 de julho de 2010

Assessoria de Imprensa - Tel: 91 3215-2461 / Cel: 91 3215-2462
Lívia Amaral (Belém) - Tel: 91 3215-2460 / Cel: 91 9100-9276
Regina Rozin (Sudeste do Pará) - Tel: 94 3327-4763 / Cel: 94 8803-1039
www.vale.com/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...