Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, janeiro 21, 2011

Polícia Civil combate a criminalidade em várias regiões do Pará

O combate ao tráfico de drogas e à exploração sexual de crianças e adolescentes, e a fiscalização em estabelecimentos comerciais e casas noturnas, estão entre as ações da Polícia Civil do Pará destinadas à redução dos índices de criminalidade em todas as regiões. Desde o último dia 14, diversas equipes da Delegacia Geral de Polícia Civil, em parceria com a Polícia Militar e outros órgãos de segurança estaduais e municipais, realizam operações preventivas e repressivas no interior do Estado.

A Superintendência Regional da Polícia Civil da Zona Guajarina, com apoio do GPE (Grupo de Pronto Emprego), da Delegacia de Conflitos Agrários (Dema), da Delegacia de Rondon do Pará e militares da Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam), já fiscalizou 40 estabelecimentos comerciais, dos quais quatro foram fechados por falta de alvará de funcionamento. Os agentes abordaram 190 pessoas, revistaram 12 caminhões, 25 caminhonetes, 60 veículos pequenos, seis ônibus e 65 motos.

Sob o comando do delegado José Ricardo de Oliveira, superintendente regional, a operação foi planejada pela Diretoria de Polícia do Interior (DPI). O objetivo das vistorias em veículos foi apreender armas de fogo, que geralmente são usadas em roubo a banco e assaltos, e combater o tráfico de drogas. Os policiais atuaram em bairros como Jaderlândia, Recanto Azul e Miranda, apontados como os de maior incidência de crimes no município.

No bairro Recanto Azul, dois bares foram fechados por falta de alvará e os proprietários foram orientados a procurar a Delegacia para regularizar a situação. Na Rua Castelo Branco, Missilene Lima Teixeira foi presa em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Na casa dela foram encontrados aproximadamente 8,4 quilos de maconha prensada, papelotes de crack, uma balança de precisão, uma pistola calibre 7.65, quatro telefones celulares, 11 munições de calibre 32 e outras seis de calibre 22. Também foi apreendida no local uma moto. Na mesma rua foi lavrado TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) contra Albersanio Araújo Cabral por dirigir sem carteira de habilitação.

No KM-06 da Rodovia BR-222, os agentes revistaram veículos de passeio, de cargas, de passageiros e motocicletas. À noite, os agentes atuaram em bairros da periferia da cidade, fiscalizando bares e revistando frequentadores.

No último dia 16, as equipes da Polícia Civil e da Rotam cumpriram mandado de prisão preventiva contra Reginaldo dos Santos Silva, apelidado de "Grande", acusado de homicídio. Armado, ele reagiu à prisão e acabou baleado. Ainda durante a operação foram lavrados dois procedimentos, um por tentativa de homicídio envolvendo João Oliveira Santos Filho, e outro contra José Carlos da Rocha e Bruno da Silva Moreira, por condução de veículo sem habilitação.

Os policiais fizeram abordagens em duas barreiras montadas no KM-05 da Rodovia BR-222, entre os municípios de Rondon do Pará e Abel Figueiredo, e no KM-70, em Dom Eliseu. Foram presos Raphael Gonçalves dos Santos por tentativa de homicídio contra a ex-namorada, Isabele Cristina Colares da Silva, que estava grávida e foi queimada pelo acusado.

Marapanim - Duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico de entorpecentes no município de Marapanim, nordeste do Estado, durante a operação "Marapanim Sem Drogas". As investigações levaram ao casal Wilcian Chaves Monteiro e Luciana Rodrigues Braga. Eles atuavam na área urbana e em um sítio localizado na Vila Maú, zona rural de Marapanim, vendendo entorpecentes. Foram apreendidos pasta de cocaína e maconha, além de material usado no refino e embalagem da droga.

A operação foi realizada pelo NAI (Núcleo de Apoio à Investigação) da Polícia Civil de Castanhal, com apoio da Superintendência Regional do Salgado e Delegacia de Marapanim.

Sudoeste - O mapeamento de pontos de tráfico de drogas em Altamira, sudoeste do Pará, levou a equipe de policiais civis da Superintendência Regional do Xingu a desarticular dois pontos de venda de drogas e prender duas pessoas em flagrante. O delegado Cristiano Nascimento, superintendente regional da Polícia Civil no Xingu, disse que está sendo feito um levantamento dos locais de venda de drogas no município.

A equipe esteve na Rua da Olaria, bairro São Domingos, onde foram presas duas pessoas portando maconha. Elas disseram ter comprado a droga na casa de Josefa de Oliveira Silva, 37 anos, presa em flagrante. No local foram encontrados papelotes com maconha dentro de uma panela.

Durante a ação, os agentes foram informados que Valdeci Vicente da Silva, 54 anos, dono de um comércio de verduras e legumes, também vendia drogas a poucos metros da casa. Os agentes foram ao endereço e apreenderam mais oito papelotes de maconha. Josefa e Valdeci foram conduzidos à Superintendência Regional de Altamira, sob a acusação de tráfico de entorpecentes.

"Pente fino" - Setenta e cinco veículos irregulares foram apreendidos nos municípios de Parauapebas e Tucuruí, no sudeste do Estado, durante a operação "Pente Fino" realizada por policiais civis e militares, e agentes municipais de trânsito.

Mais de 100 veículos foram fiscalizados, entre carros e motocicletas. Os agentes estiveram ainda em 120 estabelecimentos comerciais e abordaram mais de 200 pessoas nas duas sedes municipais.

Em Parauapebas, as equipes fizeram rondas e revistas nos bairros Altamira, Liberdade, Cidade Nova e Da Paz, fiscalizando bares e abordando condutores de veículos e pedestres. Durante a operação, foi lavrado um procedimento por desacato e desobediência, e apreendida uma máquina caça níquel.

Em Tucuruí a operação mobilizou policiais civis da 15ª Seccional Urbana de Tucuruí e militares do 13º Batalhão. No município, os agentes estiveram em bares e outros estabelecimentos, e fizeram abordagens nas ruas. Foram fiscalizados 69 bares e estabelecimentos similares, dos quais 16 acabaram fechados por irregularidades.

Os policiais apreenderam 45 veículos e duas armas brancas. Quatro adolescentes foram entregues a familiares.

Walrimar Santos - Polícia Civil

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...