Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, fevereiro 01, 2011

MAGISTRADO COBRA AÇÃO DO CONSELHO TUTELAR E CHAMA ATENÇÃO DOS DEMAIS PODERES PARA PROTEÇÃO DE MENORES.


Serra Pelada


A prostituição infantil e o uso de entorpecentes por menores preocupa o juiz da Comarca de Curionópolis. O Distrito de Serra Pelada chama atenção do Magistrado que deve formar uma frente de trabalho no sentido de amenizar abusos contra incapazes.

“De posse das informações referentes a casos envolvendo menor em Serra Pelada iremos formar uma frente de trabalho contando com apoio do Poder Executivo Municipal, Legislativo e das polícias Civil e Militar para viabilizar uma situação urgente para a comunidade da vila que não pode ficar desassistida”, assegurou.

O silencio quase que absoluto por parte da comunidade, acaba prejudicando os registros de casos no Conselho Tutelar. A população diz temer ação de partes interessadas pelo crime e assim não denunciam, dificultando ainda mais a ação das autoridades no combate à violência contra crianças e adolescentes.

Foram quase 300 casos registrados pelo Conselho Tutelar de Curionópolis em 2010, e este número seria bem maior se a comunidade garimpeira não insistisse em se calar diante do problema e permitisse que os registros fossem feitos oficialmente. Segundo a coordenadora do Conselho, Telvaneide Barros de Sousa, a comunidade tem medo de denunciar. “Somos informados de modo incompleto, quando partimos para apurar as denúncias, as pessoas se negam de nos encaminhar até a ocorrência com precisão” relatou.

Os casos mais freqüentes são registrados com presença de menores em bares e casas noturnas, se prostituindo, consumindo drogas e bebidas alcoólicas. Casos preocupantes também envolvem gravidez na adolescência e pedofilia. Os dados são do relatório anual do Conselho Tutelar de Curionópolis.

A situação alarmante chamou a atenção do Poder Judiciário do município e o Magistrado Claytoney Passos de Lira, lotado na Comarca de Curionópolis desde setembro de 2010, que tem encarado com muita responsabilidade, na tentativa de se juntar aos demais poderes para amenizar o problema, deu entrevista ao jornal e segundo ele, apesar da sede do município concentrar muitos casos envolvendo crianças e adolescentes em situações de risco Serra Pelada é a região que mais preocupa: “O problema em Serra Pelada é histórico, contudo vem se agravando a cada dia e isso nos chamou a atenção para novas ações que visem preservar a integridade física e psicológica dos menores residentes na vila” relatou Dr. Claytoney Lira.

Em vista a preocupação do Judiciário de Curionópolis nos casos recorrentes em Serra Pelada, o Juiz afirma que irá solicitar do Conselho Tutelar mais presença no distrito e lembrou: “Os conselheiros são eleitos por voto popular, ou seja, a comunidade deposita neles confiança e espera que correspondam, fazendo valer os diretos das crianças e adolescentes. Sendo assim é de responsabilidade do Conselho Tutelar apurar e encaminhar até nossa Comarca quaisquer que sejam os casos para que estes, sejam analisados e resolvidos”, afirmou.

Para garantir que Serra Pelada não fique desassistida o Juiz disse que irá solicitar ao Conselho Tutelar presença semanal na vila, já que a autarquia conta com suporte de um veículo e são cinco conselheiros. “O principal objetivo das idas do Conselho até Serra Pelada é para que seja feito um levantamento real da situação e assim possamos agir com precisão, priorizando os casos mais graves”.

A parceria Coomigasp/Colossus, vem contribuindo de forma significativa para que a comunidade de Serra Pelada melhore sua qualidade de vida. Os atendimentos na área da saúde tem alcançado o público infanto-juvenil, com palestras orientando quanto aos meios de prevenção e na área da educação, esporte e cultura, com atividades envolvendo jovens e adolescentes na tentativa de despertar o interesse da comunidade em inserir a juventude em uma nova modalidade de vida.

O magistrado finalizou afirmando que os órgãos, entidades e autarquias competentes não podem se abster da responsabilidade de cuidar dos direitos assegurados às crianças e adolescentes e que vai cobrar quando necessário, medidas que resultem no cumprimento da Lei.

Agência Bateia

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...