Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, maio 04, 2011

EMPRESA DE MINERAÇÃO CANADENSE COLOSSUS ABORTA PROJETO SOCIAL EM SERRA PELADA

Depois de ter recebido uma proposta da empresa canadense de mineração Colossus, que em parceria com a Coomigasp de Serra Pelada, no Pará, para ministrar um curso de capacitação em confecção de artefatos de grãos de açaí, através de sua assessora para Assuntos Institucionais Camilla Fernandes, para contemplar pessoas daquele distrito pertencente ao municipio de Curionópolis, que vive fora do mercado de trabalho e renda.


O Artesão Valter Barreto que hoje é referência mundial no aproveitamento de caroços de açaí confeccionando artefatos de grãos de açaí como cadeiras, mesas, armários, tapetes, jarros e diversos produtos utilitários, é surpreendido com a mudança de diretoria da empresa após a ida do ministro das Minas e Energia Edson Lobão no último dia 27 março do ano em curso a Serra Pelada, participar da primeira vistoria no contrato de exploração do ouro feita pela referida empresa canadense junto a Cooperativa de Garimpeiros de Serra Pelada, com a interrupção da parceria que estava sendo negociada entre o artesão e a Colossus.


E o mais desagradável dessa história, é que além do artesão ter tomado considerável prejuízo financeiro para atender o chamado da empresa através de sua assessoria, para participar de um evento no dia 22 de fevereiro envolvendo o Sebrae e representante da Fiepa, com o objetivo do artesão Valter ser apresentado aos participantes do evento e consolidar a parceria, até o momento, o mesmo não recebeu nenhum comunicado da atual diretoria da

mineradora canadense que se diz preocupada com os problemas sociais de Serra Pelada e age dessa forma. Abaixo cópia de algumas mensagens trocadas com o artesão Valter e a Coordenadora de Assuntos Sociais da empresa Colossus Camilla Fernandes.

Bom dia Valter

Mais uma vez, obrigada pela sua ida a Serra Pelada.

Vou tentar ser o mais ágil, obedecendo as limitações hierárquicas da empresa, para que a oficina seja oferecida o quanto antes.

Abraços,

Camilla Fernandes

Coordenadora de Relações Institucionais

Colossus Mineração Ltda

+ 55 (31) 3223-8825

+ 55 (31) 9680-5880


Valter,

Qual a duração em horas desse oficina e quantas pessoas podem participar?

Camilla Fernandes

Coordenadora de Relações Institucionais

Colossus Mineração Ltda

+ 55 (31) 3223-8825

+ 55 (31) 9680-5880


Valter,

Eu não sei as especificidades dessa oficina, mas será que não conseguimos distribuir essas 40h em duas semanas?

Grande abraço.

Camilla


Valter,

Não deixe de vir! Quem sabe essa seja a oportunidade para você identificar esse grupo. Acredito que a Iraídes pode te ajudar muito nesse sentido.

O evento acontecerá das 15h às 17h do dia 22. Você vir até a empresa que eu passo um tempo maior com você e almoçamos juntos.

Vou tentar te ajudar conseguindo um lugar para hospedagem, pode ser?

Camilla Fernandes

Coordenadora de Relações Institucionais

Colossus Mineração Ltda

+ 55 (31) 3223-8825

+ 55 (31) 9680-5880

Um comentário:

Pedro Nascimento Silva disse...

Boa noite blogueiro Valter!

Infelizmente no nosso Brasil é assim. Essas grandes empresas que exploram minérios no nosso país, como essa que é CANADENSE, como também a VALE, usam e abusam de seus poderes aquisitivos para pagarem matérias na grande mídia, vendendo uma imagem positiva delas, para tapear quem não sabe da atuação delas junto aos moradores que convivem em áreas exploradas por elas, que se contentam em apenas assistir as mesmas tirando do nosso solo as maiores riquezas de nosso país que são os diversos tipos de minerais e exportam para os diversos países do mundo, deixando-nos apenas com as migalhas de investimentos que as mesmas divulgam fazer na nossa região aqui do Pará.

Com certeza elas não têm nenhum interesse em fazer parceria com o senhor nesse seu grande empreendimento que a julgar pela importância da utilização de grãos de açaí que são disperdiçado ao longo dos anos, tanto contribuindo para abertura de oportunidade de trabalho e renda para quem precisa, como para o meio-ambiente e para a preservação da nossa natureza que elas próprias (Colossus e Vale) destróem para extrairem os metais preciosos, repito, seu empreendimento é mais importante do que o da COLOSSUS e o da VALE, porque o da Colossus e o da Vale, brevemente se acabará, porque minério de onde se tira não se pode repor, o seu pelo contrário, é para a vida inteira, porque caroços de açaí nunca faltará. Sempre haverá plantios de açaí...

Continue firme acreditando que um dia o senhor surpreenderá quem ainda não está acreditando na grande dimenção desse empreendimento em benefício do ser humano e da natureza que geme com a agressão desses "animais irracionais e imbecís" que se julgam os donos do mundo.

O senhor hoje é uma REFERÊNCIA MUNDIAL que está causando inveja e dor de cotovelo em muita gente "grande" principalmente aos políticos do nosso país que nada fazem em prol da população brasileira se não for pensando na próxima eleição.

Se eles, os políticos e os empresários fossem realmente inteligentes, abraçariam esse seu empreendimento inédito não só no Pará como no mundo a com certeza, não só abriaria porta de trabalho para muita gente, como contribuiria muito para a preservação da nossa Natureza que geme de dor com a depredação de seu maior inimigo que é o bicho HOMEM.

Um grande abraço, seu admirador e frequentador assíduo do seu blog.

Pedro Nascimento Silva, morador de Curionópolis, Pará.

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...