Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, julho 07, 2011

Justiça: Vale pagará R$ 800 mil por 'lista suja' de empregados


A Vale foi condenada pela Justiça a pagar R$ 800 mil por ter pressionado empresas terceirizadas e contratadas a dispensar ou não admitir pessoas que já entraram com processos trabalhistas contra a mineradora, criando uma "lista suja" de candidatos. O dinheiro será revertido para o Fundo de Amparo ao Trabalho (FAT).

A acusação foi feita em agosto de 2006 na 12ª Vara do Trabalho de Vitória (ES) pelo Ministério Público do Trabalho da 17ª Região (ES). A Vale recorreu à quinta turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que não aceitou o recurso da empresa.

Em sua decisão, o ministro do TST e relator do processo, Emmanoel Pereira, afirmou que "a denúncia diz que a recorrente (Vale) exercia pressão para que as empresas terceirizadas e contratadas dispensassem esses empregados ou impedissem sua contratação. E a denúncia está devidamente provada". O ministro afirmou ainda que a conduta da empresa foi "uma violência contra as normas protetivas do trabalho".

A empresa Vale foi procurada, mas até o momento da publicação desta nota ainda não havia se posicionado. (Fonte: O Documento)

1 comentários:

Valter Desiderio Barreto disse...

Boa noite meu amigo jornalista Waldir Silva!

Mais uma vez a Vale dar um péssimo exemplo de sua truculência contra os pequenos e humildes trabalhadores, obrigando a Justiça reconduzí-la a sua insignificância diante do valor do ser humano (que não tem preço) punindo-a aplicando-lhe uma punição ainda modesta em forma de moeda corrente no país, para mostrar a mesma que independente do seu poderio econômico, ela não está acima do bem e do mal.

A discriminação da Vale contra os humildes é visceral, não tem remédio, constatamos isso a cada ano que convivemos com a mesma aqui no município de Parauapebas.

Ela só está preocupada em robustecer a sua conta no banco com os lucros exorbitantes auferidos da nossa riqueza mineral que ela exporta para o exterior.

Para ela qualquer meio justifica o fim de seus lucros fáceis, até mesmo recusar pagar ao município de Parauapebas o que ela deve.

Ao invés dela pagar o que deve ao município, se presta a fazer denúncia em revista de grande circulação contra o gestor municipal Darci Lermen de desvio de verba pública, ao invés de denunciar os Vereadores do município que são os legítimos representantes do povo e que foram eleitos exatamente para fiscalizar o poder executivo e exigir do mesmo transparência no trato com a coisa público, tendo o poder até de destituir o mesmo caso seja necessário.

Prefeito não governa um municipio sosinho, ele governa em parceria com o Legislativo, os erros que praticar frente a administração os Vereadores devem responder solidariamente com o chefe do executivo.

A Vale só convoca a população para audiência pública quando é de interesse dela, mas quando a população deseja algo dela, ela se esquiva e não dá a mínima para os interesses da comunidade aonde ela está instalada extraindo as riquezas do município, acumulando grandes bônus, e nos deixando só com o ônus assim como aconteceu com Itabira e outras regiões do nosso país.

Graças a Deus e a minha persistência juntamente com minha esposa, hoje sou uma referência mundial no aproveitamento de caroços de açaí para confeccionar diversos produtos como cadeiras, mesas, armários, tapetes, jarros e tantos outros objetos conforme já foi divulgado na grande mídia, como na TV Liberal no programa "É do Pará", na TV Cultura do estado do Pará, na RBA, afiliada a Band, na Globo News, sendo o nosso trabalho premiado a nível estadual pelo Sebrae.

Procuramos a Vale através de seu representante na Serra dos Carajás para firmarmos parceria com o o objetivo de capacitarmos pessoas que estão fora do mercado de trabalho no município de Parauapebas, ministrando-lhes curso de confecção de artefatos de grãos de açaí abrindo assim porta de trabalho e renda para os mesmos, no final do ano passado, fomos orientados pelo funcionário da empresa a enviar-lhe material que mostrava nossos produtos, providenciamos dois vídeos das matérias que foram veiculadas nas duas emissoras de televisão acima citadas e enviamos para o cidadão de nome Luiz Veloso através do escritório da Vale em Belém que após assistir os vídeos enviou-nos uma mensagem via e-mail, comunicando-nos que breve faria-nos uma visita ao nosso ateliê e até hoje nunca nos deu uma satisfação.

Não pedi nada a Vale para mim, apenas solicitei uma parceria com a mesma, para abrirmos portas de trabalho e renda para pessoas que se encontram fora do mercado de trabalho em Parauapebas.

Estarei participando de todas as Audiências Públicas em Parauapebas em que a Vale se faça presente, para cobrar da mesma melhor respeito para com a população do nosso município.

Valter Desiderio Barreto - Escritor e Artesão. e-mail valterbt@gmail.com Cel. (91) 81751369.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...