Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, setembro 21, 2011

ATRIBUIÇÕES DOS FORMADOS EM BIOMEDICINA

Vejam aqui porque o biomédico não pode ostentar o título de "DOUTOR". Além do curso ter somente 4 anos de duração,e para os profissionais dessa área se tornar DOUTOR como os demais cursos de graduação universitária, terá que fazer MESTRADO e depois DOUTORADO. E isso leva mais alguns anos de preparo acadêmico.


Biomedicina

I) Pesquisa

Biomédico é um ser meio médico meio biólogo. Ele pesquisa as causas de doenças, realiza testes laboratoriais, desenvolve vacinas e remédios. A grosso modo é mais ou menos isso o que um Biomédico faz.


· Campo de Atuação e Mercado de Trabalho

· Anatomia - estudar a forma e a estrutura dos seres vivos

· Biofísica - analisar os fenômenos biológicos por meio de exames radiológicos

· Biologia Molecular - investigar as funções das células e o papel das proteínas e dos genes no desenvolvimento do organismo

· Bioquímica - estudar os processos químicos nos organismos vivos

· Biotecnologia - desenvolver vacinas e remédios a partir da manipulação de microorganismos

· Farmacologia - pesquisar a natureza e a ação dos medicamentos no organismo

· Genética - investigar a transmissão dos caracteres hereditários

· Histologia - estudar a estrutura microscópica e as funções de tecidos e órgãos

· Imunologia - pesquisar vírus, bactérias e microorganismos e descobrir sua utilização na fabricação de vacinas e medicamentos

· Parasitologia - analisar os organismos que vivem a custa de outros

· Patologia - pesquisar e diagnosticar as doenças e as mudanças causadas por elas.

· Psicobilogia - estudar as drogas que atuam no sistema nervoso central, como psicotrópicos e antidepressivos

· A profissão nos dias atuais

Biologia Molecular, Genética e Imunologia são áreas bastante promissoras. Os laboratórios de análises clínicas contratam quase um terço dos profissionais. As universidades e os institutos de pesquisa, como o Adolfo Lutz, em São Paulo, e o Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, também oferecem bons empregos. Nas indústrias farmacêuticas, acompanha a fabricação de medicamentos e vacinas e pode ainda atuar no marketing da empresa.

· Média salarial inicial

O salário varia dependendo da área, tendo como salário médio inicial de R$ 889,00.

II) Entrevista

Realizamos uma entrevista com a Biomédica Talita Vieira Franco Salles que nos recebeu muito bem no laboratório em que trabalha - Laboratório Maricondi.

· Qual o nome completo dessa Profissão?

Em meu diploma o título que recebi foi de Bacharel em Ciências Biológicas - Modalidade Médica, Biomédico.

· Com relação a sua formação, quanto tempo leva-se para se formar Biomédico? Há quantos anos você é formada?

O curso de Biomedicina tem duração de 4 anos, sendo que normalmente, o último ano tem um período reservado para estágio curricular (obrigatório) . Sou formada há 12 anos e meio.

· Onde e quando você se formou? Quais disciplinas compõem o curriculum desse profissional?

Eu me formei em dezembro de 1986 na Universidade hoje chamada de UniAraras em Araras. As disciplinas envolvidas no curriculum do Biomédico são basicamente matérias voltadas à área de ciências médicas, dentre as que me lembro: Anatomia , Microbiologia, Histologia, Farmacologia, Biofísica, Bioestatística, Genética, Patologia e outras tão importantes quanto estas.

· Quais as funções do Biomédico em um laboratório?

No laboratório de Análises clínicas o Biomédico está encarregado de realizar os exames relacionados com o setor em que trabalha.

· Que tipo de análise você realiza?

No Laboratório Médico Dr. Maricondi trabalho há 10 anos e meio ,como responsável pelos setores de Microbiologia, Urinálises e Reprodução Humana, os exames que realizamos nestes setores são:

Microbiologia: exames com os quais podemos detectar os processos infecciosos, causados por fungos, bactérias e protozoários, em quaisquer amostras obtidas do paciente tais como urina, fezes, secreções etc...

Urinálises: Exames de urina onde são estudados seus caracteres físicos e químicos.

Reprodução Humana: Exames do esperma para estudar a infertilidade masculina e capacitação espermática com finalidade Biomedicina.docde Inseminação Homóloga.

· O campo de trabalho é bastante vasto para esse profissional?

Sim, podemos atuar tanto na área de Análises Clínicas, quanto em Citopatologia, e mesmo seguir carreira universitária lecionando em universidades.

· No Brasil, é fácil ser Biomédico?

No Brasil atual qualquer profissional encontrará dificuldades que não dizem respeito à sua formação especificamente, mas ao momento em que o próprio país está vivendo. Como temos diversas faculdades de Biomedicina o número de profissionais no mercado é muito grande. Vencem os que conseguem se destacar.

· Essa profissão é reconhecida em nosso país?

Tivemos momentos no passado em que houve risco para essa profissão, mas atualmente ela está reconhecida.

· Qual o conselho de profissionais esta profissão está ligada?

Somos filiados ao Conselho Federal de Biomedicina.

· Você sente-se realizada profissionalmente?

Pessoalmente me considero um profissional de sorte pois apenas após dois anos de formada fui contratada pelo Lab. Maricondi onde o profissional é valorizado em todos os sentidos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Congratulations on having 1 of the most sophisticated blogs Ive arrive throughout in some time! Its just incredible how much you can take away from a little something simply because of how visually beautiful its. Youve put collectively a great blog space great graphics, videos, layout. This is unquestionably a must-see blog!
Vimax

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...