Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, setembro 28, 2011

GRANDE CARAJÁS: PROJETO DA DESTRUIÇÃO

Professor e geólogo Orlando Valverde


GRANDE CARAJÁS: PLANEJAMENTO DA DESTRUIÇÃO é um livro corajoso, fruto de um admirável trabalho de campo e de anos de pesquisa, que se impõe como o mais completo estudo sobre os graves acontecimentos e impactos ecológicos e econômico-sociais relativos à área de influência da famosa Estrada de Ferro (aliás, tristemente famosa) Carajás – São Luis. Esta compreende uma região de complexa significação geopolítica, de enorme importância estratégica, a qual se estende do Sul do Pará ao Norte do Maranhão.

Esta obra revela, a cada passo, o compromisso do Autor – um geógrafo permanentemente a serviço de seu país – em recorrer às luzes das modernas ciências geográficas para identificar um quadro dramático de uma violenta exploração econômico-social, que se vem radicalizando e tem sido legitimada pelo pensamento tecnoburocrático.

O Professor Orlando Valverde procura responder a questões fundamentais de modo a convertê-las em propostas iniciais de solução. Para onde está sendo dirigido o minério de Carajás? Em que bases geográficas, ecológicas e econômicas estão sendo planejados os novos centros industriais, do Sul do Pará e metade ocidental do Maranhão?

Qual os custos sociais, ecológicos e bióticos dos projetos em andamento? Quais as possibilidades de racionalizar os procedimentos e corrigir as intenções iniciais dos que apenas visam ao lucro e ao sucesso empresarial? Como evitar o uso abusivo, indiscriminado e extensivo da floresta amazônica, pela opção ecologicamente suicida de utilização do carvão vegetal para as usinas de ferro gusa? Como atenuar os efeitos de um transporte assimétrico de minérios, ao longo da ferrovia de Carajás? Quais as possibilidades para uma organização correta dos espaços agrários na faixa Carajás-São Luis? Grande Carajás: Planejamento da Destruição.

Um Livro-Denúncia que enfeixa um sem-número de importantes e oportunas reflexões críticas sobre os acontecimentos e impactos ecológicos e econômico-sociais relativos à área de influência da Estrada de Ferro Carajás – São Luis. Uma análise, apoiada na moderna ciência geográfica, do processo de origem inicial de toda uma nova região industrial, de base minero-metalúrgica, situada em uma das margens da Amazônia brasileira.

“Ao invés de permanecer em uma atitude crítica, exclusiva e intransigente, (Orlando Valverde) ultrapassou a barreira da denúncia de uma situação, realizando um trabalho de ordem revisionista, num correto esforço para encontrar soluções válidas para uma questão nuclear do processo de relações entre industrialização e integridade física, ecológica, biótica e social do território para o qual ela está sendo projetada”. (Aziz Nacib Ab`Saber).

Orlando Valverde, professor da UFRJ, é um dos pioneiros da moderna Geografia brasileira, filiados ao IBGE, que promoveram uma verdadeira reforma de compreensão científica dos problemas e métodos de nossas ciências geográficas, inaugurando um estilo de pesquisas de campo mais efetivamente amarrado ao conhecimento das realidades regionais do país.

O Autor tem-se destacado por inúmeros cursos, comunicações congressuais e conferências realizados dentro e fora do Brasil. Entre outros trabalhos é possível assinalar o estudo clássico, desenvolvido com Catharina Vergolino Dias, sobre a Rodovia Belém-Brasília, e o livro recente em co-autoria do Professor Tácito Lívio Reis de Freitas,
O Problema
Florestal da Amazônia Brasileira.

Este blog irá publicar na íntegra o que o geólogo Orlando Valverde, previu sobre a destruição da Amazônia começando pelo Pará, pela então Companhia Vale do Rio Doce, hoje Vale. Quem desejar confirmar in loco tudo que o autor desse livro nos revela, é só fazer uma visita a Parauapebas no estado do Pará. É de estarrecer o que está acontecendo em toda a região onde a Vale explora os minérios aqui no Pará. A herança que irá ficar para nossos filhos e netos, é só degradação da natureza e o meio ambiente. Até o clima na região mudou de uma forma radical.

Valter Desiderio Barreto - Jornalista e escritor.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...