Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, setembro 15, 2011

Saiba quem é o novo ministro do Turismo

Apadrinhado de Sarney, Gastão Vieira (PMDB-MA) está no quinto mandato como deputado

gastão vieira

Gastão Vieira já foi secretário da governadora Roseana Sarney (MA)


No quinto mandato como deputado federal, o advogado e mestre em direito Gastão Vieira (MA), de 65 anos, foi a escolha do PMDB para ocupar a vaga deixada por Pedro Novais no Ministério do Turismo. Novais pediu demissão após denúncias de irregularidades.


Kotscho: Como Novais chegou a ser ministro?

Vieira (MA) é apadrinhado do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A disputa pelo cargo foi acirrada entre as facções da legenda. Dilma exigia que a escolha fosse “segura”, livrando o governo em novas denúncias de corrupção. Deixou claro que queria “um ministro que fique”.

O novo titular do Turismo é descrito pelos parlamentares como discreto e distante das articulações de bastidores e políticas. Gastão Vieira preferiu se engajar em negociações relativas à educação, cultura e seguridade social.

O peemedebista tem trajetória na área da educação e se dedicou, em geral, a assuntos regionais. Por duas vezes, Gastão Vieira se licenciou para assumir as secretarias estaduais de Educação e Planejamento, no Maranhão. Na última ocasião em que se licenciou, em 2009, foi secretário durante a gestão da governadora do Maranhão, Roseana Sarney.

Apontado como simpático e de temperamento fácil, Gastão Vieira transita com facilidade entre os colegas no Congresso Nacional.


Desde que começou na política, nos anos 80, Gastão Vieira se manteve a maior parte do tempo fiel ao PMDB, embora tenha passado rapidamente pelo PSC. Na Câmara, ele atuou nas negociações do Plano Nacional de Educação, nos debates sobre a proposta que definiu a proibição do uso de castigos corporais como método educativo e nas articulações para alterar a lei de seguridade social.

O novo ministro também participou de negociações no exterior sobre irrigação, combate às desigualdades sociais, atividades do terceiro setor e da 34ª Conferência Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) para a Educação, Ciência e Cultura.

Polêmicas

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, ao assumir a Secretaria de Planejamento maranhense, Vieira continuou a usar seu apartamento funcional na Câmara. Segundo ele, o uso tinha sido autorizado "em caráter excepcional". Ali viviam suas duas filhas.

Em entrevista ao programa CQC, da Band, Vieira se referiu ao próprio partido como “traíra”.

- No PMDB todo mundo manda, ninguém obedece e cada um fez o que quer.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...