Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, outubro 13, 2011

PARAUAPEBAS É A CIDADE DO BRASIL QUE NÃO RESPEITA O DIREITO DE IR VIR DOS DEFICIENTES FÍSICOS E DOS IDOSOS.

ESTA É CIDADE DE PARAUAPEBAS NO PARÁ

TODAS AS RUAS DA CIDADE SÃO ASSIM















Dia Nacional da Pessoa Portadora de Deficiência Física


11 de Outubro


A vida para uma pessoa portadora de deficiência física não é nada fácil. Se para pessoas sem qualquer problema físico, o dia-a-dia já é uma experiência estressante, imagine para quem depende de adaptações ou da ajuda de terceiros para se locomover. São muitos, aliás, os obstáculos enfrentados pelas pessoas portadoras de deficiências - de ordem social, política, econômica e cultural e não só os do cotidiano - distanciando-os bastante de conseguirem chegar ao ideal pretendido pelas Nações Unidas de "Participação Plena e Igualdade".


Isto porque o ponto crucial da questão estaria na relação entre o indivíduo e uma sociedade com padrões definidos, que alimenta a separação, ao tratar de forma inadequada os limites e as diferenças do outro. A anomalia se instala, quando não é dado um mínimo de condição às pessoas portadoras de deficiência de exercer o convívio em comunidade, incluindo aí aspectos fundamentais na vida de qualquer um, como educação, trabalho, habitação, segurança econômica, pessoal etc. Bom ressaltar que as pessoas portadoras de deficiência reivindicam a eliminação dos impedimentos a uma vida normal - o simples ir e vir, por exemplo - da mesma maneira que não esperam nenhum tipo de paternalismo ou piedade.


Esta via de conduta, inclusive, seria para eles algo ruim, uma vez que enfatiza o preconceito e estimula a exclusão, ao invés de inseri-los no meio social. Acabam sendo tratados, assim, como um problema e não como cidadãos que possuem seu potencial criativo ou de produção. Dia 11 de outubro, as pessoas portadoras de deficiência física só desejam uma coisa de nós, sociedade: oportunidades e tratamento iguais.


Já andou pelas ruas da cidade? Percebeu que algumas calçadas são elevadas e que há pouquíssimas rampas de acesso a lugares mais altos? Que os motoristas no trânsito costumam ser estressados e o pedestre pouco respeitado? Ele, também, impaciente, nervosinho? E que em vias de maior velocidade e poucos sinais, existe uma ou outra passarela para facilitar a travessia? E os banheiros públicos perceberam o aperto? Tamanho de elevadores - da maioria, pelo menos - tem cabimento?


Agora, passe isso tudo para uma pessoa portadora de deficiência e multiplique por três. Imaginou? Então. Pois é exatamente isto que você pensou o resultado da soma de obstáculos enfrentados por uma pessoa portadora de deficiência física na rotina do ir e vir. Ou seja, dá para notar que para uma pessoa com limitações físicas, a simples locomoção pelas ruas não é nem um pouco confortável.


Algumas cidades do país já demonstram sensibilidade nesse sentido, tomando providências para facilitar a vida dessas pessoas, mas são raras.


Em Parauapebas, o município mais rico em potencial do Brasil, por ostentar a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, tendo a Vale como a exploradora dos minérios extraídos na região e exportado para diversos países do mundo, onde também tem a Câmara de Vereadores mais cara do Brasil segundo denúncias em revistas da região e jornais, tendo o prefeito Darci José Lermen a frente da Prefeitura sendo acusado pelo ex-Presidente da Vale Roger Agnelo de desvio de mais de 700 Milhões de Reais, os deficientes físicos e idosos não têm o direito assegurado de "ir e vir" pela Constituição, na cidade, porque as ruas de Parauapebas não oferecem condições para os mesmos caminharem livremente qualquer hora do dia pelo fato da inexistência de passarelas ou passeios que os permitam transitar. Situação difícil até para pessoas que não têm os problemas inerentes da idade e dos deficientes físicos.


Os cadeirantes é quem sofrem mais, porque para se locomoverem pela cidade é um grande sacrifício, porque além do sistema de transporte ser o pior do mundo, os mesmo se recusam cumprir a lei do direito do passe livre para os idosos e deficientes físicos além dos ditos "transportes alternativos" que são vans, não terem extrutura para transportarem cadeirantes.


E o pior disso tudo, os veredores que têm a obrigação de corrigir esses abusos do Poder Executivo contra esse descaso contra o cidadão que paga seus impostos religiosamente, nunca se incomodaram com essa situação extrema porque passa toda a população de Parauapebas.


No último dia 11 do mês em curso se comemorou O Dia Nacional da Pessoa Portadora de Deficiência Física, infelizmente em Parauapebas o deficiente físico não teve o que comemorar, porque o seu direito mais sagrado lhe foi tirado que é o


Direito a Liberdade de Ir e Vir.

3 comentários:

Anônimo disse...

Quero dixar resgistrado aqui minha solidariedade aos portadores de deficiências físicas e aos idosos do do Brasil inteiro, principalmente os de Parauapebas, pelo descaso das autoridades governamentais gestores estaduais, municipais e até mesmo federal, que ignoram a situação dessa categoria de pessoas que estão condenadas a uma prisão perpétua por não terem a liberdade e o direito de se deslocarem para onde desejarem nas cidades aonde vivem. Não sei o que faz o Ministério Público, que não obriga esses gestores insensíveis a cumprirem o Código de Postura dos municípios que trata desse problema crucial em diversas cidades brasileiras, principalmente aqui em Parauapebas. É uma vergonha um município como Parauapebas que tenha uma renda mensal de mais de cinquenta milhões de reais, conhecida no mundo inteiro como município mais rico do Brasil porque é aqui que está instalada a segunda maior empresa de mineração do mundo que é a Vale, mostrar para o mundo inteiro através dessas fotos a situação de descaso para com os deficientes e idosos do município a impossibilidade dos mesmos não terem a liberdade de poderem sair de suas casas se quer para passear.O pior ainda é que nem o dublê de prefeito Darci, nem os ditos "representantes" do povo que são os inoperantes vereadores que ganham mais de cem mil reais por mês, e a própria Vale se incomodam com essa situação. Mas a próxima eleição está vindo aí, e eles voltarão as nossas portas para nos pedir votos. Já estamos com a nossa língua afiada para dar a resposta a eles. Eles que nos aguardem.

Anônimo disse...

A empresa CONSTRULOC, cuja razão social é GOMIDES & GOMIDES tem como sócios o Sr. MANOEL GENIVALDO GOMIDES (cunhado do Roque) e ELIZABETE GOMIDES DOS SANTOS (esposa do Roque).

A empresa tem contrato milionário, R$ 1.750.000,00 (um milhão setecentos e cinquenta mil reais) com a prefeitura e com pastas que direta ou indiretamente estão relacionadas com a Secretaria de Urbanismo, da qual o Sr. ROQUE é titular.


Essa descoberta levanta uma suspeita generalizada sobre o prefeito e seus secretários, pois há algum tempo atrás o seu atual Secretário de Finanças, HERNANDES MARGALHO, tentou doar um terreno avaliado em milhões para uma clínica de hemodiálise, cuja sua própria esposa era uma das sócias, tentativa abortada pelo vereador WANTERLOR BANDEIRA e pelo vereador ÁTILA, na época "personas non grata" no governo do Darci e depois, ambos, derrotados nas eleições de 2008.

fonte: http://soldocarajas.blogspot.com/

Anônimo disse...

MAS ISTO É UM VERDADEIRO DESAFORO!!! PODE-SE MORARA AÍ?

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...