Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, fevereiro 04, 2012

Alexandre Garcia: ‘Parlamentares deixam seus eleitores de lado’


Comentarista fala sobre o troca-troca de ministros. Aguinaldo Ribeiro assume o Ministério das Cidades, no lugar de Mário Negromonte.

O deputado Mário Negromonte saiu do Ministério das Cidades, mas o PP fica. O ministério parece ser da liderança do PP. Se a gente, como eleitor, parar para pensar, vai achar que é muito estranha essa mistura de poderes em que deputados e senadores abrem mão do mandato legislativo que os eleitores lhes deram para se tornarem ajudantes demissíveis do chefe de outro poder.

Não custa lembrar: na maior democracia do mundo, quando aceitou o convite do presidente Barack Obama para ser sua auxiliar na Secretaria de Estado, a senadora Hillary Clinton renunciou ao mandato, porque um membro do Senado não pode se subordinar ao presidente da República.

Como mandatários, deputados e senadores não têm chefe; tem mandantes, que são seus eleitores. Já ministros têm chefe a que têm de obedecer sob pena de serem demitidos na hora. Neste momento, o Poder Executivo brasileiro tem a seu serviço três senadores e dez deputados federais – e já teve mais. É o Legislativo descendo de suas prerrogativas, de suas imunidades e de seus poderes para servir ao Executivo.

O novo ministro era líder do seu partido, assim como Negromonte o foi. Os dois trocaram a liderança de um partido político pela subordinação ao chefe do Executivo. E o que é pior: parlamentares deixam de lado seus eleitores, que lhes deram mandato para fazer leis, para fiscalizar, criticar ou apoiar o governo.

O novo ministro deixa de lado a vontade de 86,4 mil eleitores da Paraíba. É muito estranho, e só entende por que, ao lembrar as razões das quedas de sete ministros, que levam a pensar que talvez não seja apenas o Legislativo servindo o Executivo, mas partidos se servindo.

Enfim, a Constituição, que misturou os dois sistemas de governo – parlamentar e presidencial –, diz que não perde o mandato o deputado ou senador que virar ministro. Assim o eleitor, que é a origem do mandato, que procure entender.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...