Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, fevereiro 26, 2012

MUSEU DA MENTIRA SERÁ CRIADO EM PARAUAPEBAS

Um certo jornal de Parauapebas, cidade do Pará, nascido no ventre da corrupção na sua primeira administração na década de 80, tendo a frente o então prefeito Faisal Salmen, de nome “Jornal de Parauapebas” de propriedade do cidadão ex-fotógrafo José Alves Bento, conhecido popularmente por “Zinho” que prestava serviços àquela administração registrando através de fotos as ações de governo municipal sob o comando do então alcaide Faisal, publicou em seu jornal na edição de 15 a 29 de fevereiro do ano em curso, uma matéria sob o título: “MUSEU VOLTA TRAZENDO RESGATES IMPORTANTES”.

Não vou perder meu tempo em transcrever a matéria inteira porque nosso interesse no momento, é desmentir uma afirmação que o “jornalista” despreparado faz em relação a um tal “museu” que estaria ressurgindo das cinzas.

Vejamos na transcrição de parte da matéria o que diz o "pseudo historiador".

"Ressurgindo das cinzas".

O Museu de Parauapebas pode ser considerado a “fênix” ressurgindo das cinzas, pois a criação do mesmo vem desde o início quando a cidade foi criada.

No Governo do então prefeito Chico das Cortinas, o professor Ramos apoiado por outros segmentos chegou a instalar na cidade a Casa da Cultura (onde hoje funciona a SEMAS) e no seu interior foram colocados diversas peças e obras de suma importância e que registravam parte de nossa história.

Documentos, fotos e centenas de materiais faziam parte de um acervo que já era considerado muito valioso. No entanto tudo isto desapareceu durante a transição política de um mandato para outro...”.

Não vou continuar o texto porque o que se segue é uma tentativa de defender a pessoa da ex-prefeita Bel Mesquita, responsável pela destruição da primeira Casa da Cultura que foi criada em Parauapebas, por duas pessoas que se empenharam na administração do então prefeito FRANCISCO ALVES DE SOUSA, conhecido popularmente por “CHICO DAS CORTINAS”, que esse moço que se diz jornalista e muitos outros que tentam de todas as formas excluir do processo de desenvolvimento de Parauapebas, pessoas que contribuíram com o progresso da cidade dentro de suas habilidades profissionais e culturais, apenas por inveja e por dor de cotovelo por não terem nenhuma qualificação profissional de destaque que os coloquem como “estrelas” na vanguarda da criação do município mais rico em potencial de do Brasil.

As duas pessoas que criaram a CASA DA CULTURA de Parauapebas, foram o maior Artista Plástico que já passou por Parauapebas SOUSA LÔBO e o Escritor VALTER DESIDERIO BARRETO. O ex-prefeito “Chico das Cortinas” ainda reside na cidade de Parauapebas e pode confirmar o que estamos dizendo.

Qualquer dúvida é só nos procurar que temos documentos e fotos que desmentem a história mentirosa contada pelo JP-Jornal de Parauapebas. Não fica muito bem um museu de uma cidade ser construído sob a égide da mentira.

Um comentário:

PROFESSORA FELIZ disse...

Boa noite meu querido Professor Valter! Tenho a grande honra de ainda lhe chamar professor, porque fui privilegiada em ser uma de suas alunas na década de 80 na Escola Estadual General de Iº e 2º Graus General Euclydes Figueirêdo, em Parauapebas, quando a mesma nem era emancipada; era somente um povoado denominado de Rio Verde. Hoje sou professora da rede de ensino municipal e estadual e sempre me lembro de suas aulas de filosofia, sociologia que o senhor ministrava na nossa turma do antigo Magistério. Um pensamento que o senhor sempre gostava de citar em sala de aula e eu o guardo comigo, pois não perdi a oportunidade de copiar em um dos meus cadernos é um que marcou muito a minha vida e procurei aplicar na minha carreira de educadora que diz assim: "SE QUEREIS TRANSPOR OS UMBRAIS DA IGNORÃNCIA, DEVEIS ASPIRAR O PÍNCARO DO CONHECIMENTO".
Foi esse pensamento de sua autoria professor, que me fez continuar meus estudos para aprender mais um pouco sobre a área profissional que escolhi para me dedicar a ela. Sou fã do seu blog, visito o mesmo toda semana, continuo aprendendo com suas matérias publicada e seus artigos inteligentes, como suas denúncias corajosas.Quero lhe parabenizar pelos seus 59 anos de existência completado ontem, dia 26, e desejar-lhe que essa data se prolongue por muitos e muitos anos com muita saúde e muita felicidade, porque o senhor é muito útil a sociedade como um homem íntegro, competente, inteligente e muito nobre. Pessoa como o senhor no mundo professor, é muito raro ser encontrado, é como uma pérola rara que é encontrada perdida no fundo do oceano.Talvez seja por esse motivo que a maioria dos políticos de Parauapebas e algumas pessoas que jamais alcançará o seu nível intelectual, moral, cultural e até mesmo espiritual que tenta de todas as formas apagar a sua história como um dos mais importantes morador de Parauapebas.Tenho certeza que a maioria das pessoas que acompanham a sua tragetória aqui na cidade desde a década de 80, assim como eu, testemunhará em qualquer lugar e em qualquer época a sua grande contribuição e participação no desenvolvimento cultural, educacional e social no nosso município.Me sinto muito honrada repito, em ter sido sua aluna no passado, e vendo suas conquistas a cada dia como um grande intelectual como escritor, e artesão que desenvolveu uma técnica inédita no mundo de aproveitar caroços de açaí que são jogados fora todos os dias aqui na nossa cidade em peças de artes de grande utilidade para todos nós seres humanos, conforme matéria que assisti no programa da TV Liberal do Pará. "É do Pará" e na TV Record de Parauapebas. Continue sendo essa pessoa simples e humilde que o senhor sempre foi e é, Deus continue lhe abençoando e lhe protegendo dos invejosos e os malfetores, para que o senhor continue dividindo com todos nós que temos a oportunidade de lhe conhecer, o conhecimento e a sabedoria que lhe faz diferente das maioria dos seres humanos que habitam neste planeta chamado terra. Infelizmente não assinar meu nome aqui, para evitar represálias do nosso prefeito que caiu no descrédito da população de nossa cidade, mas com certeza vou lhe dar um abraço pessoalmente pela passagem de seu aniversário ainda esta semana.

Professora feliz, ex-aluna do professor Valter Barreto meu grande espelho e referência de vida.

Pioneira em Parauapebas - moradora do bairro Cidade Nova - Parauapebas - Pará.

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...