Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, março 26, 2012

Combate a corrupção depende da educação dos brasileiros

Especialistas estudam os efeitos da corrupção e dizem o que é preciso ser feito para evitá-la.

A reportagem do Fantástico mostrou um vasto repertório de falcatruas que podem ser praticadas entre empresas privadas e órgãos públicos.

Mas isso tem solução. O Fantástico conversou com especialistas que há anos estudam os efeitos da corrupção e como evitá-la. Você vai ver agora ideias que podem ajudar - e muito - a combater a corrupção.

Um professor da Universidade de são Paulo acha que a sociedade deve acompanhar as licitações de perto.

“A transmissão dos processos licitatórios via internet em tempo real, sem dúvida nenhuma facilitaria muito a constituição de provas. E essas provas são absolutamente necessárias para eventual punição e responsabilização dos agentes corruptos”, afirma Gustavo Justino de Oliveira.

Ele vai mais longe. “Há casos inclusive de propostas de que toda a qualquer pessoa que exerce cargo público tenha uma câmera no seu bureau, no seu escritório, na repartição. Um grande big brother da gestão pública brasileira”.

E como combater o superfaturamento?

Inaldo Soares é auditor e analista de finanças. Já viu de tudo no mundo da corrupção. Ele escreveu dois livros com sugestões que podem ajudar a impedir falcatruas.

“O Ministério do Planejamento deveria criar cadastro de compras, com preços compatíveis praticados no mercado e alterado em tempo real”, sugere.

Esse acerto prévio entre empresas também pode ser evitado se a inscrição delas for pela internet. Sem a necessidade de ir ao órgão público para pegar o edital.


“Tira pela internet. Pronto. Tira e ela vai. No dia da apresentação da documentação. Ela chega e apresenta. Então, ela não é conhecida, apareceu na hora”, diz o auditor.

Para os estudiosos, o combate a corrupção é muito difícil. E, para dar resultado, exige o esforço de cada cidadão.

“Enquanto nós brasileiros continuarmos oferecendo propina para o guarda, continuarmos querendo furar fila ou querendo que o nosso processo no serviço público passe a frente dos demais e a gente dá um presentinho, dá um agrado, a gente está contribuindo para que o nosso sistema seja um sistema corrupto. O cidadão não percebe, mas ele acaba pagando a conta da corrupção. Porque você vai a um serviço público, e ele não funciona. Ou então ele existe, mas não oferece a qualidade que você espera dele”, analisa o cientista político Ricardo caldas.

“Eu acho que o que tem que ser feito é começar a trabalhar desde a família, embasamento educacional” opina uma mulher de São Paulo.

“Tem que ter uma auditoria em cima de custos, em cima de compras. Acho que isso é um dos pontos principais”, diz um homem de Porto Alegre.


‘Tudo depende de uma coisa: fiscalização. Se tiver fiscalização, se tiver alguém pra fiscalizar, pra estar olhando, pra estar cuidando desses assuntos, com certeza vai dar tudo bem”, acredita um jovem de recife.

Um comentário:

Pr. José dos Santos disse...

ATO DE REPÚDIO,consernentes a alguns comentários inveríticos eleitoreiros postado no blog do Sr. Valter Desiderio Barreto.Tentando denegrir a imagem do nosso gestor Renan Lopes Souto bem como do nosso município Água Azul do Norte. Considerando que o atual gestor eleito por três mandatos através do voto legtimo dessa população, um povo herdeiro e consciente que esse gestor não caiu de paraquedas na vida pública desse municipio e nem assumiu a cadeira do poder executivo por acaso ou por obra inesperada, considerando que enquanto alguns gestores em seu último ano de mandato já paralisaram todas as aplicações em obras municipais ao contrário do nobre gestor que está construindo novas creches, novas escolas, realizando drenagens, pavimentação em ruas e avenidas, implantação de bueiros e pontes.Empenhando-se com todas as veras, ladeado por membros do poder legislativo que se preocupam com o bem-está e desenvolvimento desse municipio.Mas infelizmente o nosso gestor bem como o nosso municipio vem sendo alvo de vários atos de vandalismo tais como: a queima da nossa prefeitura e do destacamento policial, vários assassinatos de pessoas de vida pública vários, atos covardes e vergonhosos, não nos assusta mais um ato vergonhoso que ora intenta de forma eleitoreira denigrir a imagem do gestor supramencionado bem como nosso municipio por algumas pessoas que nem nome possuem. Fica aqui o nosso ato de repúdio."Catedral das Assembléias de Deus Ciadseta" Pr. José dos Santos Alves de Castro

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...