Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, março 01, 2012

Livros didáticos são encontrados abandonados na zona rural

Fotos: Valter Desidério




Dezenas de livros didáticos foram encontradas no último final de semana abandonadas e danificadas numa biblioteca localizada na sede do assentamento Carlos Fonseca, a 15 quilômetros do centro de Parauapebas. A denúncia foi feita à reportagem por Valter Desidério Barreto, que esteve no local, filmou e fotografou o cenário de destruição do material didático.

De acordo com o produtor rural José Neiva de Souza, presidente da Associação dos Agricultores do Assentamento Carlos Fonseca, a biblioteca pertencia à escola municipal 18 de Outubro e era administrada pela Associação dos Agricultores, mas nos últimos meses o espaço tinha sido cedido à Secretaria Municipal de Educação (Semed), que por sua vez não havia protegido e zelado do acervo educacional.

Num programa de televisão veiculado no estado na última terça-feira (28), José Neiva afirmou que ele já havia comunicado a situação de abandono e destruição dos livros na biblioteca, mas ninguém da repartição pública havia tomado providência para impedir o desperdício de dinheiro público.

Procurado pela reportagem, o secretário municipal de Educação, professor Raimundo Oliveira Neto, admitiu que o material didático é mesmo de responsabilidade da Prefeitura de Parauapebas. Ele explica que o imóvel, construído de madeira, estava trancado, à espera da inauguração da nova escola no assentamento, foi arrombado e os livros jogados ao chão, mas sem nenhum prejuízo para os estudantes da zona rural.

Com relação ao resto de alimento, como trigo e arroz, encontrado na despensa da biblioteca, denunciado como merenda escolar, o secretário esclarece que na lista de produtos adquiridos pelo poder público não existe trigo e nem arroz. “É possível que os alimentos encontrados da despensa pertençam a algum professor ou mesmo aluno, porque a prefeitura não compra esses produtos para a merenda escolar”, explica o secretário.

Raimundo Neto garantiu à reportagem que não houve nenhum extravio de livros e que todo o acervo já foi recolhido e transferido para o novo prédio da escola municipal 18 de Outubro, onde se encontra à disposição dos discentes do assentamento rural.
Postado por Waldyr Silva

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...